Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

AGRADECIMENTO

Agradecemos profundamente a contribuição da renomada jornalista Beatriz Fagundes aos Técnicos-Científicos por ter atendido ao pedido do nosso blog e revelado à sociedade gaúcha (hoje, 22/01)  em sua coluna no jornal O Sul e em seu programa na Rádio Pampa, a questão da péssima remuneração dos médicos do Estado e, portanto, da nossa categoria.
Recomendamos a todos a leitura do artigo na edição de hoje (22/01) do jornal O Sul, ou pela internet, no endereço http://www.pampa.com.br/.
Beatriz Fagundes é destaque no jornalismo do Rio Grande do Sul não só por seu elevado talento e competência, mas também por sua seriedade e retidão.
Obrigado, Beatriz.

15 comentários

  1. Realmente, conseguir um espaço na coluna da Betriz Fagundes/OSUL é um privilegio, infelizmente para expor nossas mazelas. Esperamos que este desvelar tenha desdobramentos e a sociedade e principalmente governo possam a olhar os Tec.Cientificos com outros olhos, e seja o inicio de nossa tão sonhada valorização,com plano de carreira, salarios mais justos,reposição de inflação, etc. igual a recentemente conquistada pelo MP,PGE,Defensoria,Del.Pol.
    patricio salgueiro

    ResponderExcluir
  2. RICARDO.Colegas,comungo com a manifestação do Patrício e muito nos honra as manifestações da Beatriz Fagundes na Rádio Pampa AM, no dia 22/01/2010. Sua sensibilidade com a realidade da nossa penúria salarial também foi exposta, com muita propriedade, no JORNAL O SUL.Só quem sabe da nossa situação salarial e não se manifesta é o Governo do Estado.De outra parte, parabenizo o proprietário deste BLOG por sua eficiente busca de apoio para a nossa mais justa reivindicação:o resgate da nossa dignidade e importância do valor do nosso trabalho no Estado e para a sociedade gaúcha, destinatária de serviços essenciais prestado por profissionais de nível superior qualificados: Médicos, Veterinários, Engenheiros,entre tantos, com especialização, mestrado, doutorado.Não vejo razão para o Estado continuar ignorando a nossa situação por tanto tempo.Vocês arriscam alguma hipótese? Reitero,temos um plano de carreira "novinho", com novos básicos e acréscimo da letra "E", que, ou está no SINTERGS ou está parado em algum lugar, caso tenha sido protocolado.É necessário que vá para à Assembleia Legislativa com URGÊNCIA, URGENTÍSSIMA.Agora em 2010, podemos dizer que estamos abaixo do nível médio do Executivo Estadual.Isso é uma vergonha!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza,este Blog está no caminho certo e percebo, nitidamente, que está havendo desinteresse e uma pasmaceira do Sindicato, pois este se preocupa em mobilização com o Forum Social Mundial, evento importante, mas que passará e nós ficaremos aqui com as nossas mazelas. Aliás não estamos visualizando um movimento em prol do que estamos objetivando, que é o nosso Plano de Carreira.Vejam no site, não tem nada referente.Com curtíssimo espaço de tempo,pois estamos em ano eleitoral, o SINTERGS se preocupa com situações globais e sai do foco das questões pontuais da nossa categoria.Vejam se isso acontece com outras que conquistaram melhorias salariais em 2009 e 2010. Mas é só o SINTERGS mesmo!Deveria haver sintonia e participação, inclusive, de muitos diretores neste BLOG.Falta convergência de objetivos. Mas, se o objetivo do BLOG é a valorização dos Técnicos-Científicos,obrigatoriamente deveria haver harmonia entre o que é exposto no site do Sindicato e os constantes aqui.Infelizmente, não está acontecendo.

    ResponderExcluir
  4. Os tecnicos-cientificos deveriam se valorizar mais, e tambem atuarem mais,participarem mais das questõem que dizem respeito àa suas reivindicações, lamentavelmente o que vemos é uma apatia infrutifera. É preciso urgente um despertar, pois corremos sério risco de extinçao como muto bem foi exposto no comentario anterior.Esperamos que não seja tarde demais.
    Um abraço, TC-LPBS

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO COM A POSIÇÃO DO COLEGA ANÔNIMO, MAS É ISSO MESMO QUE ESTÁ ACONTECENDO: UMA VERDADEIRA APATIA DA ATUAL GESTÃO.AGORA, COMO SE NÃO BASTASSE O DESCASO DO GOVERNO EM RELAÇÃO AOS NOSSOS BÁSICOS VERGONHOSOS, TEMOS A INSENSIBILIDADE DA DIRETORIA DO SINTERGS, A QUAL ESTÁ VOLTADA PARA SI.HEIN,DIRETORIA DO SINTERGS,ACORDA!CADÊ A FORÇA MOTIVADORA DIRECIONADA PARA A SOLUÇÃO DA NOSSA PENÚRIA SALARIAL? NÓS "PODEMOS" CONSEGUIR ALGUMA COISA EM MEIO A TANTA ADVERSIDADE, MAS ESTÁ FALTANDO O "AGENTE MOTIVADOR" DE VOCÊS.SE QUISERMOS ALGUMA COISA, NESSE TEMPO CURTÍSSIMO, TEM QUE HAVER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO URGENTÍSSIMO.NA PACATISSE EM QUE SE ENCONTRA A ATUAL DIRETORIA, NÃO VAMOS CHEGAR A LUGAR ALGUM.SE ESTÃO A FAVOR DA NOSSA MELHORIA SALARIAL, NADA DE "SEPARATISMO".MANIFESTEM-SE!OS COLEGAS JÁ ESTÃO OBSERVANDO, COM MUITA PREOCUPAÇÃO, ESSA POSTURA DA ATUAL DIRETORIA, PRINCIPALMNTE POR QUE A MAIORIA DAS DEMAIS CARREIRAS JÁ CONSEGUIRAM SUAS MELHORIAS SALARIAIS. ESTAMOS CAMINHANDO PARA O FINAL DESTE DO GOVERNO E NADA.É AGORA, OU SABE-SE LÁ QUANDO. ACORDA DIRETORIA DO SINTERGS!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa horrível, a página do Sindicato está congelada desde o dia 21/01/2010 até agora. Não tem um Diretor lá? O que se denota disso? Uma séria dissociação dos interesses da Diretoria em relação aos pleitos dos sócios. Isso fica feio, pois aqui é uma coisa e lá( no Site)é outra. Parece que a Diretoria não está muito preocupada com reajuste de salários.Fica feio, também, por que este BLOG está tratando a questão da nossa valorização profissional, sendo visualizado com um olhar de seriedade com o nosso futuro. O que não se verifica no site.Isso é muito feio. Imaginem um Sindicato ficar paralizado com esses básicos esgualepados. Quem vai bancar os prejuízos dessa postura sindical? Nós, se vocês querem saber. E não estou tirando a omissão governamental.Talvez a Diretoria esteja discutindo o buraco na camada de ozônio, aquecimento global...Nós, podemos esperar, esperar, esperar...

    ResponderExcluir
  7. Parabenizo a Jornalista Beatriz Fagundes pela coluna no Jornal o Sul(22/01)sobre o caos na saúde e também sobre a situação dos médicos em nosso Estado.Finalmente temos notícias sobre os técnicos-científicos.
    Ótima a iniciativa do Luciano de criar o Blog. Concordo com as colocações feitas por alguns colegas nesse espaço.
    Questiono a CONDUTA da diretoria do SINTERGS. Além de viajar pelo interior do Estado, fazendo campanha política, o que está sendo feito a respeito do nosso plano de carreira e reposição da inflação? Qual a proposta apresentada ao Governo do Estado relacionada aos técnicos-cientificos?
    Dá impressão que a Diretoria do SINTERGS não pertence a nossa categoria, que não estão preocupados com a melhoria salarial e nem com a valorização profissional. Outra questão é quanto ao jornal do SINTERGS. Onde estão as notícias de interesse dos associados? Colagem de recortes de jornais??? Seria mais interessante abordar as negociações feitas junto ao Governo, Políticos e quem mais tiver condições de apresentar uma resposta positiva em prol de nossa categoria. Ou nada está sendo feito?

    ResponderExcluir
  8. Os Fazendários estão mobilizados desde o início de janeiro/2010 para que os projetos que estão na Assembleia legislativa sejam aprovados. Nós, pertencente a uma categoria de básicos de nível superior(?)indignos, continuamos esperando pelo SINTERGS uma ação positiva para colocar naquela Casa o nosso Projeto de plano de Carreira, o qual a saudosa Nadja pagou para o escritório do Dr.Buchabqui elaborar e que, posteriormente, foi aperfeiçoado.Nele constam novos básicos, nova letra "E" e vantagens remuneratórias através de cursos de aperfeiçoamento.O nosso grande problema é que , neste espaço curtíssimo, nós não temos "nada" para nós lá na Assembleia Legislativa.O site do Sindicato continua reproduzindo notícias e, até apresente data,nada de novo consta.Está parado. Parabéns pela mobilização, Fazendários!

    ResponderExcluir
  9. Existem dois dias no ano em que não se pode fazer nada: ontem e amanhã.Existem coisas, colegas, que dependem de uma atitude imediata, concreta, que dê resultados positivos.Muitos "hoje" a Diretoria do SINTERGS já deixou passar. Espera fazer amanhã,noutro amanhã e assim vai.Lembram do filme Titanic? O navio estava afundando e tinha um grupo que tentava ignorar essa possibildade, tocando seus violinos, cantando e, obviamente,afundaram.Qualquer semelhança com com a atual Diretoria é mera coincidência. Agora, temos menos de dois meses para conseguir fazer com que o Governo encaminhe o nosso Plano de Carreira ou, ao menos, a reposição das nossas perdas inflacionárias.

    ResponderExcluir
  10. 21/01/2010. Essa é a última publicação no site do SINTERGS.Por que será esse silêncio...MB

    ResponderExcluir
  11. PARTE 1 : COMO ERAM OS BÁSICOS DOS TÉCNICOS-CIENTÍCOS EM 1992? Considerando o gráfico das duas últimas postagens nesse blog, achei de vital importância "rememorar" para muitos colegas o tratamento salarial recebido pela nossa categoria num passado não muito distante. Analisando os anexos da lei Nº9.656, de 24/07/1992, pela qual foi implementada, parcialmente, a isonomia de vencimentos previstas nos artigos 46, parágrafos 5º e 135, da Constituição Estadual, os básicos ficaram assim distribuídos no anexo I: Oficiais da Brigada Militar e Delegados de Polícia de 1º Classe = CZ$616.030,00; Técnicos-Científicos, Classe A, CZ$616.030,00 (O MESMO!!) Agora observem: Coronel da Brigada Militar e Delegados de Polícia de 4º classe, CZ$724,741,00, e os Técnicos-científicos, CZ$724.741,00 na letra D. Ganhávamos os mesmos básicos dessas categorias de nível superior!!! Em menos de 18 anos, nossa defasagem foi aumentando e, para melhor entender, visualizem e meditem sobre o que representamos nos gráficos postados neste BLOG. Mas o que aconteceu? Muitas leis, em que não fomos contemplados, contribuiram para a atual situação. Vejam bem: no final do Governo Collares, a lei Nº10.311, de 19/12/1994, concedeu aos Delegados de Polícia três parcelas de 7,72%, totalizando, cumulativamente, 24.99%. Já o nível superior da Brigada Militar, recebeu três parcelas de 18,56%, cumulativamente, totalizando 66.66% ( acrescento a Lei noutro comentário). Isso tudo no final do Mandato do Governo Collares em 1994 e, nós, não recebemos nada!!! Chegou o Governo Britto e, na sua política salarial,tivemos estabelecidos nas leis 10.395/95 e 19.420/95 percentuais que, se tivessem sido cumpridos, nos dariam mais de 60%. Brito pagou para nós, naquela época, 15.20% e não cumpriu mais nada! O restante o Sindicato foi buscar no Judiciário, quase no final do mandato daquele Governo. Conseguimos 33.08% em meados de 2006 no STF. Esse percentual, SALIENTE-SE, é relativo à inflação anterior a 1994!

    ResponderExcluir
  12. PARTE 2 : COMO ERAM OS BÁSICOS DOS TÉCNICOS-CIENTÍCOS EM 1992? (...)Portanto, colegas, as categorias que estamos mencionando, já vinham com "todo gás" e, no decorrer do tempo, outros benefícios lhes foram concedidos. E, no atual Governo, ANALISEM BEM, ainda receberam, deliberadamente, do atual governo, percentuais de reajustes com a justificativa de que "não constavam nas leis Britto". Agora, pensem comigo: nós, Técnicos-Científicos, que constamos nessas Leis, tivemos que amargar quase 9 anos de trâmite processual! Quanta injustiça! A saudosa Presidente Nadja correu muito para conseguirmos esses 33.08%, vindo a morrer no trágico acidente da TAM, juntamente com O Diretor Luis F. Zacchini. Dito percentual, SEMPRE SALINTANDO,É RELATIVO À INFLAÇÃO ANTERIOR A 1994. Sinto-lhes dizer, colegas, dito percentual foi devorado pela inflação e hoje está "sepultado" no passado. Morto!!. Portanto,caros colegas, eis aqui, algumas pinceladas da nossa "decadência" salarial.Vocês querem saber quanto nós deveríamos ganhar para voltar, por um milagre, àquele patamar salarial de 1992 das carreiras aqui mencionadas? Para chegarmos ao nível de Delegado de polícia, o percentual deveria ser hoje de 177%, e no nível superior da Brigada, o percentual seria de 206,1%. Portando, colegas, o percentual pleiteado pelo SINTERGS ao atual Governo, relativo as nossas perdas inflacioárias de 44%, é modestíssimo e nos daria um básico de somente R$3.234,02, muitíssimo aquém do que deveríamos ganhar e voltar a nos igualar as carreiras constantes na Lei Nº9.656, de 24/07/1992. Leiam os anexos dessa Lei e meditem sobre a nossa situação. Vejam como estamos atualmente no atual gráfico. É por isso, colegas, que os 33.08% já foram "sepultados", "cremados", "carcinados". A saudosa Nadja, tanto nos conscientizava para que lutássemos para que a inflação não devorasse os 33.08% (da inflação anterior a 1994). Como desde 2006 não ganhamos mais "nada", justifica o "porquê" de estarmos ganhando menos que o 2ºGrau no próprio Executivo. Pode ficar pior? Pode!! Agora, se o Sindicato "correr", quem sabe conseguimos apenas "amenizar" um pouco as diferenças aqui expostas. Se os colegas têm algum acréscimo ao que escrevi, agradeço. De outra parte, quero deixar bem claro, que pelo ora exposto, qualquer tentativa do atual Governo para não atender os pleitos dos Técnicos-Científicos, já está totalmente "esvaziada". Não há argumento governamental que justifique tamanha indignidade. Última observação: não somos contra que outras categorias ganhem um salário razoável, mas conforme argumentamos e por que também somos de nível superior, queremos igualdade de tratamento. Não podemos ser discriminados todo esse tempo. E isso que não comparamos, legalmente, com outras categorias constantes no Gráfico do BLOG. Agora, colegas, é a nossa vez de nos manifestarmos.

    ResponderExcluir
  13. RETIFICAÇÃO E ACRÉSCIMO: A Lei que concedeu 66,66% ao nível superior da Brigada militar é a de nº10.312,de 19/12/1994. A que concedeu 24,99% aos Delegados de polícia é a Lei de nº10.311, de 19/12/94.Os valores dos básicos no final de carreira das categorias mencionadas, que também lá constamos, está no anexo 2.E onde se lê "carcinados", leia-se, na parte 2 "calcinados", referindo-me aos 33.08%.Na verdade, quero dizer que foram transformados pela inflação em pó, cinza!!

    ResponderExcluir
  14. 05/02/2010.Última matéria do SINTERGS publicada. Continua "parado"...

    ResponderExcluir
  15. LEI 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997, ARTIGO 73, INCISO VIII, TRATA DAS CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHAS ELEITORAIS. DIZ O INCISO: FAZER, NA CIRCUNSCRIÇÃO DO PLEITO, REVISÃO GERAL DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS "QUE EXCEDA" A RECOMPOSIÇÃO DA PERDA DE SEU PODER AQUISITIVO AO LONGO DA ELEIÇÃO A PARTIR DO INÍCIO DO PRAZO ESTABELECIDO NO ART.7º DESTA LEI ATÉ A POSSE DOS ELEITOS.GRIFEI ENTRE "ASPAS".TIREM SUAS CONCLUSÕES.NO MEU ENTENDER,NÃO PODE DAR "AUMENTO" ACIMA DA INFLAÇÃO QUANDO FOR REVISÃO GERAL.FONTE:TSE.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo