Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

EM BUSCA DA IGUALDADE


MESMA IMPORTÂNCIA, MESMA REMUNERAÇÃO: Deputada Stela Farias fez a gentileza de receber a Diretoria da ASTERS em seu gabinete. Sua ajuda tem sido de extrema importância para a nossa categoria. Começamos, com essa visita, uma série de encontros que visam à concessão de gratificações que igualem a remuneração de todos os técnico-científicos. A Deputada Stela registrou essa reunião em sua conta no facebook, com o seguinte destaque: “Recebendo representantes da Associação dos Técnico-Científicos do Estado em nosso gabinete. Entidade contribuiu fundamentalmente na reestruturação do Plano de Carreira da categoria. Foram muito competentes em dialogar com o Governo do Estado através do CODIPE.



 PROMOÇÕES: A ASTERS está acompanhando o processo de elaboração do 14º ato de promoções dos técnico-científicos. Temos como medida imprescindível a inclusão, nesse ato, da ascensão de colegas do Grau D para o E, haja vista a vigência da Lei 14.224/2013. O provimento dos cargos criados pela nova lei, especialmente nos Graus finais, é medida de extrema importância para corrigir os equívocos praticados por sucessivas Administrações (desde a criação do nosso Quadro) no que diz respeito à promoções dos técnico-científicos.

ASTERSTCS's  album on Photobucket


PRECATÓRIOS: O trabalho sério e competente do SINAPERS é motivo de orgulho para todos os servidores estaduais. Nossos colegas aposentados, que construíram a nossa história, estão realizando um trabalho exemplar que, sem dúvida, será a referência, o ponto de partida para a solução do problema que envolve os precatórios, transformado num vergonhoso calote institucionalizado. Parabéns à Diretoria e a todos (as) associados (as) do SINAPERS pelo excelente trabalho realizado



60% PARA A SEMA: O trabalho incansável da ASSEMA/RS resultou na vitória obtida e anunciada no dia 26/07. A partir de 1º/08 os servidores da SEMA receberão uma gratificação de 60%. Parabéns a todos os colegas da ASSEMA/RS, João Paulo, Rodrigo e todos os demais que contribuíram para essa grande conquista.


GICAP: Os associados da ASTERS têm descontos especiais nos cursos promovidos pela UNIASSELVI. Mais informações podem ser obtidas junto ao IERGS (Praça XV de Novembro, 16 - 4° andar - Edifício Phênix - Porto Alegre/RS. Telefone: (51) 3061.7040.



I – 60% PARA TODOS OS TÉCNICO-CIENTÍFICOS



A ASTERS tem como objetivo imediato fazer com que nosso quadro funcione, verdadeiramente, como um quadro.

É inconcebível a existência de quatro tipos de remuneração dentro de um mesmo quadro de servidores, e que parte dos nossos colegas seja discriminada de forma injustificável e inaceitável porquanto submetida à remuneração 60% menor que outros integrantes do Quadro dos Técnico-Científicos.

Nosso intuito é colocar, ainda neste Governo, um ponto final nessa discrepância histórica.

Quando da nossa reunião com a Deputada Stela Farias afirmamos que a pauta dos 60% para todos é fundamental para os técnico-científicos, pois será o fim de uma distorção que teve início na segunda metade da década de 80, e que até hoje nenhum Governo se propôs a resolver.

A ASTERS busca solucionar essas questões históricas pendentes (o drama das promoções e os 60% para todos) ainda neste Governo, a fim de que, no projeto salarial do período 2015-2018, possamos buscar um novo patamar salarial, sem estarmos amarrados ao passado, e, sim, olhando apenas para o futuro, o que inclui, também, a mudança de nome do nosso quadro e das nossas carreiras.




II – PARTICIPE DESTA LUTA



Associe-se à ASTERS e contribua com seu apoio nessa luta que visa à recuperação e ao engrandecimento da nossa categoria. Envie um e-mail para tecnicos-cientificos@hotmail.come receba a ficha de associação e informações sobre a ASTERS.

Por outro lado, para se livrar do sindicato da Saúde (sintergs) não é preciso ter o dissabor de ir até a sede daquela entidade.

 Os técnico-científicos da Capital podem se dirigir ao Tudo Fácil (três endereços: Avenida Borges de Medeiros, nº521; Rua Domingos Rubbo, 51 - Bairro Cristo Redentor; Rua Wenceslau Escobar, 2666 - Bairro Tristeza) e solicitar na Divisão de Pagamento de Pessoal da Secretaria da Fazenda o cancelamento imediato dos descontos de mensalidade do $INTERG$.

 O cancelamento leva menos de cinco minutos e é preciso levar apenas um documento de identidade.

 Para os colegas do interior do Estado, basta procurar a repartição fazendária existente em seu município e realizar o mesmo procedimento acima descrito.

 Localize o endereço do órgão fazendário em seu município CLICANDO AQUI

  Pratique um ato de solidariedade à nossa categoria e desfilie-se imediatamente do sintergs. É de suma importância para o futuro da nossa categoria a desfiliação de todos os técnico-científicos ainda ligados àquele sindicato.

  Não permita àquela entidade dominada pelos servidores da Saúde continuar sabotando os técnico-científicos como fizeram em todos os projetos endereçados à nossa categoria no Governo Tarso Genro.

Cada um de nós, técnico-científicos, deve zelar pelo bem do nosso quadro, e não mais permitir que as sanguessugas da Saúde continuem a governar o nosso destino, sempre em favor deles e em detrimento dos nossos interesses. 
Os Técnico-científicos devem ser representados por técnico-científicos. Diga adeus ao vampirismo praticado pelos chupins da Saúde, diga adeus ao sintergs.



16 comentários

  1. Luciano

    O tema é nobre mas...quais as reais perspectivas? O governo está inclinado a conceder os 60% para nós?
    Precisamos de esperança!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ASTERS! Lutando pela igualdade e união dos técnicos-científicos!

    ResponderExcluir
  3. ASTERS + governo = futuro melhor!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS novamente a ASTERS pela incansável luta pelos Técnicos-Científicos, agora especialmente em citar o trabalho da SINAPERS, quanto aos Precatórios. Já estava pensando em negociar o meu, assim que saísse o título. Todavia fui informada pelo prórpio Luciano que aguardasse mais um pouco, uma vez que o trabalho de cobrança, junto ao Governo está acontecendo, considerando-se que até a própria OAB está exigindo o pagamento dos Precatórios. Vou aguardar uma vez que negociando agora por valores muito inferiores propostos, ainda a diante teria que arcar com os impostos quando cobrado pelo Poder Público. Isso acho importante que os demais Técnicos fiquem sabendo e não se precipitem em negociar seus Precatórios, se há uma perspectiva de serem pagos. Abraços - Rosane Tramandaí

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela informação Rosane.

    ResponderExcluir
  6. Bela iniciativa da ASTERS, corrige injustificavel desigualdade existente dentro de uma mesma categoria(a dos TC), onde aguns ganham mais 60%, e outros não!
    abraços; \Boa Luta !

    ResponderExcluir
  7. Encontra-se em votação até amanha, dia 07/8, no site www.participa.rs.gov.br as prioridades para o orçamento 2013/2014. Que tal se o Governo incluir entre as prioridades a igualdade de vencimentos com a concessão dos 60% para todos os Técnico-Científicos??? Seria uma boa não???
    Vamos participar!!
    abç./ Patricio

    ResponderExcluir
  8. É louvável esta nova luta, desta vez em busca da igualdade dos 60%. É desmotivante perceber que o colega que trabalha muitas vezes na mesma Secretaria (caso da SARH) percebe 60% a mais só porque trabalha em um departamento que recebe tal gratificação. Vamos nos engajar nesta luta!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria da opinião da ASTERS sobre o caso dos fiscais agropecuários que trabalham nos finais de semana e horário noturno sem receber nem hora extra ou qualquer outro benefício pelas horas trabalhadas no período noturno. O percentual de 60% foi negociado com o governo como forma de compensar esse trabalho que não estava sendo remunerado. Se todos ganharem, qual será a motivação dos fiscais agropecuários de trabalhar no sábado às 4 da manhã num posto fiscal no fim do mundo sabendo que todos os colegas recebem o mesmo valor e que estão curtindo o fim de semana e que trabalham somente no "horário comercial"?

    ResponderExcluir
  10. Prezado (a) colega anônimo: em quaisquer assuntos relativos aos interesses específicos dos colegas da SEAPA, da SEMA e da SOP, a ASTERS tem o cuidado de não se manifestar sem antes se reportar às Associações criadas no âmbito daquelas Secretarias (AFAGRO, ASSEMA/RS e SEASOP, respectivamente). Isso porque a ASTERS mantém uma relação de absoluto respeito com essas coirmãs. Exemplo disso ocorreu quando da aceitação da proposta salarial do Governo, que resultou na Lei 14.224/2013. Convidamos, então, as três associações a garantirem conosco o que estava sendo oferecido. AFAGRO e ASSEMA/RS aceitaram conosco a proposta e assim ajudaram a assegurar a política salarial que está sendo implementada pelo Governo. Da mesma forma, se a ASTERS for convidada por uma das três coirmãs a contribuir em alguma demanda específica de seus associados, prontamente atenderemos ao pedido, pois a razão de existir da ASTERS é trabalhar em prol dos técnico-científicos, em quaisquer circunstâncias. Hoje estamos lutando pela igualdade de remuneração para todos os técnico-científicos porque entendemos que o objeto de nossa insatisfação – e me refiro à nossa categoria em geral – está no patamar de remuneração em que nos encontramos, ainda aquém daquele em que deveríamos estar, mesmo nos casos em que há percepção de gratificações de 60%. Imagine, então, o quão difícil é para os colegas que não recebem essas gratificações terem de conviver com uma desvantagem salarial de 60%. Por outro lado, os Fiscais Agropecuários têm conduzido suas demandas específicas com notável competência por intermédio da AFAGRO, e se a ASTERS, em qualquer momento, for convidada a contribuir de alguma maneira para a consecução de demanda dessa coirmã, atenderemos com prazer. Um forte abraço a todos (as) colegas da SEAPA.

    ResponderExcluir
  11. Colega Anônimo,
    Com todo respeito, vou discordar da sua opinião e principalmente do seu argumento. Parabenizo e apoio a atitude da ASTERS de buscar 60% para todos, aliás, sempre apoiei essa ideia. Quando todos receberem 60%, estaremos todos no mesmo nível, não é justo termos colegas tão mal remunerados dentro da mesma categoria, com a mesma formação, muitas vezes com as mesmas atribuições dos que ganham 60% e separados apenas por uma divisória. Acho que não devemos pensar de forma tão egoísta, que prejuízo vai nos trazer outros colegas ganharem a gratificação? NENHUM, pelo contrário, irá fortalecer a categoria e ainda nos dar a oportunidade de futuramente pedir relotação em qualquer Secretaria de nosso interesse. Acho que devemos pensar no coletivo, na categoria, afinal, “nenhum homem é uma ilha” e se quisermos ganhar um pouco mais individualmente, vamos fazer por merecer. Abraços.

    Joel Leal

    ResponderExcluir
  12. Informo que hoje já consegue ver pelo site da assembleia legislativa o PL 198/2013 que cria gratificação pros servidores do meio ambiente, que a ASTERS faça chegar a TODAS as secretarias onde estamos nós, valorosos TCs !!

    ResponderExcluir
  13. dica de cinema: o filme 'movidos pela ganância' tem um enredo muito interessante. duas quadrilhas disputam um negócio altamente lucrativo num enfrentamento em que vale tudo, coisas de que até deus duvida. neste filme a bandidagem age impunemente e o crime sempre compensa

    ResponderExcluir
  14. Ao colega Cinéfilo: Sabes a rua onde posso ver esse filme? pelo menos alguma localização, realmente me chamou atenção assistir essa história...

    ResponderExcluir
  15. Olá Luciano,

    Nesta última postagem foi dito, que a Asters acompanha o andamento da 14ª promoção dos Técnicos-Científicos.
    Gostaria de saber como esta o andamento desta demanda na SARH?

    Sou um dos que teve o nome publicado para promoção. Estava em 1º lugar e já contava com esta promoção que ainda não veio e não sei quando virá, por isso desejo saber o que de concreto a SARH esta fazendo e se falta muito para sair esta tão esperada promoção?

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo