Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

PELO BEM DA CATEGORIA – RIO GRANDE



Quero prestar homenagem às colegas de Rio Grande que nesta semana entregaram à diretoria do SINTERGS um abaixo-assinado pedindo nossa desfiliação da FESSERGS.
É com atitudes como essas que vamos levar nossa categoria a viver dias melhores.
Vejam a alegria e a felicidade estampadas nos rostos dos colegas Júlio e Lucídio.  Tenho certeza de que ambos adoraram esse belíssimo exemplo, essa aula de participação e consciência das colegas de Rio Grande.
Parabéns Patrícia e demais colegas de Rio Grande.
Os técnicos-científicos de boa-fé agradecem e aplaudem esse gesto exemplar.

56 comentários

  1. Pessoal, a colega Christiane (na outra postagem) disse tudo neste trecho, que diz respeito à intervenção na ADI da GIC:

    "Recorrer ao judiciário demonstra término de negociação. É, ao meu ver, a solução para o governo: Já que recorreram, agora, esperem a resposta judicial!".

    No dia 28/02, eles irão nos ouvir: o recurso ao Judiciário somente deve ocorrer se for a vontade da CATEGORIA!

    ResponderExcluir
  2. SEGUNDA-FEIRA A SECRETARIA ESTARÁ REUNIDA COM O GOVERNADOR E CPERGS, PARA TRATAR DE ASSUNTOS REMUNERATÓRIOS. ( zero hora de quinta ou sexta feira) O PRESIDENTE SINTERGS DEMOROU DEMAIS,

    AGORA SEREMOS UMA CATEGORIA SECUNDÁRIA NA BUSCA DE MELHORIAS.

    IMAGINEM A FORÇA DO CPERGS, FIQUEM DE OLHO,POIS GARANTO QUE IRÃO MANIFESTAR INSATISFAÇÃO E CORREÇÃO DO PISO NACIONAL,

    O GOVERNO IRÁ ATENDER... E PARA NÓS NÃO HAVERÁ CAIXA.

    FIQUEM ATENTOS... DEMORAMOS DEMAIS.!!!!! GREVE JÁ!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. hoje eu tava lembrando no quanto eu tava feliz quando saí da gerdau pra ser funcionario publico do estado. Saí de la confiando na GIC, ja que o "meu" futuro sindicato na época anunciou a tal conquista. Eles nao só iludiram vcs meus amigos, q sao tcs ha longa data, a votarem neles. Eles prejudicaram a mim, a minha namorada, a minha filha, muita gente. Ta na hora de darmos o troco neles. Q Deus nos dê SABEDORIA e CORAGEM na segunda feira. Nao sejamos afoitos, vamos ter serenidade. Essa é a nossa chance, nao poderemos cometer erros. E se voce for expor alguma ideia, saiba q vc vai estar falando em nome de MUITAS pessoas. Q os LÍDERES e os COADJUVANTES saibam como agir, e acima de tudo, que os líderes NÃO PERCAM A OPORTUNIDADE. Estamos juntos, espero q saiamos vitorios. Conto com todos vcs. Eu vou estar la. Vai um dia para a posteridade.

    ResponderExcluir
  4. massa a foto, pena q ta desfocada... bjs !!

    segunda feira somos NÓÓÓÓÓSSSSSSSSSSSSSSS

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Colegas TCs:

    Ao recusar uma cadeira no "Conselhão do Governo", o CPERS mais uma vez acertou politicamente. Não confundiu os papéis, evitou o desgaste de uma "crise de identidade" e se manteve como entidade de proa no movimento sindical.
    RESULTADO: enquanto o Sintergs comete trapalhadas, traições e vilanias, perdendo precioso tempo em audiências que não resultaram em absolutamente nada, o CPERS estará reunindo-se com o secretário da Educação e o governador Tarso Genro nesta segunda-feira. Isso reflete o respeito que a entidade conquistou ao longo do tempo, em inúmeras mobilizações, enfrentamentos e movimentos grevistas. Não foi, certamente, apenas percorrendo os corredores da Assembleia Legislativa, implorando um pouquinho da atenção dos nobres deputados, torrando dinheiro em outdoors inúteis, fingindo bater na Yeda com "porretes de espuma" e outras covardias do gênero.
    Dia 28/02, teremos de responder a questões cruciais: Que sindicato queremos? De que sindicato precisamos? É aceitável pagar mensalidades exorbitantes e ver o dinheiro escorrer pelo ralo? Uma gestão que se nega a prestar contas merece alguma confiança e credibilidade?
    Não deixem de participar de nossa assembleia geral, às 14h, no auditório do colégio Parobé. Nosso sindicato necessita ser resgatado para o bem da categoria. Dia 28/02 poderemos dar início a um processo de "desinfestação", tantas vezes adiado.

    Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos Colegas de Rio Grande pelo empenho, bem como a participação dos colegas Lucídio e Júlio, Diretores do SINTERGS.
    Pena que a foto ficou tremida, mas a importância do registro é que conta.
    A desfiliação da FESSERGS tem predominado aqui no BLOG.
    Não há razão para nós esse vínculo, pois o SINTERGS tem uma forte identidade e capacidade de negociação de forma como vem fazendo até aqui (isso depois da tragédia dos 4+2 lineares).
    A GIC foi uma negociação originada de um sócio do Sindicato e não teve em nenhum momento a participação da FESSERGS. Nos atos que se sucederam após sua aprovação até aqui, foi mantida a independência do Sindicato.
    Depois da audiência trágica, em que o Presidente da FESSERGS com o Otomar Vivian, Chefe da casa Civil, bateu o martelo para os seus filiados pelos percentuais miseráveis de 6% parcelados, asseguro-lhes que a FESSERGS não faz "nenhum sentido" para nós.
    Frise-se que o SINTERGS é o único Sindicato de nível superior que permanece vinculado a FESSERGS, tendo hoje, praticamente como forte defensor disso o seu presidente, por causa do repasse do imposto sindical, que admite repassar aos sócios os valores. Então por que não admite a desfiliação?
    Tem algum "doidivano" que admite "doar" um dia de serviço no ano do seu trabalho para a FESSERGS? Creio que não!
    Retornando as participações aqui no BLOG dos Colegas do Interior, o que tem sido muito positivo é a penetração em várias regionais dos conteúdos aqui abordados.
    Parabéns ao BLOG e aos valorosos Colegas!

    ResponderExcluir
  7. Lu...q bom q temos você conosco. Estamos fazendo um churras aqui e falando sobre segunda. Estamos confiantes. Estamos mais unidos q nunca. Vai dar tudo certo. Bjs e abraços da galera! Nao podemos nos entregar para os homi

    ResponderExcluir
  8. Além da desfiliação da FESSERGS e do finado GIC, temos o MI1829, que sugiro seja debatido no BLOG.
    Muitos associados aguardam por uma definição que travou ou engavetou,não sei qual o termo correto.
    Como pressionar? Como podemos agir? Quem pode nos ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Amigos e Colegas Tecnico Cientificos,não poderei estar ai com vcs amanhã dia 28, NÃO ESQUEÇAM O MI 1829, pq dele dependem muitos colegas. Santa Rita de Cassia é Advogada das causas impossiveis e desesperadas, e é o nosso caso agora com a GIC e com o MI1829. Um abraço à todos.

    ResponderExcluir
  10. O que acontece hoje com os TCs me parece o retrato do nosso país: desvalorização dos profissionais de nível superior, desrespeito e quebra de valores fundamentais como ética e dignidade. Não conseguimos nada sem ser na dura batalha? Que incentivo temos para oferecer aos nossos filhos educação? É uma vida como a nossa que queremos dar prá eles? Oh Deus, tomara que os meninos tenham talento pra correr atrás de uma bola e as meninas, dieta já!

    ResponderExcluir
  11. Aos colegas que participaram da assembléia ! Façam um resumão dessa tarde!

    ResponderExcluir
  12. Luciano,
    qual a sua impressão sobre a assembleia desta tarde (28/02)?

    ResponderExcluir
  13. Concordo que há MUITA coisa errada no Sintergs, mas os companheiros deveriam ter ido na manifestação no Piratini hoje.

    Achei uma falta de respeito com a categoria. Reclame na assembléia, mas na hora da mobilização é hora de estar todo mundo junto.

    ResponderExcluir
  14. O SINTERGS proporcionou muita coisa ridícula na Assembléia desta tarde, alguma delas:


    -presença de seguranças, demonstrando temor de represália da oposição por já demonstrados atos de violência de um de seus diretores;
    -presença de pessoas estranhas na Assembléia que faziam coro com os diretores do SINTERGS não deixando o pessoal da oposição falar;
    -o presidente, na maior parte do tempo (só falou no final), foi omisso, dando holofote a diretor que já demonstrou não ser digno de suas atribuições;
    -o presidente mostrou-se totalmente perdido nas palavras, em determinado momento declarou que a GIC ou negociação salarial não poderia ir para o CODIPE, que não poderíamos ser jogados à vala-comum...e em outro momento (minutos depois) disse que o CODIPE era nossa esperança;
    - o SINTERGS falou muito em desunião da categoria, mas pelo contrário, nunca se esteve tão unido em busca de um objetivo, que é a valorização da categoria, o que não se pode é assistir passivamente o que as pessoas que hoje estão no Sindicato estão fazendo;
    -nosso líder pôs em votação a confecção de adesivos enquanto a confecção de outdoors só foi comunicada, por quê???

    Foi uma tremenda palhaçada!!!!

    ResponderExcluir
  15. SOBRE A ASSEMBLEIA GERAL - PARTE I

    O que vimos, hoje, na Assembleia Geral foi um festival de manipulações das mais grosseiras. Pessoas que estão inconformadas com o rumo que o sindicato vem tomando tiveram a palavra cerceada, não sem antes o presidente e seus asseclas manifestarem em alto e bom som que a discussão se daria num ambiente "democrático". Pergunto ao ingênuo "colega anônimo" se ele teve clareza do que estava realmente entrando em regime de votação.
    Só para citar um dos maiores absurdos: a "plateia" foi induzida a "ratificar" (?!) o pagamento de outdoors. A palavra correta é essa mesmo, já que isso deveria ter sido discutido e aprovado numa assembleia geral anterior. Arrisco-me a dizer, sem medo de errar, que poucos que lá estiveram sabem ao certo o custo de tamanha irresponsabilidade. Excluídos,naturalmente, os que contrataram - sabe-se lá a que preço - o "serviço". O problema é que essa despesa não figurará na prestação de contas prometida para o final de março, que tratará do exercício de 2010. Talvez só venhamos a descobrir o tamanho do rombo em 2012.
    Situações como essa refletem o quanto nossa categoria de "nível superior" é politicamente atrasada e se deixa manipular com tanta facilidade. O que seria impensável numa associação de moradores de vila ou numa assembleia de condomínio aconteceu na tarde de hoje em nossa entidade sindical.
    Desse jeito a coisa vai de mal a pior...

    Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

    ResponderExcluir
  16. SOBRE A ASSEMBLEIA GERAL - PARTE II

    Ainda respondendo ao ingênuo "colega anônimo":
    Posso até ser acusado de "desrespeitoso" com a categoria, mas me recuso a seguir o rebanho se estou convencido de que ele se dirige ao precipício.
    Ou alguém acredita seriamente que, de uma hora para outra, nossos intrépidos dirigentes resolveram radicalizar o tom de seus discursos e passaram a afrontar o governo. Isso até poderia surtir algum efeito se do outro lado existissem pessoas dispostas a acreditar em bravatas. No meio político e sindical todo mundo sabe quem é quem. Para nosso infortúnio, o governo reconhece claramente quem está falando em nome dos técnicos-científicos do RS.
    Além do que, achei meio ridículo caminhar até o Piratini e não ter muito o que dizer. "Exigimos a manutenção da GIC em bases inalteradas!" Alguém chegou a tanto?
    Muito provavelmente, a ruidosa manifestação resumiu-se em choradeira: "Queremos um mínimo de respeito com os profissionais de nível superior!"
    Seria diferente se a diretoria do sindicato, respaldada por decisão tomada pela categoria em assembléia geral, se apresentasse diante do Governo nestes termos: "Estamos trazendo ao conhecimento do Governo a nossa pauta de reivindicações, cujo principal item está contemplado no PL número tal, que reestrutura o nosso plano de carreira".
    Quando um sindicato como o CPERS mobiliza a categoria e "vai pra cima do governo" a negociação chega a algum resultado.
    O que estamos colhendo reflete bem o medo que inspiramos aos nossos interlocutores.

    Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

    ResponderExcluir
  17. Colegas, ainda não me recuperei da decepção que foi a assembleia do SINTERGS. Nunca tinha visto uma assembleia igual a essas, onde a Diretoria tenta intimidar os sócios, amordaçar o direito de livre expressão, mesmo que a pessoa vá lá na frente e diga uma meia dúzia de palavras, limitaram o tempo, deixaram para o final o anúncio de 20 outdoors, sem deliberação dessa despesa, o presidente estava esquivo, essa Diretoria já infringiu vários artigos do Estatuto e deveriam é esta bem longe já da sede do SINTERGS. Duas ENTIDADES enviaram pessoas que se misturaram aos sócios do sindicato e faziam coro de repúdio quando o assunto era FESSERGS e CGTB. Essas duas entidades estão tentando "blindar" o vínculo que elas mantêm com o SINTERGS. A CGTB sabe que a filiação não contou com a aprovação de uma assembleia geral. a FESSERGS sabe que não goza de empatia, mas de antipatia junto a maioria dos sócios do SINTERGS. A legitimidade da FESSERGS é só no papel, pois onde o seu presidente botar a cara numa assembleia geral a mesma fica inviabilizada na hora. As irregularidades não vem de vem de hoje. Vem sendo acompanhadas desde a eleição da chapa 1. Atenção: não é questão de ressentimento porque a chapa 2 perdeu. Mas já se vislumbrava irregularidades. Por exemplo: havia três lugares de votações em Porto Alegre. Pois nos três lugares as listas não batiam, eram diferentes. Um sócio não constava no CAFF, mas constava na sede do Sindicato ou no São Pedro. Os sócios parecem que eram escolhidos para ficarem fora das listas de votações. Descobriu-se, depois de retiradas as cédulas do Correio de Porto Alegre, a chegada de cerca de 75 cédulas de várias cidades da Serra e, a maioria, era para a chapa 2.Isso é só para registrar, pois não vai aqui nem um ressentimento, pois existem outras providências para colocar esse SINTERGS nos trilhos. As eleições passaram!! O que está em jogo agora é a sequencia de atos irregularidades cometidas, deliberadamente, com o aval da Diretoria, a fim de manter a qualquer custo a FESSERGS e a CGTB. UM AVISO: a filiação a CGTB não passou "sequer" pelo Conselho Deliberativo. No momento acontece o seguinte: o sindicato é um "marionete", comandado pela FESSERGS (é esta que manda no SINTERGS). A CGTB também dá suporte. Além disso, o SINTERGS "torrará" em 2011 cerca de R$2.050.000,00. Lá houve aumento substancial de receita. Para deleite de poucos e a custa de milhares de sócios com básicos incompatíveis. Será que o patrão Tarso vai gostar do seu conselheiro espalhar outdoors (cartazes) pela cidade? Mas a coisa agora, Colegas, partiu para a maior descaramento dos atos que eles pensam que vai fica impune. Ele e toda a Diretoria. Mas, de qualquer forma, esses outdoors "tinham que ser feitos", não é... Retornando ao assunto inicial, sobre os aspectos positivos e negativos, vou escrever com maior reflexão e menos estresse. Uma coisa é certa: teve mais aspectos negativos que positivos. Um dado positivo: agora não é um Luciano, mas são muitos lucianos, centenas, e que sabem da verdade da nossa instituição conspurcada pelo falta de escrúpulo. Nosso Estatuto só vale nas partes em que se beneficiam.

    ResponderExcluir
  18. A assembléia foi uma palhaçada!!!
    Nunca vi um presidente de sindicato tão omisso....
    O mais ridículo de tudo foi eles colocarem em votação os 20 "outdoors" quando estes já estavam confeccionados e na rua.
    Difícil de encontrar uma motivação, tendo que "aturar" esta gente!
    Nossos problemas começam em "casa", o SINTERGS está desmoralizado, desacreditado e mal comandado.

    ResponderExcluir
  19. Que gente "tosca" desta diretoria, CREDO!!!
    A pauta da assembléia era "negociação salarial com o governo" e nosso "diretor de política salarial nem se manifestou.....estava "dormindo na mesa"....um HORROR!!!!
    O próprio presidente do sindicato foi uma "sombra apagada" durante toda a assembléia, a qual foi conduzida pelo "secretário" do sindicato, uma gente completamente PERDIDA!!!!
    Sai da assembléia mais desanimada e desestimulada do que nunca....esta diretoria está sem rumo e não apresenta nada de concreto pra categoria, mais uma vez só ENROLAÇÂO.

    ResponderExcluir
  20. Pessoal,

    não há outra saída:

    temos que tirar essa gente do SINTERGS, e pela via judicial.

    O fundamento deve ser o descumprimento do estatuto do SINTERGS - que ocorreu ontem na assembleia e em diversas outras oportunidades.

    Conforme já mencionado, essa diretoria é marionete da FESSERGS - uma gente que faz carreira em cima da escravidão do quadro geral.

    Eles adotam táticas de um sindicalismo de baixa categoria - qualquer voz em contrário passa a ser um inimigo mortal.

    É isso pessoal: devemos partir para o enfrentamento judicial - não há como dialogar com esses pelegos.

    Não estou certo, mas seria atribuição do Ministério Público a fiscalização dos sindicatos - teríamos então que fazer uma representação, juntando as provas de todas as barbaridades patrocinadas por esse consórcio FESSERGS - SINTERGS.

    A outra é mudar de carreira - lutar por outro cargo no qual tenhamos valorização profissional.

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente não pude comparecer na assembléia.( Não estava perdendo uma...) Aguardava com ansiedade as notícias de POA. Bem, aos poucos, foram chegando e eu cada vez me angustiei mais. Entre tantas desilusões, a leitura no site do sintergs me aterrorizou. Referia entre outras questões, o que havia sido conquistado junto ao Piratini.

    - Sindicato precisa imediatamente elaborar seu projeto salarial, de carreira e vantagens para as próximas reuniões com o governo dentro da CODIPE.

    Colegas ! Não devíamos estar com tudo pronto na mão???? Ou melhor, já não estamos atrasados quatro anos???? Me ajudem a entender..A categoria é mobilizada, apesar de não ter acolhimento algum, comparecem os corajosos na frente das lideranças do governo e aí....o próprio governo "orienta" que deve existir no papel um projeto salarial. O essencial não tivemos em relação a GIC e todo restante.Queremos a GIC, mas cadê a sugestão jurídica para viabilizar o seu pagamento? Continuo acreditando nas mobilizações, mas precisamos ter as reinvindicações claras, embasadas juridicamente e em um português claro.Caso contrário, outoors, adesivos e o empenho de toda categoria nas mobilizações, no meu entender, não terão retorno.
    Vamos erguer a cabeça, penso que pode demorar ( desnecessariamente ), mas dias melhores virão. Abraço a todos colegas que enfrentaram o dia 28 de fevereiro. Christiane

    ResponderExcluir
  22. LUCIANO ONDE TU TÁ ? FOI SEQUESTRADO? VAMOS LÁ AMIGÃO AGUARDAMOS TEU PARECER BJS NECA

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o colega:agora é hora de agir por outros meios como ação judicial,etc.
    A estrada para essa gestão chegou ao fim.
    Penso que agora nossas ações devem merecer a devida discrição. Aos Colegas, como seguidor do Blog, aconselho a se comunicarem de forma cautelosa.
    Essas infrações e essas gastanças do SINTERGS vão ter que passar por um raio X.

    ResponderExcluir
  24. Olá, otários, ou seja, todos nós. Depois da maior palhaçada ja vista numa assembléia em todos os anos que sou filiado a este sindicato, é assim que me sinto. Um otário!!!
    Gostaria de comunicar que ja vi dois dos mais lindos outdoors executados por esta diretoria tosca na cidade, um na esquina da Av. 24 de outubro com a Rua Nova Iorque e outro na Av. Castelo Branco na altura da Avenida São Pedro.
    Isso sem que se quer fosse discutido o assunto com os filiados, nem aprovada a execução da medida.
    Chegamos no fundo do poço mesmo.
    Temos que tirar esta diretoria do poder, por mais legitima que tenha sido a eleição, não justifica a falta de respeito e cumprimento do estatuto por estes abutres que tomar conta do SINTERGS.

    ResponderExcluir
  25. Luciano desapareceu, gente! Será que não foi sequestrado mesmo?
    Cadê o Luciano e sua manifestação?

    Regina - SSP/Polícia Civil

    ResponderExcluir
  26. Não consigo acreditar que não exista um plano de carreira e cargos já elaborado. Isso é o mínimo esperado.

    Afinal, o que o Sindicato está fazendo?

    ResponderExcluir
  27. Pessoal,

    estava lendo o site do SINTERGS e fiquei espantado com a consideração feita, segundo a qual "pedir para falar durante a assembleia seria uma ato de desrespeito e anti-democrático"!!!!

    É isso mesmo que li!!!

    Essa diretoria está implantando uma "democracia" à HUGO CHAVEZ: ou seja, o associado tem toda a "liberdade" para se manifestar, desde que concorde com todas as posições da diretoria - é rir para não chorar.

    Essa gente segue a cartilha do HUGO CHAVEZ: perseguição total aos oponentes (vide o que estão fazendo com o Luciano).

    Com certeza, é a FESSERGS quem está mandando no SINTERGS...

    Não há outra saída: temos que tirar essa gente pela via judicial.

    Luciano, vc não está mais se manifestando porque desistiu dessa causa - que tudo já pode ser considerado uma "causa perdida" ?

    Se não, acho que temos que buscar toda a documentação relativa às barbaridades perpetradas por essa diretoria "chavista", e fazer a devida representação junto ao Ministério Público.

    O que os colegas acham?

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, por favor, alguem me tire uma dúvida. Eles falaram que entraram com um Mandado de Segurança pelo pagamento da GIC. Mandados de Seg tem prioridade para julgamento, ou seja, ja deve estar saindo o resultado, mas isso é possível, ainda sair o pagamento da GIC, mesmo com vicio de origem?

    ResponderExcluir
  29. Queridos (as) colegas: não fui sequestrado (ainda), tampouco "desisti da causa" (essa hipótese não existe). Em breve postarei aqui no blog, falando, inclusive, do show de horrores patrocinado pelo consórcio FESSERGS-SINTERGS-CGTB no dia 28/02. Aquilo não foi assembleia, foi teatrinho de um sindicalismo de 5ª categoria. Um abraço a todos (as)

    ResponderExcluir
  30. És um bravo guerreiro, Luciano !
    Torço para que possamos construir alguma coisa concreta junto ao MP em relação a todas injustiças do nosso sindicato.(afinal ele é NOSSO..)

    ResponderExcluir
  31. Nota 10 ao Blog do meu Grande Colega Luciano. Como moderador,filtra e permite a postagens de comentários anônimos e não anônimos. É uma opção que o blog do SINTERGS oferece, mas não publica se não houver identificação.

    Aqui se defende a dignidade e o direito de livre expressão da palavra.
    Vários blogs pelo Brasil afora oferecem a opção "anônimo", menos o do SINTERGS.
    Não gosto de ficar "bajulando" para ver meu comentário publicado.Sinto-me violentado quando tenho que dizer só o que interessa a Diretoria do SINTERGS.
    Portanto, dei uma olhada, de relance e, pelo número de sócios, os comentários que passaram pelo crivo dessa Gestão foram raríssimos.
    Funciona bem ao estilo Hugo Chaves.
    Se você concorda com o imposto sindical compulsório,é publicado. Se concordas com as filiações repudiadas e espúrias a FESSERGS e CGTB, passa. Se você diz que é necessário ainda "mais dinheiro", via imposto compulsório para manter o Sindicato,passa na hora.

    Vou ficar é aqui, pois quero justiça, honestidade, democracia e lutar por uma negociação salarial qualificada, que possua conteúdo para entregar ao Governo.Tem que entregar o pão assado e cortado para o Governo(minutas de PLS), pois ao contrário, eles não fazem e se fazem, não é para nos tirar desses básicos vergonhosos.

    Essa gestão foi para uma assembleia sem minutas de projetos de GIC e nem de plano de carreira e queria discutir, exclusivamente, questões salarias.Pouca vergonha, não elaboraram sequer uma minuta de Pl da GIC. Não tinham nada para entregar lá no Piratini.
    Esse foi o mote usado para "amordaçar" os manifestantes. Que democracia, hein!!!

    Do lado de fora, muitos não sócios eram pessoas da FESSERGS e da CGTB que lá estavam fazendo coro contrário as nossas manifestações, nos "ridicularizando".
    Tudo com seguranças e brigadianos, coisa jamais vista no sindicato.
    Mas isso tudo tem uma forte razão de estar existindo e, com propriedade, o Colega Luciano,já manifestou que publicará em detalhes o que está acontecendo.
    Isso é muita baixaria!

    O Sindicato passou dos limites, minha gente!!! Nem nas assembleias do CPERGS se vê uma MIXÓRDIA dessas, pois lá não tem a FESSERGS mandando, não tem CGTB e, principalmente, não tem um dirigente que "quer" isso tudo que que aí está.
    Hoje é dia o2/02/2011, 21h44min data em que estou postando este comentário e que fique registrado aqui,cristalizado, como prova do momento crucial pelo qual estamos passando.

    Abraço aos Colegas e peço permissão ao moderador para publicar o presente comentário de forma "anônima"!

    ResponderExcluir
  32. ainda bem que ta vivo, ufa!!!!
    fiquei mais tranquila. Um forte abraço. Aguardaremos tua manifestação.Não tem pressa o importante é que estas vivo eheheheh.

    ResponderExcluir
  33. Essa diretoria da SINTERGS fez um curso de "democracia" lá na Venezuela, com o HUGO CHAVEZ.

    O próximo passo é proibir este blog, pois para eles ter opiniões contrárias é "um ato desrespeitoso e anti-democrático"!!!

    Os prepostos do consórcio FESSERGS-SINTERGS-CGTB são muito "democráticos" - quem não concorda com eles recebe vaias, e se continua "tumultuando" os trabalhos "apanha na saída"!!!!!

    Essa "assembleia" do dia 28/02 inspirou-se no regime de CUBA - o governo só comunica as medidas e os "representantes" as chancelam, à unanimidade.

    No entanto, mesmo esses regimes "democráticos" - HUGO CHAVEZ, KADAFI - um dia cairão!!!

    Dessa forma, a luta deve continuar!!

    ResponderExcluir
  34. AFINAL, JÁ TEMOS hoje ALGUM projeto da GIC e do plano de carreira EM ANDAMENTO ?

    quer dizer, O SINTERGS está elaborando ? está fazendo alguma coisa ? o que ?

    O SINTERGS irá disponibilizar aos técnicos-científicos ANTES DE APRESENTÁ-LO na CODIPE ?

    Luciano, de que forma podemos AGIR antes de termos mais SURPRESAS NEGATIVAS ?

    ResponderExcluir
  35. Colegas,

    está na hora de saber o que essa diretoria do SINTERGS faz com os R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) arrecadados junto aos sócios.

    Há uma ação cível chamada PRESTAÇÃO DE CONTAS. Qualquer sócio está legitimado a ajuizá-la.

    Temos que saber o que está acontecendo no SINTERGS!

    O que acham?

    ResponderExcluir
  36. Os sócios também podem ajuizar ações judiciais para afastar dirigentes de sindicatos que descumprem o estatuto.

    Nesse sentido, cabe mencionar que há casos na jurisprudência gaúcha (vide www.tjrs.jus.br).

    Mas é importante, como já referido, a ação de PRESTAÇÃO DE CONTAS para instruir a demanda!

    ResponderExcluir
  37. TÁ ESCRITO MESMO NO SITE DO SINTERGS:

    - Sindicato precisa imediatamente elaborar seu projeto salarial, de carreira e vantagens para as próximas reuniões com o governo dentro da CODIPE.

    E AÍ? NEM ISSO TEMOS? VAMOS PODER VERIFICAR ESSE PROJEO, QDO PRONTO?
    É TD MUITO VERGONHOSO

    ResponderExcluir
  38. Que tristeza ter que ler assuntos tipo...SINTERGS NA MÍDIA. Não queremos estar na vitrine. Queremos apenas o que é nosso de direito, e para tanto necessitamos de uma diretoria que faça tudo às claras, inclusive prestar conta dos valores arrecadados.Por exemplo os banners: informar aos sócios qto seria o custo e por em votação se estão a favor da ação planejada. Tudo de forma democrática,como deve ser. O mesmo deve valer para o GIC e a desfiliação da FESSERGS.Os sócios é que devem decidir. E em assembléia, todos os sócios interessados em expor a sua idéia, devem ter oportunidade de se manifestar. Para isto existe pauta préviamente divulgada e ordem de inscrição para fazer uso da palavra. É assim que funciona um sindicato.....ou pelo menos deveria. E se isto não está acontecendo, nós sócios devemos corrigir,afinal,quem faz um sindicato são os associados

    ResponderExcluir
  39. Em relação à atual administração do SINTERGS, o colega refere com exatidão que "nós sócios devemos corrigir,afinal,quem faz um sindicato são os associados".

    É isso pessoal, devemos agir.

    Não há outra forma: devemos buscar a Justiça, com o ajuizamento de uma ação de PRESTAÇÃO DE CONTAS.

    Temos sim o direito de saber onde estão colocando os R$ 2.000.000,00 arrecadados, em especial quanto custará essa campanha publicitária imposta pela FESSERGS.

    Queremos saber qual a empresa que foi contratada e se o custo está dentro do praticado no mercado.

    Em sites de outros sindicatos, verifiquei que as contas estão disponíveis para o público em geral.

    Por que a diretoria do SINTERGS não disponibiliza suas contas? Por que não há TRANSPARÊNCIA?

    ResponderExcluir
  40. Luciano, vc foi sequestrado?

    ResponderExcluir
  41. Amigos:
    Com relação a nota lançada na ZH referindo-se ao questionamento de nossas nomeações, é interessante observar que foi dado margem demasiadamente acerca do assunto.
    Hoje, no DOE, 04/03/2011, saem mais nomeações de mais TC's...

    ResponderExcluir
  42. E o novo projeto de Lei para GIC ?

    ResponderExcluir
  43. Por quê o Sindicato não coloca os endereços onde estão afixados os outdoors.São 20 mesmos? Só vejo a foto de um em dois ângulos no site.Além do custo da confecção,cada placa e local tem um preço por determinado tempo.Qual é o custo para permanecer por um mês em cada placa.Qual é o custo total disso tudo?
    Reiterando, são 20 outdoors mesmos?
    O Sindicato tem a obrigação de informar os locais, pois são os sócios que estão pagando.Vamos fiscalizar nas ruas, também. E queriam confeccionar 40!!! Que loucura! Como se a gente não soubesse o "pano de fundo" dessa gastança descarada.
    Por quê não confeccionam bons PLs para a GIC e um bom plano de carreira para os TCs.

    ResponderExcluir
  44. Pessoal,
    a liminar do MS (GIC) foi indeferida, e não poderia ser diferente. Não é possível, juridicamente, essa aberração feita pelo Presidente do SINTERGS. Aliás, digo Presidente, pois se vocês entrarem na página do Sindicato não verão menção à diretoria do SINTERGS, mas apenas ao Presidente Cesar L. P.Chaves. Tudo é ele quem faz!! Faz tanto que não sabia que o jurídico do sindicato já havia ingressado com a ação do art. 7º da Lei 10.420, que trata da reposição salarial dos técnicos científicos.
    Vejam no site do SINTERGS a notícia recentemente colocada, justificando que o SINTERGS não foi omisso, então por qual razão não disse para a secretária Stela que havia a ação quando ela cobrou do sindicato? Pq ele está pouco se interessando pela nossa categoria.
    Vamos continuar lutando por nós, fazendo uma trabalho de conscientização dos colegas de trabalho para não se iludirem com as falsas promessas, como a da GIC.
    Outra coisa para finalizar, quanto foi o custo de nem meia dúzia de outdoors? Pq a assembleia precisava da nossa autorização se o serviço já estava realizado? Quem está ganhando com a colocação e confecção dos outdoors?
    Comecem a prestar mais atenção nas artimanhas do SINTERGS quando eles precisam justificar custos!!!!!

    ResponderExcluir
  45. A tal ponto chegou a má-fe da Direção do Sindicato na Assembelia do dia 28 que colocou em votação a confecção de adesivos para usar na roupa, e não colocou em votação a autorização para os 20"outdors"(que já estavam prontos).Quando protestamos encerraram a assembleia.Sem falar nos "seguranças" como se fosssemos do cComando Vermelho,PCC, etc. e representasemos alguma ameaça p/ os colegas (BM e EPTC para caminhada na rua,tudo bem)mas segurança no meio da Assembleia. Quanto custou cada segurança? Eram 8.E de concreto? projetos? Nada .Nunca vi nada igual.Patricio PC/SSP

    ResponderExcluir
  46. RICARDO-POLÍCIA CIVIL4 de março de 2011 às 17:36

    Caro Colega Patrício, concordo com o que escreveste.
    Creio que não fomos os únicos a sentir na pele esse inédito sentimento de desrespeito a nossa dignidade.Primeiro, o aparato teve forte conotação intimidatória aos sócios injustiçados e contrários as irregularidades institucionais e, de outro, o de dar proteção "direcionada" a um ou a no máximo 2 diretores do Sindicato.
    Participamos de inúmeros atos , assembleias no passado e isso nunca foi preciso.Foi mais um retrocesso.
    Não adiantou terem dito que a presença da BM foi para nos dar proteção.Essa justificativa é só para bobos, crianças.
    Não tinha nada de negociação salarial: tinham que ter projetado no telão a minuta de PLs.Mas eles não elaboraram...Afora isso, nossas deliberações foram perturbadas pelo coro contrário entoado pelo pessoal da FESSERGS e da CGTB.
    O desempenho dos manifestantes, ao microfone, foi desastabilizado quando vaiados por pessoas dessas duas entidades supracitadas.O que elas faziam ali numa única vez e para tratar de algo que não lhes dizia respeito é como comparar com "garçons na Santa Ceia".
    Se houver uma reincidência disso, teremos que pedir a invalidação da assembleia ou a suspensão até que todos os não sócios saiam do lugar.
    Agora, qualquer "recrudescimento" do sindicato, vai ser o "rompimento da barragem". Vai ser uma avalanche só.
    Eu,Colega Patrício,Luciano,e as centenas de Colegas do bem, sou combativo por natureza desde que entrei para o Estado contra as injustiças, mas agora isso tudo é muito, muito inédito para nós.

    RICARDO
    POLÍCIA CIVIL/RS

    ResponderExcluir
  47. O colega disse tudo em relação a essa meia dúzia de outdoors:

    "Como se a gente não soubesse o 'pano de fundo' dessa gastança descarada. Por que não confeccionam bons PLs para a GIC e um bom plano de carreira para os TCs".

    O porquê é o seguinte: essa diretoria do SINTERGS incrivelmente não está interessada com os baixos salários. Talvez façam "bicos" lucrativos fora do trabalho.

    Isso justifica a ausência de uma minuta de PL para a GIC, bem como de uma proposta de plano de carreira.

    Acrescento que, com o "comando" do SINTERGS pela FESSERGS, essa entidade está impondo aos TCs o mesmo empobrecimento já proporcionado ao quadro geral.

    Incrivelmente, é um grande negócio, para esses sindicalistas de quinta categoria, a escravidão do quadro geral - agora com o apenso dos TCs.

    Pessoal, alguém sabe de alguma categoria que tenha conseguido aumento com a colocação de outdoors????

    Essa tática é só para enriquecer aguns empresários - note, não sabemos sequer o valor dessa "iniciativa".

    As categorias que conseguiram aumento agiram de outra forma - por que essa diretoria do SINTERGS não busca conselhos com gente vitoriosa, e não com esses fracassados da FESSERGS e da CGTB??? (que se alimentam da escravidão alheia)

    ResponderExcluir
  48. Okay. mas eu gostaria de saber uma coisa. Ja temos motivos de sobra para exigirmos a saída da Diretoria do Sintergs. PORQUÊ NÃO FAZEMOS ISSO? O QUE ESTAMOS ESPERANDO? O que ainda precisa acontecer para que tiremos eles de lá? Se isso não acontecer, vamos sofrer muito ainda, e por muito tempo. Uma categoria só consegue avanços se tiver um sindicato forte. Não esta adiantando nada e nem vai adiantar ficarmos "dando soco na parede". A prioridade agora deve ser essa.

    ResponderExcluir
  49. Colegas, penso que todas as pessoas de bem querem transparência dos atos do Sindicato, pois isso torna a verdade concreta, verdade que dá a chancela da "integridade" na condução da máquina sindical pela gestão atual. Nesta linha de pensamento, pode-se dizer que a atual Gestão peca de forma contumaz e deliberadamente..

    A máquina sindical é movida pelas nossas contribuições e, portanto, não é crível que se dê destinações de valores para gastos incompatíveis e contrários aos nossos interesses. Somos os legítimos detentores do direito de exigir as destinações mal explicadas nas assembleias de prestações de contas.

    Temos percebido a pouca ou quase nada de eficácia dos gastos que "procuram ostentar veracidade" de luta na busca dos nossos pleitos passados e presentes.

    ASPECTOS JURÍDICOS

    Quanto a assembleia de prestação de contas, medidas, que não serão divulgadas aqui, vão dar o devido tratamento para que não haja mais a reincidência daquele ajuntamento vergonhoso e manipulado da assembleia no Colégio Parobé. No meu ver, a gestão atual cometeu várias irregularidades: oportunizou a participação e votação de pessoas da FESSERGS e da CGTB, não pôs em votação os gastos com outdoors, pois já haviam sido confeccionados, cerceou o livre exercício democrático dos manifestantes, os quais recebiam vaias por pessoas estranhas e sintonizadas com os propósitos para os quais foram “convidadas”. Pode-se dizer que essa “mixórdia” ocorrida, pela sua “configuração negativa e eivada de vício”, deve ser considerada, embora de fato ainda, como uma assembleia INVÁLIDA e passível, judicialmente, de anulação.É uma quetão de oportunidade e conveni~encia dos sócios.

    Com todo o respeito aos dignos colegas, como eles não tinham uma minuta de PL sequer, fomos feitos de bobos e demos ensejo para que eles realizassem gastos desnecessários, visto que o presidente é conselheiro do Governo e essa condição pressupõe trânsito político do presidente com facilidade.Muitos Colegas no CAFF veem o presidente em dias quisquer falando com a Secrtaria. Quero dizer com isso que estão "passando a ideia" para os TCs de que a negociação está difícil", como uma maneira de arrastar e justificar uma gastança nas finanças do Sindicato.
    A "assembleia" no Parobé teve aspectos positivos: a nossa visibilidade e indignação. Qual o retorno, colegas? Nada até agora! Mas teve mais retorno para o Sindicato que terá esses gastos para apresentar na assembleia de prestação de contas.Afinal,tem que ser "torrado", de forma pouco inteligente e com outros propósitos, os mais de DOIS MILHÕES ARRECADADOS dos 5.352 sócios!

    O CPERGS, que não tem representante nesse Conselhão, já largou na frente. Outras categorias já se articulam e de forma inteligente, sem a “tutela” de FESSERGS ou CGTB.
    Os amigos nos fazem bem; os inimigos nos promovem. Amigos nos proporcionam paz, harmonia, segurança, conforto, etc. Os inimigos? Esses nos motivam nossa caminhada rumo a mudança.

    Procurem ler o Estatuto do SINTERGS.

    Um abraço a todos os Técnicos-Científicos.

    ResponderExcluir
  50. Qual o impacto sobre o governo esperado pela diretoria do SINTERGS ao optar pelos BANNERS? Oferta de pagamento do GIC? Agressão apenas? Sincermente acho que foi uma ação inócua à nivel de governo. Banner não tem boca, não dialoga,não busca acordos,apenas ofende. Não é este o caminho. Decisões deste porte, deveriam ser melhor pensadas,pois correm sério risco de efeito bumerangue apenas.

    ResponderExcluir
  51. Campanha

    Outdoors espalhados por Porto Alegre, de autoria do Sindicato dos Técnicos-Científicos, cobram uma decisão do governador Tarso Genro com relação à Gratificação de Incentivo Científico, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa, inclusive com votos da bancada petista. Segundo o sindicato, até mesmo a atual secretária da administração, Stela Farias, em discurso em dezembro do ano passado, se comprometeu em honrar o compromisso com o pagamento da gratificação.

    Coluna da Taline Oppitz, Correio do Povo, pág.03, desta segunda-feira, dia 07/03/2011.
    (Contém a foto de um outdoor)
    ...................................
    Estou salientando essa matéria da Taline e,também,pela foto,pois é a mesma que aparece no site do SINTERGS.Queremos saber aonde estão os outros 19 outdooors confeccionados.
    O site do sindicato tem espaço de sobra para colocar fotos dos outdoors e endereços.

    ResponderExcluir
  52. Luciano, boa noite! Deve haver um motivo para tu ainda não ter se manisfestado no nosso blog. Sai no feriado e voltei ansiosa por ver teu comentário etc... e Surpresa, tudo na mesma. Penso que merecemos uma breve e plausivel explicação. Um abraço Neca

    ResponderExcluir
  53. Querida Neca: amanhã saberás o porquê. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  54. Colega "Lola": agradeço muito por suas informações. Se tiveres mais, pode mandar, ok? Um abraço!

    ResponderExcluir
  55. Estamos apreensivos e ansiosos pelas tuas notícias Luciano. Os teus comentários no blog são fundamentais.

    ResponderExcluir
  56. Faço minhas as palavras ditas anteriormente:

    "Pessoal, alguém sabe de alguma categoria que tenha conseguido aumento com a colocação de outdoors????

    Essa tática é só para enriquecer aguns empresários - note, não sabemos sequer o valor dessa "iniciativa".

    As categorias que conseguiram aumento agiram de outra forma - por que essa diretoria do SINTERGS não busca conselhos com gente vitoriosa, e não com esses fracassados da FESSERGS e da CGTB??? (que se alimentam da escravidão alheia)".

    Nesse sentido, pergunto: qual o resultado concreto desses outdoors?

    Somente agredir o governo não ajudará em NADA!!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo