INTERESSE E BOA VONTADE: Além de manter a postura aberta ao diálogo e às negociações, o Governo mostrou evidente interesse na postulação da ASTERS relativa à concessão de gratificações para todos os técnico-científicos.
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
EM BUSCA DA IGUALDADE: Acima, a petição encaminhada em 27/06 ao Secretário Alessandro Barcellos.
PRIMOS RICOS, PRIMOS POBRES: O gráfico acima mostra a diferença abissal existente entre os salários dos primos ricos (especialistas em saúde) e dos primos pobres (técnico-científicos). Ao dominarem (desde 2007) uma entidade sindical que hoje é o sindicato da Saúde (SINTERGS) conseguiram atrofiar os salários dos técnico-científicos e ampliar em mais de 100% os salários deles. O nosso empobrecimento garantiu os altíssimos salários dos Especialistas em Saúde. Além de ganharem um percentual de reajuste 4% maior que o nosso, ainda por cima exigiram a nossa GICAP (e ganharam). Lá no sindicato da Saúde (SINTERGS) a regra que prevalece é de que tudo o que os técnico-científicos conquistam deve ser concedido também aos marajás da Saúde, e nada do que os marajás recebem pode ser objeto de reivindicação dos primos pobres (técnico-científicos)
I – IGUALDADE PARA OS IGUAIS
No dia 27/06 a ASTERS encaminhou ao Secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, um estudo que comprova o que já havia sido noticiado aqui no blog e indicado ao Secretário Alessandro na audiência do dia 27/05.
Esse estudo revela que apenas 20,11% dos técnico-científicos em atividade não recebem algum tipo de gratificação dentre aquelas ora existentes (GIACELIC, GEAPO, GDFE, risco de vida, etc.).
Na verdade, é bem possível que hoje esse contingente seja ainda menor, haja vista que os números apresentados foram objeto de levantamento no final do ano de 2012 e, desde então, relotações continuaram a ser realizadas.
Por outro lado, mais importante que quaisquer números é o fato de que somos servidores públicos integrantes de um mesmo quadro, todos detentores de mesmíssimos grau de importância e nível de responsabilidade no âmbito da Administração Estadual.
Nada justifica, pois, essa inaceitável disparidade ainda existente e que divide servidores de mesmo quilate em dois grupos: o dos gratificados e o dos não gratificados.
II – PREPARANDO O FUTURO
A ASTERS trabalha com afinco em prol do fortalecimento e da valorização do Quadro dos Técnico-Científicos.
Com apenas dez meses de existência, conseguimos estancar o processo de empobrecimento que arrasou os nossos salários nos últimos anos e, também, colocar um ponto final nas “caronas salariais” praticadas por outras categorias em nossos projetos.
Não fosse a postura e as ações da ASTERS e de seus associados, o sindicato da Saúde (SINTERGS) teria conseguido manter e aprovar as Emendas Parlamentares que visavam à perpetuação do vampirismo do qual fomos vítimas por mais de duas décadas.
Conseguimos, também, retirar os técnico-científicos do ostracismo em que foram lançados pelos chupins da Saúde. Viabilizamos e protagonizamos a cerimônia mais importante da história dos técnico-científicos (sanção da Lei 14.224/2013 no Palácio Piratini).
Agora, buscamos resolver o problema crônico das promoções e das disparidades salariais decorrentes da inexistência de gratificações para a totalidade dos integrantes do nosso quadro.
Queremos resolver o quanto antes esses problemas históricos a fim de ver aprovado, no período 2015-2018, o projeto salarial que já estamos produzindo, e que representará a inserção dos técnico-científicos no mesmo patamar salarial das demais carreiras de nível superior do Executivo.
Para tanto, conclamamos todos os técnico-científicos a se unirem em torno desse objetivo, pois os chupins da Saúde tentarão de todas as formas impedir a evolução dos nossos salários. É bom lembrar que, desde 15 de outubro de 2007, os técnico-científicos têm servido de escada para garantir os altos salários dos marajás da Saúde. É impedindo maiores avanços salariais da nossa categoria que os chupins da Saúde garantem seus régios salários (basta olhar o gráfico que tenho publicado no blog).
Para deixar de patrocinar as sabotagens perpetradas pelos chupins, desfilie-se do sindicato da Saúde (SINTERGS). Para tanto os técnico-científicos da Capital podem se dirigir ao Tudo Fácil (Avenida Borges de Medeiros, nº521) e solicitar na Divisão de Pagamento de Pessoal da Secretaria da Fazenda o cancelamento imediato dos descontos de mensalidade do SINTERGS. O cancelamento leva menos de cinco minutos e é preciso levar apenas um documento de identidade.
Para os colegas do interior do Estado, basta procurar a repartição fazendária existente em seu município e realizar o mesmo procedimento acima descrito. Localize o endereço do órgão fazendário em seu município CLICANDO AQUI
III – A UNIÃO FAZ A FORÇA
O empenho de todos os técnico-científicos será de fundamental importância para resolvermos os problemas relativos às promoções e às gratificações.
O Governo tem mostrado interesse e boa vontade no trato de ambos os assuntos, mantendo-se aberto ao diálogo e às negociações.
Portanto, cabe a cada técnico-científico fazer sua parte nessa luta.
O êxito das nossas postulações dependerá do grau de apoio, envolvimento e participação da nossa categoria.
A ASTERS promoverá ações que demandarão a participação ativa dos colegas, e temos certeza de que nessas oportunidades os técnico-científicos mostrarão sua força, assim como fizemos recentemente na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini.
A ASTERS promoverá ações que demandarão a participação ativa dos colegas, e temos certeza de que nessas oportunidades os técnico-científicos mostrarão sua força, assim como fizemos recentemente na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini.
Parabéns a ASTERS!!! Que belo trabalho, resgatando aos poucos a honra de ser Técnico-Científico.Vamos nos unir e mostrar nossa força em busca de mais esta conquista. Abraços colegas TCs !!!
ResponderExcluirParabéns a todo grupo de trabalho da ASTERS,agora podemos dizer que temos representação dos Técnicos-Científicos!!!Ficamos na torcida para tenhamos também o ganho da gratificação de 60%. Como faço para poder me associar na ASTERS?Abraço a todos os colegas.
ResponderExcluirPrezado (a) colega: obrigado pelas palavras de incentivo e por querer fazer parte da nossa querida e aguerrida ASTERS. Para se associar, basta enviar um e-mail para tecnicos-cientificos@hotmail.com e enviaremos a ficha de associação e demais instruções. Seja bem-vindo à verdadeira casa dos técnico-científicos. Um forte abraço!
ResponderExcluirTC bem representados!
ResponderExcluirMe desfiliei do outro sindicato no ano passado, assim que soube da criação da ASTERS. Me admiro em saber que ainda temos colegas alimentando a 'gastança" do sindicato.
O Sintergs não me representa, e sim a ASTERS - e os resultados desta representação estamos vendo neste curto período de existência.
Qual o procedimento agora? E-mails aos deputados? Temos um documento padrão?
Aguardo instruções.
Que energia boa! Obrigada ASTERS pela luta incansável!
ResponderExcluirPessoal, a iniciativa é louvável mas....quais as reais chances de vermos implementada a dedicação exclusiva? O que o secretário disse?
ResponderExcluirTambém vou mandar um e-mail solicitando a ficha! Muito bacana a Associação ter entrado na luta dos 60%!!! Somos poucos TC's que não recebemos esse tipo de gratificação e isso não é justo!
ResponderExcluirÉ a ASTERS na luta por melhorias para os Tecnico-Cientificos(os q ainda não ganham nenhuma gratificação). Tomara que o Governo seja sensivel a este pleito, corrigindo uma situação injustificável.Abraços. Patricio
ResponderExcluirParabéns novamente. Antes de buscar equiparação com outras categorias vamos alinhar a nossa, 60% para todos. Mesma qualificação e mesmas atribuições = mesma remuneração. Abraços.
ResponderExcluirJoel
Parabéns, Luciano por mais esta iniciativa....., que vem a fortalecer a categoria dos verdadeiros Técnicos Científicos e diminuir as desigualdades salariais. Pois, como o colega acima relatou, antes de brigarmos por equiparação com outras categorias, temos que nivelar os vencimentos dentro de nossa categoria....... abraços e boa luta a todos..... rumo aos 60% para todos os Técnicos Científicos!!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de buscar os 60 para todos os Tcs.
Quero pedir alguma informação sobre a 14ª promoção dos Tcs estava para ser publicada e segundo a SARH não irá mais ser publicada.
Porque isso aconteceu?
O que a Asters tem a dizer sobre isso?
Abraço!
Prezado colega anônimo: a ASTERS tem trabalhado (e muito) para corrigir distorções históricas que prejudicam a nossa categoria. Já conseguimos interromper a trajetória de empobrecimento do nosso quadro, acabamos com o peso dos "caroneiros", demos aos técnico-científicos visibilidade perante o Governo e agora queremos corrigir o problema crônico das promoções e das gratificações de 60%. Especificamente em relação às promoções, haverá no 2º semestre um ato, e queremos que estejam incluídos os cargos vagos dos graus B a F. Só assim poderemos minimizar a injustiça sofrida por aqueles colegas que estão há 21 anos no Grau A - em todo esse tempo, nunca foram promovidos. Estamos acompanhando de perto essa questão das promoções. Em breve retornarei a esse assunto, ok?
ResponderExcluirAproveito a resposta para agradecer a todos (as) colegas pelas manifestações de apoio à nossa luta e pelas palavras de incentivo. Na verdade, o sucesso da ASTERS se deve à postura de todos vocês, que são participativos e decisivos nas mobilizações. São os técnico-científicos construindo seu próprio futuro. Parabéns a todos, e obrigado por lutarem juntamente com a ASTERS. Abraços!
Vamos continuar na luta por dias melhores.
ResponderExcluirObrigada ASTERS.
PARABÉNS novamente aos nobres colegas que abraçaram de forma incondicional e gratuita a luta pelos Técnicos-Científicos. Fico cada vez mais feliz em fazer parte da ASTERS como participante, e totalmente desfiliada dos arrogantes e déspotas do SINTERGS. Vi a tabela comparativa salarial do pessoal da saúde, com os salários dos Técnicos-Científicos. Essa tabela tem que ser esfregada na cara dos Técnicos-Científicos que ainda estão filiados ao SINTERGS para terem vergonha do salário que ganham comparado aqueles salários pelos quais o SINTERGS luta que é somente o da Saúde. A ASTERS é a única entidade que se preocupa realmente com os Técnicos. Falo porque já recebo o Risco de Vida de 60%, mas mesmo assim a ASTERS, como eu também acho, que todos os Técnicos-Científicos tem que receber. Vamos nos unir por esta causa, para depois lutarmos por um alinhamento que seja igual, ou supeior ao salário que já recebe a Saúde. Obrigada ASTERS - Rosane Tramandaí
ResponderExcluirNOVIDADE PARA OS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS NO SITE DO SINDICATO DA SAÚDE (SINTERGS)
ResponderExcluir"Prezado Colega Técnico-Científico
No mês de julho de 2013 a Gratificação de Estímulo Técnico (GET) passará para o valor de R$ 807,67 representando 21,54% a mais em nosso contracheque. Esta é mais uma vitória da nossa categoria e do SINTERGS. Todos nós ganhamos com a mobilização."
Margarete Iesbich,
Vice-presidente
VEJAM SÓ, AINDA DEBOCHAM DA GENTE.
ATÉ PARECE QUE ELES LUTAM POR NOSSOS INTERESSES.
Prezado César e demais colegas!!
ResponderExcluirViu que bom que somos "unidos, fortes, ganhamos, somos mobilizados"!! Acho que só eu não vi isto no meu contracheque, devo ter problemas de interpretação.. e de enxergar as mobilizações com as camisetas da ASTERS e não "da deles"!!
Agora além da incorporação da GET + 60%...
E eu acredito em Coelhinho da Páscoa, Papai Noel, o mundo é "cor de rosa" e o SINTERGS, filiado a FESSERGS e a CGTB, vão fazer a vida da gente melhorar...hehehe
Quem viver verá.. Até porque tem eleições no "mundo da fantasia" e porque não iludir com promessas só mais um pouquinho.. Afinal de contas, pedir não custa nada! É só comparar os contracheques do caráter "igualitário, justo, democrático e mobilizado" entre as categorias de filiados, implementado pela gestão sindical!!
Para quem ainda é filiado "lá", acho que devem estar recebendo mais $$$ que a gente, pobre mortais e com os pés no chão... Tomara que "tudo dê certo", quero ser rica como os "de lá"!!
RosaneK/BIB/PC
Bem lembrado, eleições esse ano! Hum..as mentiras vão aumentar!
ResponderExcluir