Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

RENÚNCIA OU DEPOSIÇÃO



Quero, inicialmente, agradecer e parabenizar o grupo de colegas que esteve hoje no SINTERGS para acompanhar a entrega de mais uma petição firmada por integrantes do Conselho Deliberativo (cópia abaixo da postagem). A altivez demonstrada nessa atitude extremamente positiva dos nossos colegas – em prol da nossa categoria –  deve servir de exemplo para todos os associados do SINTERGS, pois sem atitudes firmes e corajosas como essa, jamais resgataremos o sindicato que tivemos até 2007.
Espero que o nosso protesto (fotos) pedindo a renúncia imediata da atual diretoria do SINTERGS e mostrando-lhes cartões vermelhos seja seguido por colegas de todas as Secretarias de Estado, na Capital e no interior.
Quem ainda permanece inerte e acomodado perante as escandalosas (e comprovadas) violações estatutárias realizadas pela atual diretoria do SINTERGS, ajuda a manter nosso sindicato na situação em que está há quatro anos: no fundo do poço.
Não por acaso, mas por uma questão de proporcionalidade, junto com o SINTERGS pós-2007, bem lá no fundo do poço, estão os nossos salários. Somos mal remunerados porque somos mal representados.
A propósito, creio que a maioria dos leitores do blog já percebeu que, com o término da “ajuda externa”, ou seja, quando um associado deixou de criar  medidas emergenciais (GIC e Emenda ao PL 274) tentando livrar nossa categoria desse empobrecimento recorde, inédito, de responsabilidade do SINTERGS pós-2007, nada mais aconteceu naquele sindicato.  Há meses nosso sindicato permanece estacionário, cristalizado. Portanto, sem “ajuda externa”, resta apenas a gastança. Nada mais.
A flagrante incapacidade da atual diretoria de produzir alternativas factíveis, sérias, para recuperar nossa dignidade salarial já foi percebida não só pelos associados, mas pelo próprio governo.  A inépcia das “reivindicações” apresentadas pelo sindicato ao governo é vexatória (v.g. lista natalina com 23 itens).  A lista para o bom velhinho, assim como o boato dos “53% parcelados” são parte de uma cortina de fumaça para escamotear o fato de que eles estão perdidos e sem saber o que fazer.
Além disso, a criatura SINTERGS continua ignorando seus criadores.
A petição apresentada ao presidente do nosso (?) sindicato em 13/04/2011 (cópia na postagem anterior) não foi respondida, muito menos atendida.
Mesmo assim, aqueles signatários (e mais quatro), integrantes do Conselho Deliberativo, resolveram reiterar o pedido de convocação do Conselho para aplicação do previsto no artigo 51, alínea b,  do Estatuto do SINTERGS.
Como a diretoria do sindicato sabe que já perdeu seu mandato em 1º de janeiro de 2011, por conta da sonegação da Assembleia Ordinária de novembro de 2010, tentará procrastinar ao máximo a reunião do Conselho Deliberativo.
O artigo 55 do Estatuto do SINTERGS estabelece que:
ART.55 – As Assembléias Gerais Ordinárias, realizar-se-ão em março e novembro de cada ano e serão convocadas pela Diretoria do Sintergs através de edital, publicado em jornal de circulação estadual e afixado na sede, com antecedência de 5 (cinco) dias úteis, para deliberar sobre os seguintes assuntos:
a)  prestação de contas e balanço financeiro do exercício anterior e pauta de reivindicações da categoria na Assembléia de março;
b) previsão orçamentária para o exercício seguinte e aprovação do relatório de atividades sociais e plano de trabalho do Sindicato na Assembléia de novembro.

Por sua vez, o artigo 51 do mesmo estatuto assim dispõe:

“ART.51 – Os membros da Diretoria, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo, membros dos Núcleos Regionais e Setoriais e Representantes Municipais, perderão o seu mandato nos seguintes casos:
a)    dilapidação de má fé do patrimônio material e financeiro do Sindicato;
b)   desrespeito e violação do Estatuto social;
c)    ausência injustificada em três reuniões consecutivas de sua instância;
d)   aceitação ou solicitação de transferência que importe no afastamento do exercício do cargo.”

E o dever do Conselho Deliberativo de aplicar o previsto no artigo 51, b, advém de uma obrigação estatutária:

 ART.45 – Ao Conselho Deliberativo compete:
a)   ......................................................................................;
b)   cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, bem como as deliberações da categoria em todas as suas atividades;

Essa violação estatutária referente à Assembleia de novembro de 2010, por si só, já consagra a perda do mandato da atual diretoria do SINTERGS, pois, no primeiro minuto de 2011 restou consolidada a realização de uma única Assembleia Geral Ordinária em 2010, ou seja, um vício insanável.
Entretanto, essa é apenas uma das tantas violações estatutárias praticadas pela atual diretoria.
A contratação de diversas despesas extraordinárias sem autorização do Conselho Deliberativo (20 outdoors, mais um escritório de advocacia, por exemplo) também constituem violações estatutárias (artigo 45, alínea d) e têm como punição a perda do mandato  (artigo 51, alínea b).
Situação ainda pior é a da filiação do SINTERGS à CGTB – feita de forma totalmente irregular – que vai muito além de uma violação estatutária. É uma vergonhosa afronta, um desrespeito aos 5.500 associados do nosso sindicato, produzida em nome de interesses políticos pessoais de nossos representantes.
Vejam na cópia do regimento interno da CGTB-RS (abaixo da postagem) que o signatário daquele documento é o atual presidente do SINTERGS.  Ele assinou esse regimento em 21/08/2009, ou seja, treze dias depois de ter sido escolhido presidente da CGTB-RS (ata do congresso estadual da CGTB, cópia abaixo da postagem).
O artigo 5º, inciso IX, do Estatuto do SINTERGS assim determina:

ART.5 – São finalidades do SINTERGS:
.............................................................................................
IX – Filiar-se, mediante decisão de Assembléia Geral, e participar de atividades de organizações sindicais federativas, confederativas ou centrais sindicais;

Mesmo sem a devida autorização da nossa categoria em Assembleia Geral, o atual presidente do SINTERGS estabeleceu como sede da CGTB-RS a sede do SINTERGS, nosso patrimônio, mantido com a elevadíssima contribuição mensal suportada pelos associados.
Por todas essas tristes irregularidades, colegas, não há dúvida de que estamos vivendo um momento histórico. Nosso valoroso SINTERGS nunca viveu momento tão terrível quanto este.
Chegou a hora de os associados agirem. Colegas da Capital e do interior. Ativos e inativos. Todos, sem exceção.
Temos que exigir a imediata convocação do Conselho Deliberativo a fim de que, caso não haja renúncia coletiva da diretoria, seja imposta a deposição da mesma, com base no artigo 51, b, do Estatuto do SINTERGS.
É imperativo que todos telefonem diariamente para o SINTERGS, enviem e-mails ou se dirijam à sede do sindicato, para exigir a imediata convocação do Conselho Deliberativo.
A participação de todos é fundamental neste momento, pois a criatura SINTERGS já não respeita seus criadores.
Tenho certeza de que o Conselho Deliberativo imporá a deposição da atual diretoria com base no artigo 51, b, do Estatuto caso não haja renúncia. 
Nenhum integrante do Conselho (exceto a diretoria e o conselho fiscal) será conivente com as irregularidades já referidas, haja vista que, caso algum deles resolva condescender com as violações praticadas pela diretoria, tornar-se-á, também, um infrator, e responderá por isso perante o Ministério Público na denúncia que apresentamos, pois é dever do Conselho cumprir e fazer cumprir o estatuto (artigo 45, b).  Não se trata de decidir sobre, mas, apenas, de aplicar a penalidade estatutária prevista no artigo 51, b, do Estatuto, porquanto comprovadas as irregularidades em questão.
Vamos à luta, colegas.
Não podemos permitir que nosso Quadro, nossas carreiras, sejam destruídas por conta da incapacidade e dos interesses políticos pessoais de 11 pessoas. É hora de fazer uma depuração no SINTERGS e recolocar nosso sindicato a serviço dos associados.
Recomendo aos colegas do interior que se reúnam com seus representantes e exijam deles o apoio à iniciativa dos representantes setoriais da Capital.
Os representantes do interior (regionais) que quiserem fazer contato com os setoriais da Capital podem utilizar o e-mail do blog (tecnicos-cientificos@hotmail.com).
Boa luta colegas, e que cada um faça a sua parte pelo bem de todos nós.



43 comentários

  1. Colegas TCs:

    Permitam-me repetir a citação da frase do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, expoente da Escola de Frankfurt durante a República de Weimar, na Alemanha (1918-1933):
    "O que é - exatamente por ser o que é - não vai ficar tal como está!"
    Como intelectual orgânico, Brecht sempre esteve na vanguarda das lutas operárias e libertárias de seu tempo, denunciando o nazi-fascismo no período entreguerras. Ao prestar-lhe essa justa homenagem, faço um chamamento a todos(as) os(as) colegas que não perderam a capacidade de indignar-se diante de situações como essas que o BLOg vem denunciando à exaustão.

    Até agora, muitos colegas TCs vinham reclamando uma ação mais enérgica que pusesse fim aos desmandos da diretoria do Sintergs.
    Agora, é FUNDAMENTAL uma ampla mobilização política da categoria para respaldar a denúncia a ser apresentada ao Ministério Público. Do contrário, corremos o risco de ver o processo "dormir" numa gaveta qualquer.
    Se muitos ainda duvidavam da gravidade dessas denúncias - agora devidamente documentadas - não há mais desculpas para a passividade. A menos que alguém queira permanecer mais 2 anos na situação em que nos encontramos: sem perspectivas de melhoria nos planos de carreira, sem aumentos salariais significativos e, ainda por cima, pagando muito caro para manter uma estrutura sindical "ineficiente" (para dizer o mínimo, sem correr o risco desnecessário de ofender nossos digníssimos representantes e sofrer algum processo judicial).
    A acusação "mais pesada" deixo por conta do MP, que há de solicitar uma "devassa" nas contas de nossa entidade sindical.
    Para finalizar, lanço um apelo coletivo à diretoria do Sintergs: PEÇAM PRA SAIR! [poupem o Conselho Deliberativo da ingrata tarefa de destitui-los]

    Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu antropológico do RS.

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas.

    Infelizmente não pude estar presente na manifestação com os valorosos colegas , pois estava de férias . Fico muito contente com a manifestação desses corajosos TCs e com certeza quando for convocado para alguma luta , irei.

    ResponderExcluir
  3. TELEFONIA CELULAR-GASTOS/SINTERGS

    Colegas do BLOG, fiz um cálculo simples sobre os gastos com telefonia e procurei fazer um comparativo com os gastos realizados pela Polícia Civil que atua em todo o Rio Grande do Sul, 24 horas, e os do sindicato sob o comando dessa gestão.
    É estarrecedor! Compare:
    PC/RS 1.000 aparelhos celulares..................... R$30.000,00/mês. No ano R$360,000,00. Proporcionalmente
    no SINTERGS com "40 aparelhos celulares teria que dar: R$1.200,00/mês.No ano teria que chegar a R$14.400,00.
    Simples regra de três.

    R$120.000,00 no ano! O que é isso?! O valor apresentado nas contas rejeitadas equivale a "33.33%", ou seja 1/3 do valor gasto pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e que atua 24 horas o ano inteiro!
    20 Regionais e 11 Diretores do sindicato gastarem tudo isso?. Arredondei para 40 aparelhos.

    Em face disso,considero "totalmente inexplicável", por enquanto, o valor de R$120.000,00 em telefonia celular!!!
    Detalhe importante e que pode diminuir ainda mais o gasto: as Regionais tem um repasse mensal já para essas despesas.Pagávamos 1% sobre a letra A do TC quando era só para a sede. Depois da criação dos núcleos regionais foi realizada uma assembleia no Parobé,passando a mensalidade para 1,20% da letra A do Técnico-Científico. Essa despesa, portanto, com telefonia dos núcleos regionais "não se justifica"!
    Isso escancara outra coisa: não há isonomia quanto as mensalidades, pois lá no sindicato existem 07 matrizes, sendo o nosso básico inicial pequeno e defasado usado como o indexador da mensalidade para todos os sócios.

    VEJAM NA SEAPPA:

    Na Secretaria da Agricultura e Produção Animal-SEAPA existem quotas para despesas com celulares pelos diretores que detém aparelhos.O gasto mensal médio é de R$2.250,00 que no ano dá cerca de R$R$27.000,00. Essas quotas foram publicadas no DOE DE FEV/2011. No próximo comentário darei mais detalhes, inclusive de outras Secretarias de Estado.


    COMODATO DE CELULARES


    Os gastos com telefonia pelos sócios, em regime de comodato, não podem entrar nos "gastos da entidade". O valor dos aparelhos, que estão em comodato, tem seus valores lançados em folha de acordo com as informações do sindicato a SEFAZ. As faturas são guardadas por três meses na sede e destruídas após 03 meses. Essa é a mecânica,em tese, de como funciona o comodato.O sócio não é dono da linha e quem tem o direito de pedir as faturas atrasadas, para conferir, é o sindicato.
    Isso que não entrei "noutros itens" dos gastos...
    Assim sendo, as contas de outros exercícios estavam com o mesmo problema e foram aprovadas à moda antiga: projetar números, dar umas pinceladas,votar e encerrar a assembleia.

    Isso merece o seguinte: fooora gestão sindical! Quero uma gestão "independente e transparente!

    ResponderExcluir
  4. "noutros itens dos gastos...", segundo a postagem acima, também são muito preocupantes.

    Estou mandando emails aos colegas daqui de Rio Grande para participarmos através de pressão virtual desse movimento que, espero, venha a culminar com o final dessa triste história sindical.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos saber como ficam os recursos do SINTERGS em relação as contribuições financeiras já repassadas a CGTB desde agosto/2009 até a presente data, sem que os sócios soubessem.
    Nossas mensalidades constituir "patrimônio de uma entidade nacional" e sem aprovação de uma assembleia é dose!!! E o que ganhamos com isso? Nada!
    Quanto ao Conselho Deliberativo, esta gestão não o consulta mais, principalmente quando o assunto é gasto.Outra infração estatutária grave que só se concebe numa plena ditadura.

    ResponderExcluir
  6. Diretoria do SINTERGS, tenham um gesto de grandeza, pelo menos uma vez na vida, RENUNCIE!

    ResponderExcluir
  7. a única esperança da atual gestão do sintergs para continuar conduzindo (mal) nosso sindicato é a impunidade. nada senão a impunidade pode mantê-los nessa trajetória decadente do sintergs. tudo o que já foi mostrado no blog (e o que pudemos testemunhar nas assembleias) é mais do que suficiente para a destituição desse grupo cuja curta trajetória tem sido desastrosa. pelo que já vimos, esse grupo não tem as mínimas condições de tomar a atitude correta e digna de renunciar. os associados querem a renúncia, mas eles não respeitam os associados. dos associados querem apenas as mensalidades para gastar do jeito que bem entenderem. notem que mesmo depois de todas as provas de irregularidades, nenhum diretor renunciou. nenhum!!! todos são iguais e estão unidos, são partícipes nessas irregularidades. um protege o outro. temos que mostrar a essa gente que eles não estão lidando com idiotas, mas com servidores públicos que têm vergonha na cara. eles não vão renunciar, e isso é bom, porque o que que essa gente merece é ser mandada embora. cartão vermelho mesmo! sou solidário com os colegas e por isso digo: destituição já!!!

    ResponderExcluir
  8. Colega do Interior:

    Procure saber quem é o teu Diretor Regional e o deixe inteirado da grave situação em que se encontra o nosso sindicato em decorrência dos atropelos desta gestão, inclusive procurem dar o endereço aqui do BLOG para que eles acessem a verdade estampada e provada aqui e que lhes está sendo sonegada ou ocultada.
    o caso é de renúncia coletiva e Ministério Público. A renúncia , no meu entender, vai facilitar as coisas...,ou a deposição tornará as coisas mais difíceis.
    É uma questão de opção. O mal menor para uma "situação bem complicada". Colegas, uma renúncia coletiva, ou seja de todos que compõem esta Gestão, consttui medida que evitará "consequências muito mais amargas".

    ResponderExcluir
  9. SOBRE A AUDITORIA DE ADMISSÃO DOS NOVOS, REALIZADA PELO TCE-RS:

    Tive notícia de que a auditoria de admissão dos novos foi concluída - teria ocorrido a homologação, com ressalvas.

    Destacando-se que o julgamento do TCE-RS teria ocorrido sem qualquer participação da diretoria do SINTERGS - não houve a apresentação de uma folha sequer no sentido de defender a contratação dos novos.

    Daí, vê-se a importância que o associado tem para essa diretoria sindical...

    Alguém tem maiores informações sobre isso?

    O número de auditoria informado em posts anteriores não tem relação com a que trata da contratação dos novos.

    Seria necessário primeiramente descobrir qual o número correto...

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,
    diante de tudo que já presenciamos, alguém acha sinceramente que essa diretoria irá renunciar?
    Tenham certeza de que eles só deixarão o SINTERGS se forem devidamente depostos!!

    ResponderExcluir
  11. Esgotado, hoje, o prazo de reiteração para que seja convocado o Conselho Deliberativo.
    Penso que esta gestão,se nada for feito,mergulhará num voo cego e temerário.
    Sinceramente não gostaria dos desdobramentos disso, mas a sequencia de infrações e uma gastança reprovada em 2009 e 2010, teremos o Ministério Público/RS, com sua força tarefa,acompanhando uma rigorosa auditoria nos gastos do sindicato.
    Além do empobrecimento dos Técnicos-científicos, causado por este problema "caseiro", ainda teremos que acompanhar os trabalhos do MP e Judiciário, caso não renunciem!

    ResponderExcluir
  12. para uma diretoria que quer mudar o nome do nosso sindicato para descaracterizá-lo como dos técnicos-científicos, despersonalizá-lo, o desejo é de que que todos os TCs nomeados em 2010 fossem embora. no menino deus eles devem estar de luto pelo fato de que a denúncia anônima no TCE deu em nada. para eles, quanto menos técnicos-científicos melhor. por isso, também, precisamos empobrecer. quanto menor os salários dos TCs menos gente interessada em permanecer no nosso quadro. fora traidores!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ao colega anônimo acima que ressalta a auditoria do TCE.
    Há alguns meses, estivemos no TCE - eu, Márcio, Roberto e o Luciano - e conversamos com o Assessor do Da Camino, Roberto Ponci. Na ocasião, levamos material para análise e fomos informados que a questão era a lotação do pessoal, que estava com sérios problemas. Prometo que na segunda feira entrarei em contato com ele e buscarei respostas.

    Sintergs - Renúncia já!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. É renuncia já, ou deposição!!! Sem prejuizo da ação penal que a farta documentação comprova, e que o MP está analisando e decidirá. É um caminho sem volta. Será q esta gente nunca ouviu falar do "todo poderoso" Flavio Vaz Neto, por exemplo, que mandava no DETRAN, gritava com deputados, fazia e acontecia,etc? E onde está ele hoje? Teve a polpuda aposentadoria de procurador cassada, e aguarda o final do julgamento do processo em liberdade, mas vai acabar preso. Tem alguns elementos do SINTERGS que deveriam botar as "barbas de molho" pois coisa muito séria pode acontecer, uma aposentadoria pode ser cassada, provavelmente. Ou até coisa pior. E não vai ter desembargador ou deputado amigo pra ajudar. Nessa hora ninguém quer estar perto de quem vai para a guilhotina (e dizem que nem conhece). Há muito que ainda não foi revelado. Não foi por falta de aviso. Haverá choro e ranger de dentes. Quem brinca com fogo se quima, e a fogueira recém começou. Agora vamos até o fim! RENUNCIA JÁ!!!!
    Patricio/pc/ssp

    ResponderExcluir
  15. esse "renúncia já!" é um movimento que tem que percorrer todo o estado. vamos mostrar pra 11 o que milhares podem fazer!!! vão embora, traíras e pelegos!!!

    ResponderExcluir
  16. que oficiozinho ridículo que a ilha da fantasia mandou para a Secretária Stela. E mais uma vez nos fazem passar vergonha: "M.D. Secretária da Administração...". Eu não sei como essa gente passou num concurso. É "D.D." e não "M.D." (tratamento para os ilustríssimos e não para os excelentíssimos). Sao incompetentes em tudo. Fora analfas!

    ResponderExcluir
  17. Sei não,... desconfio que depois de tudo que foi dito e mostrado aqui, o Fred não está conseguindo mais dormir direito.
    /Anônimo

    ResponderExcluir
  18. ...o Fred é destemido e não viu tudo..."ainda". Coitado do guerreiro fugitivo,vai mudar até de cor.
    Por enquanto acho que devemos deixá-lo quieto até o momento do... "boom"!

    ResponderExcluir
  19. Fred vai ficar tristinho... mamãe vai tirar "férias compulsórias"...

    ResponderExcluir
  20. Peguei ele.Fala,Fred: uru, urupaco, paco paco, pe, pe, peleee..gos,...opa!!! Tenho que falar em português.Vou ficar triste? Sim, mas não falem mal de mim. Estou só de passagem aqui pelo Blog e "tenho medo de abrir o bico".Vocês sabem que tem muitas coisas que estão "ocultas" e gostaria de tagarelar para vocês,mas a mamãe tem medo, pois a coisa está preta! Fui...urupaco, paco ,paco,pe, pe, pelee..gos da ilha,...Chega Fred,...te manda!!!
    Ele volta noutra oportunidade para falar.O Fred vai ter que ser inquirido também!
    Petersen

    ResponderExcluir
  21. Convocar o Conselho Deliberativo nem pensar, o que o nosso "representante" gosta é de holofote.

    Vejam a matéria que está no site do SINTERGS, segundo a qual o nosso "líder sindical" apresentou brilhante manifestação no CDES:

    http://www.sintergs.com.br/noticias/217-pronunciamento_do_presidende_do_sintergs_no_cdes.html

    ResponderExcluir
  22. o discurso foi "tão importante" que pela foto a gente vê que ninguém está prestando atenção... kkkk. Um está coçando a cabeça (à esquerda) como quem diz "bah..." e os outros não estão nem aí para a verborréia vazia. fora pelegada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. ehehh é um discurso tão "importante" e ninguém presta atenção eeheh

    ResponderExcluir
  24. Vão embora, vendidos!!!7 de maio de 2011 às 16:23

    Discuro importante: "quero dizer a todos que consegui empobrecer os técnicos-científicos como ninguém. em minha gestão consegui realizar o plano 'projeto zero', que significa passar 4 anos sem apresentar nada aos governos. como resultado, tenho a maior rejeição da história do meu sindicato e por isso sou homenageado com um movimento chamado 'renúncia já!'. bati todos os recordes de descumprimento estatutário e sou bi-campeão (2010 e 2011) da reprovação de contas do meu sindicato. por isso estou discursando. é para fazer de conta que tenho algo a dizer e para disfarçar o medo que tenho de ser destituído - junto com meus 10 mandaletes - do cargo do qual não tenho capacidade para exercer.". Depois do discurso importante, nenhum aplauso, só alívio geral de quem não aguentava mais tanta baboseira.

    ResponderExcluir
  25. Quem é que escreve os textos do site do SINTERGS???

    Muito mal escrito.

    ResponderExcluir
  26. SOBRE A FOTO DO DISCURSO:

    Com o autor do "importante discurso", há 13 pessoas. Vejam o grande "interesse" despertado nos presentes:

    - quatro seguranças alheios a tudo;
    - duas conselheiras lendo uma revista;
    - um conselheiro dormindo;
    - dois conselheiros saindo da sala;
    - um conselheiro coçando a cabeça;
    - um conselheiro pensando na vida;
    - um conselheiro olhando para o discursante, com um semblante de indignação.

    essa é a grande participação...

    ResponderExcluir
  27. Após ler a notícia a respeito do "retumbante" discurso do presidente do Sintergs numa das reuniões do CDES - em que todas as qualidades de estilo foram desprezadas - fiquei com a impressão de que o sindicato está pagando inutilmente os serviços de um jornalista. Mesmo uma faculdade na modalidade "ensino a distância" não justificaria tamanha incompetência!
    Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

    ResponderExcluir
  28. Se é pra falar sobre a foto, não me chama a atenção tanto a imagem em si (embora eu concorde com o colega anônimo que "descreveu" brilhantemente a cena), mas o texto do SINTERGS, que evoca as qualidades e a preocupação em defender algo que, sabemos, não está sendo feito... ou seja, a defesa dos interesses dos sindicalizados.

    Do texto do site:
    "Com certeza a manifestação do presidente Cesar Pacheco Chagas foi importante para que houvesse o contra ponto ao governo, que conta com o apoio da classe enpresarial para fazer as mudanças na previdencia do servidor público, já que o regime existente e a quantidade de aposentados está obrigando o governo a usar o caixa único para complementar a folha de pagamento dos aposentados".

    Tirando de lado o "contra ponto" [sic] e o "enpresarial" [sic], pergunto o que de fato vem sendo feito para isso. Apenas lançar notas ou outdoors não é suficiente.
    _______________________________
    P.S.: E cadê a tal resposta do governo sobre as reivindicações que viria depois da Páscoa?

    ResponderExcluir
  29. O Governo enviou hoje o projeto de reajuste para os servidores da educação: 10,91%. Não é muito, mas já é um início.

    E onde estão as propostas do governo. Sinceramente acho que o SINTERGS deveria parar de colocar esse tipo de notícia... só cria expectativa.

    ResponderExcluir
  30. Continuo sem entender o motivo de não ter ação efetiva em relação a atual diretoria do Sintergs. Tantas denúncias não são suficientes para uma atitude com resultado prático?

    ResponderExcluir
  31. Além das irregularidades denunciadas pelo blog. Me angustia muito essa apatia, essa pacividade.
    Passados cinco meses de governo não temos sequer uma proposta por parte do governo!!! Apesar do discurso da secretária Stela no plenário. E para o sindicato está tudo bem!!!! Isso é inadmissível!!!

    ResponderExcluir
  32. A solução está na Justiça!!

    Vejam o seguinte precedente:

    (...) DESRESPEITO ÀS REGRAS DO ESTATUTO DA ENTIDADE. RESPONSABILIDADE CIVIL CONTRATUAL
    ...) 2. Se existe um conjunto de regras regulando a relação entre as partes, a responsabilidade decorrente de seu descumprimento é de natureza contratual (...).
    REsp 908288 / MT - STJ.

    É exatamente isto que está ocorrendo.

    Cabe, portanto, o ajuizamento de ação cível pelo descumprimento do estatuto do SINTERGS.

    ALGUÉM TEM UM PARENTE OU AMIGO ADVOGADO??

    ResponderExcluir
  33. eu fico pensando ... se o Collor foi derrubado pelo povo, por que nós, associados, não poderemos colocar essa diretoria a correr?
    Aliás, qdo o MP irá agir ? Ta complicado essa espera !

    ResponderExcluir
  34. Sobre a pergunta acima:

    "qdo o MP irá agir? Tá complicado essa espera!"

    Destaca-se que o andamento da representação no Ministério Público não será necessariamente rápida. Inicialmente, o Promotor irá solicitar manifestação da diretoria do SINTERGS. Após, irá analisá-la e, se for o caso, pedir novas diligências.

    Registre-se, ainda, que todas essas movimentações envolvem inúmeros procedimentos burocráticos, o que tornará mais demorada a conclusão da representação.

    Ou seja, se há pressa em "colocar essa diretoria a correr", não devemos ficar esperando pelo Ministério Público.

    ResponderExcluir
  35. presidente da fessergs tem a certeza de que nenhum dos seus representados será prejudicado com aumento de desconto previdenciário. ninguém da fessergs consegue ganhar mais do que o teto do inss. a fessergs empobrece tanto que até os técnicos-científicos em início de carreira estão "salvos" desses aumento. mais um ou dois governos e o nosso patrão da fessergs vai fazer com que todos os técnicos-científicos fiquem abaixo do teto do inss. por falar nisso, onde estão as listas que assinamos no dia da assembleia de prestação de contas para desfiliação da fessergs?? o fred comeu?? até o fim do governo tarso todo o quadro geral precisará de complementação para ganhar salário mínimo. viva a fessergs. viva a cgtb, e viva o fim dos técnicos-científicos. caso de polícia! renúncia já!

    ResponderExcluir
  36. Já que o Colega se manifestou em relação a FESSSERGS,informo-lhes que sequer para o Quadro-Geral tem projeto protocolado na Casa Civil.
    E é nessa entidade que persiste em se manter filiado o SINTERGS e contra a vontade dos sócios do SINTERGS, MESMO COM VÁRIOS PEDIDOS E ABAIXO ASSINADOS.
    Tínhamos a perspectiva da GIC. Foi rio abaixo...perdemos a oportunidade de ter um plano de carreira no Governo passado, mas o tempo foi desperdiçado com o tal do subsídio.O sonho do paraíso acabou quando todos começaram a ter quadros novos, reestruturação, vantagens das mais variadas e, para nós, o tempo tinha acabado.Uma reunião da FESSERGS com o governo e nós ficamos "detonados" com 6% parcelados.No site da FESSERGS, hoje, não tem NADA de projetos para o Quadro-Geral.
    Agora temos que resolver esse problema da CGTB, contas do SINTERGS,lutar para que não fiquemos mais pobres com o aumento da alíquota do IPE-Previdência e monitorar as negociações salarias no Piratini.
    Renúncia já da atual gestão do sindicato.
    Fora FESSERGS E CGTB!
    Acho que a tropa do "Seals" vão ter que agir contra essa "teia do submundo sindical" que está empobrecendo os servidores públicos.
    RENUNCIEM, ANTES QUE A COISA SE TORNE MAIS COMPLICADA!!!

    ResponderExcluir
  37. 11.05.11 - Inconstitucional o provimento de cargos sem concurso público O Órgão Especial do TJRS julgou parcialmente procedente a ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo procurador-geral de Justiça contra mais de uma centena de cargos em comissão criados por legislação municipal de Rio Grande. Com a decisão unânime, o Município terá o prazo de 90 dias depois da data em que a decisão transitar em julgado para se adaptar à decisão.

    A relação completa dos cargos que não podem ser providos sem concurso público constará da íntegra do acórdão. Dentre eles, inspetor de manutenção e conservação de Veículos, chefe do cerimonial e protocolo, secretário da Junta de Serviço Militar, 12 supervisores de Secretaria, supervisor do Gabinete do Prefeito, encarregado de escolas rurais, técnico de som, coordenador contábil, dois assessores técnicos da área de engenharia, dois assessores técnicos da área ambiental, gerente de comunicação e marketing, e cinco encarregados de expediente.

    O Tribunal considerou improcedente a ação em relação ao cargo de coordenador-geral da Unidade Gestora de Projetos - para o desembargador Carlos Rafael, o ocupante do cargo tem a função de coordenar a equipe que integrará a Unidade Gestora de Projetos, a qual está diretamente vinculada ao Gabinete do Prefeito Municipal e, portanto, diz respeito às diretrizes de políticas públicas, de ordem do Prefeito Municipal, evidenciando se tratar cargo de confiança deste. E não conheceu da ação em relação ao cargo de diretor-presidente da PREVIRG, entendendo que não se trata de cargo de confiança.

    O relator, desembargador Carlos Rafael dos Santos Júnior, lembrou que a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul prevê a possibilidade de criação de cargos de provimento em comissão apenas para atividades de direção, chefia ou assessoramento especificamente previsto na legislação. Observou ainda que a maioria dos cargos criados não se inserem nos cargos de chefia, direção e assessoramento. Outros cargos, não obstante contenham nomenclatura de ´coordenador´, ´assessor´, ´supervisor´, ´superintedente´, ´chefe´, e ´secretário´, não se inserem na exceção constitucional, seja porque muitos deles já contenham a expressão ´técnico´, o que denota se tratar e atribuições técnicas, seja em razão da própria lei que os criou nem sequer consignar as atribuições respectivas.

    O magistrado observou que a ausência das atribuições específicas, de cada cargo, na lei, por si só, já configura inconstitucionalidade, porquanto sendo exceção a criação de cargos em comissão, estes devem especificar as atribuições e funções atinentes a cada um. (ADI 70039795836)

    Fonte: TJRS

    E TEM MILHARES DE CCs NO ESTADO FAZENDO SERVIÇO DOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS E GANHANDO O DINHEIRO QUE SERIA SUFICIENTE PARA PAGAR A NOSSA GIC!!! VAMOS DENUNCIAR GALERA!!! TCE!!!

    ResponderExcluir
  38. vão logo embora e já vão tarde11 de maio de 2011 às 19:31

    começo a acreditar que as atitudes do sintergs são no sentido de destruir mesmo os técnicos-científicos. olhem só a postagem colocada no site do sindicato falando da secretária stela farias. chamam a secretária de "autoritária". que ótimo. vão fechar todas as portas do governo para a nossa categoria. é agredindo a secretária que vamos conseguir melhorias salariais??? só na cabeça daqueles inúteis do sindicato que não conseguem propor nada decente e ainda por cima queimam a nossa categoria com o governo. mais do que nunca também entrei nessa do renúncia já! é muita incompetência e muita vontade de acabar com os técnicos-científicos. xô, inúteis!

    ResponderExcluir
  39. Essa diretoria do SINTERGS não tem mais legitimidade.

    Não há qualquer possibilidade de obter aumento com esse pessoal nos "representando", simplesmente porque o governo não leva a sério esses "líderes" sindicais de quinta categoria.

    Já é dito por muitos que o governo não irá contribuir para a perpetuação dessa gente no SINTERGS, por isso, enquanto eles estiverem lá, não haverá qualquer proposta para os TCs.

    COLEGAS, A CONVOCAÇÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO É UM DIREITO DA CATEGORIA, E NÃO UMA DECISÃO DO PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  40. Com as sucessivas reprovações de contas,infrações estatutárias e desmandos desta gestão, devemos considerar, por esses e demais motivos,que eles estão "sem mandato" e ocupando a nossa sede. Todos devem sair, pois alem das infrações, os demais são coniventes com fatos graves e ocultados dos sócios.

    O CONSELHO DELIBERATIVO

    A tática deles é manter os Diretores do Interior incomunicáveis com os Representantes da Capital.
    Insto aos colegas que conhecerem os Diretores do Interior a fazerem contato para que não fiquem alheios as fatos relatados no BLOG.Essa é mais uma artimanha dessa gestão que quer contar com o "voto cego", a favor deles, dos Diretores do Interior!
    Mas nós temos o MP e o Judiciário!!!

    Fooora!!!

    ResponderExcluir
  41. Sabem por que existem comentários anônimos aqui no BLOG: é por que a coisa está tão preta para esta gestão por fatos do exercício de 2010 e por atitudes de beligerância, atuais, assumidas contra os sócios que "ousam" discordar do descumprimento sistemático do Estatuto,bem como quanto da gastança desproporcional,sem consulta ao Conselho Deliberativo,e fora da realidade.
    Os documentos postados no BLOG deixam dúvidas?

    ResponderExcluir
  42. Colegas, estão todos muitos centrados no SINTERGS com os descumprimentos do estatuto..., confesso que já estou me acostumando com o descaso deles, pois nada tem fim. Mas pergunto o que os colegas estão achando do descaso do Governo Tarso com a nossa categoria? Estão todos muito calmos, não vejo os colegas fazerem críticas, afinal nem digo os filiados ao PT, mas sim aqueles que tinham a esperança que este Governo fosse dar mais valor aos técnicos-científicos. Já estamos em meados de maio e nem se quer temos alguma resposta às nossas reivindicações, nenhuma esperança de melhoria salarial, somente mais perdas, com a majoração da alíquota previdenciária.Sinceramente espero, não do SINTERGS, mas de todos os técnicos-científicos, uma mobilização,uma reflexão de tudo que estamos passando com este "marasmo" total por parte do atual governo em relação aos servidores, principalmente aos técnicos-científicos que nem ao menos possuem um Plano de Carreira decente que seja cumprido.

    ResponderExcluir
  43. Greve não: OPERAÇÃO PADRÃO EM TODAS AS CATEGORIAS...VAMOS DAR UMA PARADINHA NAS COISAS!!!!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo