Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

UMA REUNIÃO, VÁRIAS LIÇÕES

 
O que aconteceu na reunião de ontem com a Secretária Stela Farias pode ser resumido pelo vaticínio de dois colegas que participam do blog: “Infelizmente imagino que a reunião vai ser para dizer aquele velho bordão:
Devo e não nego, pago quando puder...
”.
Acertaram em cheio! Foi isso mesmo.
Porém, antes de dar continuidade a esse assunto, quero fazer aqui um  relato sobre o acontecimento deplorável havido após a reunião.
Quando já havíamos deixado o gabinete da Secretária, uma figura histriônica do SINTERGS patrocinou mais um vexame para a nossa categoria.
Aos gritos, no meio do corredor, começou a me agredir verbalmente e – não fosse a intervenção dos colegas Gabriel e Robson –  a agressão chegaria, provavelmente, a ser física. Esse indivíduo já havia feito o mesmo com o nosso colega Bonifácio, no dia 06/10/2010 no saguão do CAFF.
É claro que a diretoria do SINTERGS não vai tomar nenhuma providência a respeito do acontecido, mas, pode ser que o Conselho Deliberativo do SINTERGS tome uma atitude, pois o evidente desequilíbrio desse sujeito, absolutamente incompatível com a função por ele exercida no sindicato, poderá acabar machucando alguém.  É o SINTERGS chegando ao fundo do poço.
Além disso, não descarto a possibilidade de que tudo isso tenha sido uma tremenda “armação”, tentando criar um incidente negativo comigo, pois tenho sido uma pedra no sapato do clube do Menino Deus.
Não sei se todos já sabem, mas o presidente do SINTERGS está me processando (queixa-crime que tramita na 7ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre) por causa do blog. Sim, ele pretende fazer de mim um criminoso. Vejam só.
Meu crime foi ter criado a GIC, e essa foi a forma encontrada por ele para me punir.
Estraguei o “reajuste linear” do consórcio FESSERGS-SINTERGS. O combinado entre eles era nos empobrecer com o 4+2, e eu estraguei tudo com a GIC ao tentar livrar a nossa categoria desse empobrecimento recorde de 19% num único governo.
A propósito, quando o SINTERGS fez um almoço em homenagem aos que ajudaram no processo da GIC, nem fui convidado.  Entretanto, o SINTERGS convidou o presidente da FESSERGS, que nunca participou de nada em relação à GIC, e que foi o responsável pelo 4+2 e pelos descontos que sofremos a título de imposto sindical.  É óbvio que não poderiam deixar de fora quem realmente manda no SINTERGS.
Agora, como não conseguiram me intimidar com a queixa-crime, é possível que tenham resolvido usar uma pessoa problemática para ficar no meu encalço, tentando, assim, criar fatos negativos.  Os ataques à minha pessoa estão acontecendo de todas as formas possíveis, e preciso registrar isso para que todos saibam como essas pessoas agem fora do palco, quando os microfones estão desligados.
Voltando ao que interessa, a reunião com a Secretária Stela, a verdade é que saímos de lá de mãos vazias.  Não foram estabelecidos quaisquer prazos, tampouco perspectivas de envio de projeto e pagamento da nossa gratificação.
A situação do governo é bastante confortável, pois no dia 21/12/2010 o SINTERGS resolveu retirar a emenda ao PL 274 e assumiu o risco de nos deixar à mercê da vontade do governo. Retirar a emenda foi assinar um cheque em branco.
Mais uma vez, nós é que estamos pagando a conta.
Mesmo com o apoio do Deputado Adroaldo Loureiro, que, gentilmente, permaneceu conosco durante toda a reunião, nada conseguimos, e foi preocupante ouvir a Secretária dizer: “vocês precisam saber que neste ano, talvez não tenhamos capacidade de oferecer um único percentual para ninguém. Essa é uma realidade com a qual nós temos que nos confrontar.”.
Também foi dito que os dados sobre a repercussão financeira da GIC foram requisitados e estarão disponíveis para a Secretária até, no máximo, a próxima segunda-feira (21/02).
Outro aspecto que ficou evidente é a vontade do governo de evitar duas negociações com a nossa categoria. O governo gostaria de eliminar a GIC e fazer um plano de carreira como forma de “economizar”.  Por diversas vezes durante a reunião a Secretária sugeriu essa possibilidade de troca da GIC por um plano de carreira (no futuro, não de imediato).
Trata-se de uma estratégia inteligente do governo, pois eles sabem que a GIC é insuficiente para atender às necessidades de recomposição salarial dos técnicos-científicos.
É conveniente para o governo, do ponto de vista econômico, suprimir a GIC e fazer, futuramente, um plano de acordo com a viabilidade econômica admitida pela Adminstração.
Diante da fragilidade da nossa representação sindical, seria fácil para o governo – de acordo com sua própria conveniência e disponibilidade financeira admitida – estabelecer um plano de carreira para a nossa categoria.
 Não posso deixar de destacar que o melhor momento da reunião se deu quando a Secretária, cuja inteligência e preparo para a função que exerce são inquestionáveis, invocou sua experiência como sindicalista e deu uma lição em nossos representantes.  Disse, de forma sutil, e com palavras amenas, que não entendia como o SINTERGS conseguiu desprezar, por tanto tempo, desde o Governo Britto, o artigo 7º da Lei 10.420/95.
Tive vontade de aplaudir (e ao final da reunião fiz questão de cumprimentá-la por isso) essa lição muito bem aplicada em quem é responsável pela situação em que nos encontramos hoje. Não caímos de paraquedas nesse nível de empobrecimento. Fomos conduzidos a ele, e isso não podemos esquecer.
Em suma, o que nos resta a fazer a partir de agora é mudar a nossa postura.
Chegou o momento de reivindicarmos a GIC de forma criativa, democrática e respeitosa.
Vamos colocar em prática o “Luto Pela GIC” e forçar o governo a cumprir o compromisso assumido em 21/12/2010. É questão de honra para a nossa categoria.
Visitaremos o Piratini e as galerias da Assembleia Legislativa nas datas de votação dos projetos do governo, sempre vestindo nossas camisetas pretas. Vamos empretecer o CAFF. Vamos utilizar a mídia, o twitter e entupir as caixas de e-mail do governo.
É possível que, com nossa mobilização, de uma hora para outra surjam os recursos necessários para custear a nossa GIC.
O governo bem sabe que a remuneração inicial de um técnico-científico já deixou de ser salário para se transformar em ajuda de custo.
Nossa situação é insuportável, não aguentamos mais e não podemos esperar. Vamos à luta, já!
Por fim, quero informar aos colegas que, diferentemente do que consta na página do SINTERGS, a viagem do presidente do nosso sindicato à Suíça, em 2009, foi para entregar na OIT a “Carta de Porto Alegre”, produzida num fórum de precatórios bancado pelo SINTERGS. Na internet ainda há notícias sobre esse fato: http://www.conjur.com.br/2009-mai-30/advogados-servidores-oit-reclamar-pec-precatorios
Nada a ver, portanto, com a Convenção 151.
Diz o ditado: quem preza a verdade não erra.

133 comentários

  1. COLUNA TALINE OPPITZ (CP, 18/02/2011, p. 4)


    RELAÇÃO ABALADA
    A discussão sobre o pagamento da Gratificação de Incentivo Científico (GIC) aos técnicos-científicos se transformou no primeiro ruído na relação entre o governo Tarso e o funcionalismo. Depois de idas e vindas nas negociações, a secretária da Administração, Stela Farias, foi direta e afirmou ontem, em encontro com o sindicato dos técnicos-científicos, que não há perspectiva financeira para concretizar em 2011 o pagamento da GIC, que terá impacto de R$ 100 milhões anuais. Em 21 de dezembro, na tribuna da Assembleia, Stela havia afirmado que o governo Tarso se comprometia a honrar o pagamento da gratificação, aprovado pelo Legislativo (com o apoio do PT), e vetado pela então governadora, Yeda Crusius. A categoria, de 5,3 mil servidores, pode não ter a representatividade e o poder de pressão política do magistério, que tem 77 mil professores na ativa. O episódio, porém, pode se transformar em símbolo negativo na largada da gestão petista.

    ANTES E DEPOIS
    A assessoria da secretária de Administração afirmou que as informações financeiras conhecidas pelo governo eleito em dezembro de 2010, quando Stela afirmou que a GIC seria paga, foram alteradas com a análise detalhada das contas, realizada após a posse.

    GREVE NA PAUTA
    Presidente do sindicato dos técnicos-científicos, César Chagas, afirmou que a sensação é de frustração. Segundo ele, está marcada para o dia 28 assembleia geral para discutir a resposta ao governo. Na pauta, campanha de outdoors e até a possibilidade de greve.

    ResponderExcluir
  2. Luciano: Quanto a assembléia do dia 28,poderemos encaminhar a convocação de outra assembléia com pauta livre? Se for este o caso estarei com vocês.

    ResponderExcluir
  3. Colegas!
    Nesse momento a vontade é de abandonar tudo, mas felizmente temos TCs dignos de continuarmos lutando. Vamos permanecer atentos e mobilizados. "Não há mal que dure para sempre!"

    ResponderExcluir
  4. Luciano!
    ESTAMOS REALMENTE DE LUTO.

    ResponderExcluir
  5. Como a Secretária Stela pode nos enganar dessa maneira??? Aposto que se o projeto de lei tivesse sido icluido o Tarso o vetaria. Bando de mentirosos do PT. O sonho virou pesadelo!!! Nunca levarão meu voto! Jamais!

    ResponderExcluir
  6. Interessante: Art. 7º - Fica assegurado, ao quadro dos Técnicos-Científicos do Estado a revisão de seus vencimentos básicos a partir de dezembro de 1996, objetivando tratamento isonômico compatível às carreiras de nível superior.

    ResponderExcluir
  7. Prezado colega anônimo: a diretoria do SINTERGS morre de medo de assembleias da categoria, por isso frisaram que a do dia 28/02 será específica sobre a GIC. O medo deles é tamanho que praticaram uma violação estatutária gravíssima ao não realizar a assembleia ordinária de novembro, como determina o art.55 do nosso estatuto. Essa violação deve ser punida com a perda do mandato, na forma do art.51, "b". Não duvido que eles evitem prestar contas em março, praticando nova violação estatutária. Veja que a prestação de contas do ano passado (que foi rejeitada pela categoria) foi realizada apenas em junho, depois de muita pressão dos associados. Não deixe de ir à assembleia do dia 28/02. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. e esta lamentável pessoa é nossa secretaria de administração...
    afronta descaradamente os tecnicos cientificos que em ingenua boa-fé acreditaram em sua palavra;
    afronta todos deputados do RS e a instituição Assembléia legislativa;
    afronta a população atendida pelos tecnicos cientificos...
    vamos para casa,de onde menos se espera é que não sai nada mesmo

    ResponderExcluir
  9. Nós funcionários da SEAPPA,já conheciamos através do governo Olivio a forma do PT tratar funcionário Público.

    ResponderExcluir
  10. Colegas,

    A pauta livre para a Assembléia parece que por meio do estatudo é inviável, mas não quer dizer que não possamos debater o assunto na oca~sião com todos os colegas. Acredito que pode ser um momento da acategoria deliberar assuntos pertinentes a todos nós.

    ResponderExcluir
  11. A palavra não vale nada para eles NADA! NADA! Somos tratados feito lixo pelo Estado! Vou fazer greve branca até passar em um concurso. Não vou dar meu sangue para esse Estado podre, de governantes sem palavra

    ResponderExcluir
  12. Foi lamentável o fato ocorrido após a reunião. Esse individuo do Sintergs é totalmente desequilibrado. Em relação ao art 7º da 10.4250/95, o que pode ser feito para ele ser implementado?

    ResponderExcluir
  13. Moderador, por acaso na reunião com a Secretária da Administração foi falado algo sobre a contestação das nomeações/lotações dos concursados?

    ResponderExcluir
  14. É um absurdo o que essa gente tá fazendo com a nossa categoria.
    Queremos greve já!!

    ResponderExcluir
  15. Isso tudo me dá nojo!! Como podem agir assim?? Para eles é muito fácil, estão com seus salários gordos assegurados, pouco importa se nós temos família e contas a pagar. Isso sem falar no mais ridículo de tudo: "nível superior não ganha auxílio almoço". Nunca vi tamanha asneira... enfim, Luciano, como fazemos para trocar essa direção do sindicato?? Se eles continuarem, aí é que não teremos chance alguma mesmo...

    ResponderExcluir
  16. ERRO

    5.300 servidores beneficiados com a GIC? Mas se são só os integrantes do Quadro dos Técnicos-Científicos? Quem está repassando para a mídia esse numero errado, está nos prejudicando na cara dura.

    Esse erro repetido atrapalha,pois o governo joga isso para a opinião pública.Tira proveito disso e nos mantém "ferrados".Então não são cem milhões por ano.Por favor, contestem isso junto ao governo.

    Acredito que os beneficiários cheguem um pouco mais da metade do número publicado na Coluna da Taline Opittz, a qual agradecemos muito pela dedicação dessa valorosa Jornalista em divulgar a nossa luta pela GIC.

    ResponderExcluir
  17. Prezado colega anônimo: por estar próximo da diretora da SARH consegui pedir a ela que essa questão (misteriosa) fosse esclarecida, haja vista a intranquilidade e a tensão permanente vivida por todos os nomeados em 2010. Na verdade, eu e o Joanes mal tivemos tempo para falar com a Secretária. Tivemos a oportunidade de fazer apenas uma intervenção. Era muita gente para falar, inclusive o Deputado Loureiro, que nos apoiou na reunião.

    ResponderExcluir
  18. Agora sim a coisa escancarou!

    "O circo vem abaixo de um jeito ou de outro!"

    Chega de FESSERGS,de CGTB, de Diretores que veem os sócios como inimigos, etc.
    Estamos muito "mal representados".
    O episódio de ontem, em que um Diretor literalmente entrou em surto e via os sócios como um bando talibãs,foi o máximo do desrespeito!
    Agora, chega!

    ResponderExcluir
  19. Acompanhei pelo lado de fora toda a reuniao na SARH.Presenciei o momento no qual um branquelo do SINTERGS afrontou um colega nosso e toda a categoria, gritanto parecia um descontrolado, um histerico, um nojo. Eles morrem de medo dos TCs. Quando o presidentte do SINTERGS chegou na SARH e viu alguns TCs reunidos disse o que essa gente ta fazendo aqui. Dia 28 la na Assembleia eles terao uma ideia do nosso descontentamento. Vamos lutar pela nossa categoria. Faremos pressao e tudo mais . Vestirei camiseta , irei na praca e o que for necessario. CHEGUEI A UMA CONCLUSAO, ELES QUEREM UM RACHA NA NOSSA CATEGORIA, MAS NAO IRAO CONSEGUIR.

    ResponderExcluir
  20. sobre a incompetência do sintergs eu já sabia. sobre a insanidade eu soube ontem.

    ResponderExcluir
  21. Se as informações acima são verdadeiras por favor DENUNCIEM NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO.


    VAMOS DERRUBAR ESSES INCOMPETENTES.

    ResponderExcluir
  22. DENUNCIEM MP DO TRABALHO. É SIMPLES.

    ResponderExcluir
  23. MAS SERÁ QUE É PROIBIDO OS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS AGUARDAREM DO LADO DE FORA DA SALA O TÉRMINO DA AUDIÊNCIA COM A SECRETÁRIA?
    VEJAM SÓ O ABSURDO E O MEDO QUE PREDOMINA NA DIRETORIA ATUAL. TEM MUITA COISA EMBAIXO DO TAPETE.
    OLHA GENTE BOA E HONESTA, CHEGA DESSA BANDALHEIRA!
    TEM COISAS QUE NÃO DÁ PARA COLOCAR AQUI NO BLOG(...)

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de um esclarecimento, Luciano:
    é inquestionável que essa direção do sintergs é fraca, mas o baixo salário da categoria vem diminuido desde 1996,conforme lei 10.420/95 quando supostamente não era essa direção que comandava o sindicato. Então existe uma má admistração há muito tempo? já que não questionavam a isonomia do quadro perante os outros cargos de nível superior? Pois acho que esse atual presidente já pegou a direção com o salário defazado e para piorar não fez nada, como os outros.
    um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Prezado colega anônimo: boa colocação sobre o nosso empobrecimento. Respondo indicando os fatores desse empobrecimento: a)passamos 9 anos num embate judicial para receber os 33,08% da Pol. salarial Britto; b)durante esse tempo (governos Olívio e Rigotto) as reposições salariais foram bastante modestas para a grande maioria das carreiras em virtude da conjuntura econômica da época. Apesar disso, nunca tivemos reajustes inferiores aos demais; c)foi no governo Yeda que a receita do Estado teve evolução recorde, e por isso as categorias bem representadas se distanciaram tanto da gente. Exemplo: nossos colegas do DAER (resolveram sozinhos) e da Saúde (por mérito do Secretário Osmar Terra). Obrigado pela participação. Abraço!

    ResponderExcluir
  26. O que é necessário para conseguirmos assembléia com pauta livre? Essa diretoria fará qualquer coisa para nos manter distantes. No dia 28, com certeza, apenas aceitarão tratar da GIC !

    ResponderExcluir
  27. Esse biruta do SINTERGS é o mesmo que na Assembléia,no dia 21 de dezembro, estava enlouquecido pelos corredores e que acabou reunindo um número de técnicos-científicos junto ao digníssimo presidente e perguntou aos gritos quem era favor da retirada de pauta do PL da GIC, numa contagem meteórica essa "pessoa" declarou que a maioria era de opinião da retirada. Estava lá e vi que o pessoal estava bem dividido e que não se podia, pela visão dos que ali estavam ao redor, afirmar nada.
    Do jeito que as coisas estão o Sindicato nem precisaria ter sede própria, poderiam simplesmente despachar no São Pedro.
    Por fim,uma convicção, para recebermos a GIC deverá ser feita uma faxina, e cabe a nós, dia 28 de fevereiro, começarmos a virar o jogo.

    ResponderExcluir
  28. Luciano, gostaria de um esclarcimento sobre esse número de mais de 5 mil filiados ao Sintergs: são todos TC's ou são, como dizem: O SERVIDOR DE NÍVEL SUPERIOR" ???

    Obrigado.

    P.S.:podemos nos reunir sem maiores problemas sim, não fizemos nada além de estarmos ali para saber do resultado da reunião em tempo.

    ResponderExcluir
  29. Prezado colega anônimo: esse número não é apenas de TCs, mas de todos os representados pelo SINTERGS. Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. O Cesar pretende processar todos que estão contra a gestão dele? pode incluir meu nome!!!

    ResponderExcluir
  31. Luciano,como sempre,conseguites expor muito bem os episódios do dia 17/02, no CAFF. A começar pelo frustante encontro com a Sec. Stela q jogou fora pela janela seu discurso de reconhecimento da causa dos TC feito da tribuna da AL dia 21/12/2010, trocando compromisso pelo "devo e pago quando puder", terminando pelo inaceitavel comportamento de integrante da direção do sindicato no saguão do CAFF,ao te atacar injusta e covardemente,logo tu responsavel pela criação legal da GIC, pela união de nossa categoria atraves deste blog,onde podemos nos informar e denunciar as barbaridades desta diretoria.Isto não pode ficar impune.Dia 28 a Assembleia é sobre a GIC, mas cobraremos providencias.Boa Luta.Abraços.Patricio

    ResponderExcluir
  32. Colegas ! temos muita gente boa no quadro dos TCs. Que tal alguém entrar na justiça contra esse loucos do sintergs. Não é possível eles desrespeitarem o estatuto impunemente, conforme postou o colega Luciano "...violação estatutária gravíssima ao não realizar a assembleia ordinária de novembro, como determina o art.55 do nosso estatuto.

    ResponderExcluir
  33. Essa é a negociação do governo petista é? Isto não é negociação, chama-se intransigência, falta de cumprimento da palavra.Senhores deputados, por favor não deixem que esta injustiça recaia sobre a categoria dos TCs.O governo não pode dizer simplesmente que não há dinheiro em caixa, quando em janeiro "engordou" o bolso dos companheiros com enorme repercussão financeira. A nossa categoria pode ser pequena em números, mas podem ter certeza que será gigante na luta contra estas injustiças!Sou a favor de usarmos por tempo indeterminado braçadeiras pretas em sinal de luto,com alguma identificação da categoria, até que o governo apresente uma proposta decente para os TCs. CONTINUAREMOS NA LUTA E ATÉ DIA 28!

    ResponderExcluir
  34. Eu resistia a ideia de desfiliação do SINTERGS por considerar que a categoria não poderia pagar com a perda de representatividade por conta de uma administração displicente.
    Mas não to conseguindo aguentar a ideia de pagar para não ser representado e ainda ter um dia de trabalho recolhido compulsoriamente a título de imposto sindical.
    Meu limite será o próximo dia 28, se nada de aceitável for feito estarei me desfiliando, no mínimo, até o fim desta gestão.

    Aos colegas que pretendem fingir que trabalham por sentirem que o governo finge que paga, peço que coloquem a não na consciência e lembrem que nós trabalhamos para sociedade gaúcha. Sociedade, esta que vem sendo tão enganada por políticos inescrupulosos quanto nós mesmos.
    A luta é justa e é certo receber dignamente pelo serviço prestado, mas não deixemos de cumprir com nossas obrigações afirmando que não somos pagos para “isto”, pois podemos ser mal pagos mas é para isto que somos pagos.
    Temos é que mostrar a todos o valor do nosso trabalho, se a sociedade estiver ciente disto nosso reconhecimento virá (e não apenas de forma pecuniária).

    A boa luta deve continuar... e quem não quiser lutar, que viva para sempre!!!

    ResponderExcluir
  35. Um Diretor insano no Sindicato.Eu o adverti, também, a não entrar em confronto com os associados na assembleia legislativa, mas ele não aceitou ser contrariado e saiu bruscamente para pegar um manifestante que estava, democraticamnte,manifestando sua indignação e até o seu desespero pela GIC.Como esse "Diretor" pode se mostrar de forma tão insensível quanto aos reclamos dos sócios.
    Ele iria "bater" numa pessoa íntegra e que justamente tem dado apoio integral quanto a questão salarial.Isso, Colegas é inadmissível.
    esse diretor se não tomar jeito, vai ter que pegar a chuteira e cair fora do SINTERGS antes que traga prejuízos via dano moral.

    ResponderExcluir
  36. Colegas,
    informações sobre a consulta ao TCE:
    O processo n.° 002786-0200/11-8 está no Serviço de Auditoria da Área Administrativa e Social, para execução de auditoria.
    O correto seria se o SINTERGS acompanhasse essa auditoria, mas do jeito que estamos bem "representados"...

    ResponderExcluir
  37. Não seria hora de começarmos nossa mobilização e bombardeio virtual ?
    Não entendo porque esperar o dia 28 !

    ResponderExcluir
  38. NA ASSEMBLEIA DO DIA 28 NOSSO FOCO SERÁ A GIC. Eu estava no lado de fora da sala onde ocorreu a reunião na SARH. Ficamos hs lá em pé conversando para passar o tempo e angustiados, cada um contando pequenas historias de suas vidas . Lá descobri que temos uma colega que veio de outro Estado para ser TCs e está representando mto bem a carreira dos Tcs. A hora que o deputado Loureiro saiu da sala e fez um sinal com as mãos DE MAIS OU MENOS , todos ficaram apreensivos e ouvimos atentamente o que ele tinha a nos falar, SEM GRITOS , SEM HISTERIA, NA MAIOR EDUCAÇÃO. Após, alguns colegas questionaram o deputado e ele nos explicou tudo. Por isso colegas , na Assembléia acho prudente falarmos apenas da GIC e nada mais . Tive algumas conversas com o Moderador e ele me explicou tudo sobre a GIC e estou completamente convencido que não devemos aceitar, por exemplo, um plano de carreira neste momento, pois a gic é um resgate do que foi perdido. NOSSO FOCO SERÁ SER A GIC. Trago essas palavras, pois estive no CAFF e acompanhei tudo, os altos e os baixos tb.

    ResponderExcluir
  39. O SINTERGS TEM QUE ACOMPANHAR DE PERTO ESTA AUDITORIA!!

    ResponderExcluir
  40. DESCALABRO NO SINTERGS

    Aqui no Blog dá para identificar vários situações:

    1)Dos Colegas que se sentem ameaçados por essa insanidade(e até acho que tudo isso é coisa encomendada)da auditoria das nomeações;

    2)Dos que lutam para que tenhamos salários compatíveis;

    3)Dos que precisam de proteção com a sua "integridade física" por lutarem e exporem a verdade vergonhosa dos TCs;

    4)Dos que se sentem transtornados quando a luz dos holofotes revela a verdade, o caudal de situações irregulares que nos levou a essa situação vergohosa;

    Colegas, estou desolado com a situação relatada pelo colega Luciano. Lutar pela melhora da nossa situação salarial agora virou crime?

    Muitos não conhecem o que está abaixo da ponta do iceberg.
    O bom disso tudo é que muitos e muitos Colegas, fidedignos, sabem de "muitas e muitas coisas cabeludas".

    Que tipo de Sindicato estamos tendo? Leiam as postagens do Luciano.A queixa-crime é tão somente para sacanear o Luciano e tirar o BLOG do ar.

    O dirigente máximo não quer que fale da FESSERGS, da CGTB, das viagens inúteis, para nós, que realizou para a Suiça, viagens frequentes a São Paulo( sede da CGTB), etc.

    Que se lasquem os TCs, pois o que interessa é por a mão no imposto sindical compulsório.É por isso que não quererem se desfiliar da FESSERGS.
    Do jeito que a coisa vai, o Sindicato pode virar um sério "caso de polícia".

    Todos os Colegas fiquem alertas em relação a nossa "representação".A a cor de alerta está passando de laranja para o vermelho!

    A vereda que a direção está tomando é muito perigosa ao afrontar e processar sócio que tem vida ilibada, frente a outros fatos sindicais do conhecimento de várias pessoas.

    Todos, unidos nas assembleias. Essa ditadura que nos empobreceu desde a gestão passada tem que ser derrubada e logo.

    Ir contra os sócios? Isso nem com sindicalismo de 4º categoria. Merece um protesto contra o SINTERGS.

    O Sindicato vai ter que se retratar, pois é de uma atitude insana processar um sócio que tem a vida limpa e só quer lutar por um salário digno.

    BASTA, BASTA ,BASTA DESSA DITADURA SINDICAL. NO MUNDO TODO SE PROTESTA CONTRA DITADURAS. AGORA É A NOSSA VEZ CONTRA AQUELES QUE DEVERIAM SER COMPREESIVOS E NOS DEFENDER E NÃO O FAZEM.
    A QUESTÃO, MEUS AMIGOS, ESTÁ CENTRADA NO DINHEIRO. ESSA É QUE É A VERDADE.
    O AVISO ESTÁ DADO. ESSA GESTÃO É UM DESASTRE!

    ResponderExcluir
  41. Ainda sobre a postura do governo, na pessoa de nossa secretária, cada vez mais chego à conclusão de que o que move a política é o oportunismo e os interesses pessoais de nossos "representantes" sob o regime "democrático". Claro, não podemos generalizar. Há, ainda, aqueles que na função de legisladores ou gestores da máquina pública (tendo sido eleitos, indicados, cotas de partidos, etc.)que, se não agem, ao menos não podam nossos sonhos de dias melhores; pressionam o "botão errado" e levam ao delírio o povo sedento de "pão e circo".
    Estela Galmarino, Técnica em A. Culturais, lotada no Mars/Sedac

    ResponderExcluir
  42. Colegas ! Estou enganada ou o primeiro mês do nosso mega dois por cento não será suficiente para pagarmos o imposto sindical?

    ResponderExcluir
  43. Faltam praticamente 40 dias para termos nossos contracheques reajustados em 2%. Como vocês podem ver, estou contando os dias,e também, como não poderia deixar de fazer, estabelecendo planos, fico sonhando acordado imaginando...que conta eu vou pagar, acho que desta vez vai ser o açougueiro da esquina, o Seu Pedro Túlio. O Zé Mané, o verdureiro, órfão de pai e mãe, que espere (talvez esse ano não dê para lhe pagar).

    Nesta história toda, somos tal como o verdureiro,desamparado. E o Pedro Túlio, você imaginam quem seja? Trata-se do filho de uma líder revolucionária, de um partido de esquerda, representa os CCs do Governo que só preocupa-se com seus filhos.

    ResponderExcluir
  44. Luciano, vai aí uma sugestão: ao invés de Anônimo, a pessoa que postar algo aqui no blog deve colocar seu e-mail. Creio que assim a coisa fica mais transparente. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  45. Li a matéria constante no endereço eletrônico da mensagem.O que posso dizer? Digo que a verdade faz mal para certas pessoas. Ora, está documetado que não era para a convenção da OIT. Mas que baarbaridade!

    ResponderExcluir
  46. Não estava na audiência e não presenciei o ataque de "frescura" desse camarada que se diz membro da diretoria. No mínimo, deveria comportar-se como tal.
    Se episódios dessa natureza se repetirem, só vejo uma solução: lá em Bagé, em Dom Pedrito, em Cacequi e outros lugares que tais é costume acalmar o vivente com uma "sumanta de laço", ou uma "camaçada de pau". Ele que não se fresqueie muito. Paciência tem limite.
    Sugiro que o "caro diretor" não esqueça de tomar os seus remédios antes de comparecer à Assembleia Geral da categoria no dia 28/02.
    Na situação em que nos encontramos não precisamos de provocadores de tão baixo nível.

    ResponderExcluir
  47. Concordo com o colega Moreira, não podemos fazer de conta que trabalhamos, a sociedade gaúcha não merece receber esse tipo de serviço.
    Também não consigo admitir que estejamos sendo representados por dirigentes sindicais tão mal preparados, para não dizer mal intencionados. De qualquer forma, o prazo derradeiro chegou e a promessa não foi cumprida.
    Próximo passo: assembléia do dia 28 e orientações do colega Luciano.

    ResponderExcluir
  48. Reitero: esse "circo sindical" tem que desaparecer do nosso horizonte, do nosso futuro profissional.
    A situação, inclusive com os novos Colegas, tem cheiro de "armação" para tirar o foco de questões sindicais. O que acontece, o sindicato defende para "dar uma enfumaçada" e, na verdade, é para dar uma justificativa tênue e desviar o foco para a não prestação de contas, para a desfiliação da FESSERGS, da filiação, independente de assembleia geral, por obra de uma única pessoa, contrariando o estatuto, diárias descabidas, etc.
    Tenho muito orgulho de contar com esses Colegas novos no Serviço Público: são perspicazes, com "feeling", atualizados e com muita esperança de ter um futuro profissional digno, além de serem um verdadeiro incentivo para os combatentes veteranos.
    O que eles encontraram: um Sindicato "anacrônico" e que só pensa em arrecadar e gastar.
    Queridos Colegas novos no serviço público, depositemos nossas esperanças na força da união de vocês para mudar essa triste realidade sindical.
    Mantenham-se sindicalizados e atuantes. Nós, veteranos, estaremos, continuaremos ao lado de vocês.
    O retrato constante na postagem do Luciano, lembra o criador que se volta contra a criatura para destruí-la, embora essa lhe faça o bem.
    Isso não pode ficar assim!
    Em seus contatos, solidifiquem todos que puderem para acabar com esse sindicalismo de duas faces.
    Só para reprisar, numa das manifestações que fizemos na AL em 2010, havia um colega que escapou por pouco de levar uma, literalmente, uma surra desse "diretor" em comento. Não fosse um grupo de Colegas contê-lo, inclusive dos recém ingressados, a coisa ia parar, no mínimo, numa Delegacia de Polícia.
    Existem situações graves lá no sindicato que estão, por ora estão em "stand-by".
    Que vereda escura que tomou essa Gestão, meus amigos! Aonde tudo isso vai parar? Não sei, mas a coisa pode se desdobrar para várias instâncias. Como precisamos de um sindicato "verdadeiro”, não tem outro jeito se não “tirá-los de lá e responsabilizá-los”.
    A GIC se foi, estamos agora para receber os 2% que o @#&*&* da FESSERGS, com a anuência combinada do dirigente do SINTERGS da gestão passada conseguiu: R$53,34. é só essa migalha que temos para março/2011.Isso, Colegas, é miséria gravíssima. Os atos desses dois dirigentes, trouxeram miséria para os técnicos-científicos. Se vocês quiserem chorar num cantinho, chorem. Mas levantem-se como gigantes para que possamos tirar esses dirigentes que destruíram, arruinaram, neste espaço de tempo, a nossa lavoura, o nosso futuro. E, como não bastasse, o #&*§#)* da FESSERGS pretende escalpelar nossos bolsos com o desconto, agora em março, do imposto sindical compulsório, coisa que talvez existiu antes da ditadura militar.

    ResponderExcluir
  49. Chegamos ao fundo do poço. Representante de sindicato querendo agredir associado?! Presidente de sindicato processando associado que luta pela categoria?! Isso tudo está indo longe demais... esses são nossos representantes... vou ali chorar e já volto.

    ResponderExcluir
  50. Precisamos agir.E é urgente:
    1-Presidente do SINTERGS:o que causou todo o seu fracasso na função tão desejada? Quem não tem competência de negociar pela causa que assume, deve ter a grandeza de deixar para quem sabe fazer melhor.E tem muitos.
    2- O GIC não saiu por erro de estratégia.Faltou ouvir mais os sindicalizados e menos os enganadores.
    3-Marcar Assembléia por marcar,não assusta o governo.Estratégias eficazes surgem de muitas cabeças pensantes,e não sempre as mesmas.
    4- Se a nossa categoria tem representatividade insignificante,deve sim fazer muito barulho.Nem sempre volume de pessoas resulta em pressão eficaz aos governantes.Vejam por exemplo o CPERS.
    5- Precisamos nos valer dos meios de comunicação, denúncias no MP, deputados ( marcar presença em todas as sessões e mostrar escrito em faixas o que fizeram com a gente,e com os deputados tb)) ,usar a imprensa falada, escrita(o Sintergs arrecada 200mil/mes_) deixar de prestar serviços em setores que manchem a imagem do governo, a exemplo da vigilância sanitária,em que temos valorosos técnicos-científicos.Sem eles, nada funciona para o governo.Se as nossas armas são poucas, devemos usá-las de forma inteligente.
    Convoco a união desta nossa classe sem representatividade,como nos denominam, a mostrar que a união,mesmo de poucos,pode sim, atingir objetivos comuns.

    ResponderExcluir
  51. LUTO++ PELA GIC OU TEMOS QUE IR A MISSA DE 7º DIA DELA?

    POR FAVOR, DA PRÓXIMA VEZ FAÇÃM UM RINGUE PARA LUTAR: DIRETOR(S) x SÓCIOS DO SINTERGS! MAS TEM QUE SER LONGE DO CAFF OU DA PRAÇA DA MATRIZ E COM INGRESSOS ARRECADADOS E DESTINADOS A UM FUNDO DE SOCORRO AOS SÓCIOS QUE PAGAM AS MENSALIDADES E QUE, POR FALTA DE UM BOM PLANO DE CAREIRA, ESTÃO CHEIO DE DÍVIDAS E PRECISAM COMER!

    O SINTERGS NÃO VAI POR A NOSSA DIGNIDADE NO NÍVEL DE CERTOS DIRETORES.

    ESSE CASTELO VAI COMEÇAR A DESMORONAR...

    POUCA VERGONHA O QUE PRESENCIAMOS NO SAGUÃO DO CAFF. E TEM MAIS UNS DOIS DIRETORES COM O "PAVIO CURTO” LÁ NO SINTERGS. CUIDADO!

    ResponderExcluir
  52. Quanta energia desperdiçada pelo despreparo dos nossos dirigentes sindicais. Repete-se aqui o mesmo que na política: temos a chance de escolha através do voto e quando o resultado das urnas é proclamado todos ficamos descontentes. Que mistério é este? - Não sabemos escolher nossos representantes? Ler sobre agressões verbais, processos difamatórios e jogos de gato e rato nos afasta de nossos propósitos, nos enfraquece. Qual o nome do diretor que se exaltou após a audiência? Será que teve uma crise de "autoridade"? Não sabe divergir com opiniões e argumentos? Inaceitável tal fato.
    Para mim não há novidade nem no fato da inconstitucionalidade e muito menos nas palavras soadas em altos decibéis que a então deputada Stela proferiu em Plenário, no mês de dezembro de 2010 (dia 21, se não me engano). Ela blefou e ganhou a jogada. Pagou pra ver. Retirem a emenda e cumpriremos o que o governo Yeda não cumpriu - disse ela. E os nossos dirigentes imediatamente obedeceram. Quanta inocência. Agora ela já esqueceu o que prometeu, ou melhor agora ela argumenta que não pode cumprir o que prometeu, pois ....
    Como é penoso nosso caminho, mas é preciso buscar saídas

    ResponderExcluir
  53. Cara Colega Marilene Folli, infelizmente, o nome desse “diretor” não pode ser registrado aqui por razões legais. As palavras que ele proferiu foram as de baixíssimo calão dirigidas ao Luciano. É difícil alguém ver uma pessoa honesta brilhar com suas ideias. O ciúme mata!

    Quanto a Secretária, podemos dizer, em tese, que ela "blefou" no calor daquele momento político. Mas já te adianto que esse "diretor" estava lá na AL, junto com o presidente do SINTERGS tumultuando, persuadindo e, na confusão, juntamente com o dirigente, ,traduziram a manifestação de uma minoria que estava do lado de fora das galerias como o "sim", pela retirada da emenda. Ora, o Governo estava prestes a assumir e a emenda seria aprovada facilmente. Estávamos de camiseta amarela, mas quem amarelou, por dentro, foi o PT. Outras articulações inescusáveis já haviam sido realizadas (...). Em decorrência, além de Técnico-Científico, acumulo no Estado, também, o cargo de "palhaço". Neste eu trabalho de graça.

    Mas, diante do que dissera, os nossos "dirigentes" comunicaram que a "maioria"( veja só!)a notícia aos Senhores Deputados de que os TCs retirariam a Emenda ao PL 274/2011.Foi dia 21, e se aprovada, que seria, colocaria o PT numa "saia justa", pois teria que incluir na folha a menos de 20 dias após o dia 21/12/2010. Essa foi a "brilhante" ideia dos nossos "representantes", insuflando nossos colegas nos degraus da escada que dá acesso as galerias, junto com o líder do SINTERGS, a caírem nessa roubada.
    Está comprovada a negligência do líder da gestão passada e da atual(reeleito?) no ano de 2008, 2009 e 2010 em não apresentar um projeto para os TCS, eis que se voltou vergonhosamente submisso a FESSERGS em troca do imposto sindical.


    O art. 7º, da Lei 10.420/95, foi totalmente desprezado em função de “outros interesses”.


    A negligência escancarada, ao meu ver, poderia desencadear uma série de ações judiciais dos sócios contra o SINTERGS, pois não é crível que uma instituição que representa servidores de nível superior, muitos com mestrados e doutorados etc., desconhecer ou deixar de apresentar projeto quando existe lei determinando ao Executivo, como determina até agora, não ter tomado quaisquer providências para o devido protocolo do projeto que nos daria o mesmo tratamento das demais carreiras de nível superior, que hoje percebem , no próprio Executivo o dobro do que os nossos básicos vergonhosos.

    Somos vítimas de danos morais e materiais, por ter um dirigente que colocou seus projetos pessoais e políticos em 1º lugar. Fomos feitos de palhaços! Fomos enganados! Vejam o prejuízo que estamos tendo na alma e no bolso. Tudo sobe velozmente. EMPOBRECERAM-NOS!!!
    No dia em que o veto da governadora foi derrubado, 25/05/2010 e, aproveitando o calor da euforia pela vitória, o líder quis por em votação a filiação do SINTERGS a CGTB no Auditório Dante Barone na AL.Isso só pode acontecer com aprovação em assembleia geral. Pois em meados de 2009 foi feita a vinculação do SINTERGS a essa entidade por conta e risco do presidente do SINTERGS. Isso é violação séria do estatuto sindical, com perda do mandato e responsabilização.
    Hoje estamos vinculados a duas entidades: FESSERGS e CGTB, esta com sede em São paulo-Capital.

    Se fossem funcionários privados vocês já sabem o que aconteceria caso a empresa tivesse um prejuízo como o que estamos tendo: DEMISSÃO!

    ResponderExcluir
  54. AÇÕES POR DANOS MORAIS E MATERIAS!
    FORA FESSERGS E CGTB. O QUE GANHAMOS COM ISSO? NADA! NÃO SEJAMOS MAIS PALHAÇOS E VAMOS MANDAR ESSE SUBMUNDO SINDICAL A PQP!

    ResponderExcluir
  55. Colegas,

    vejam a seguinte matéria publicada na Zero Hora de 20/02/11, na página 10:

    "MULTIPLICAÇÃO
    Chama a atenção de quem analisa as nomeações publicadas no Diário Oficial nos dias 7 e 28 de outubro do ano passado um fenômeno de multiplicação de vagas.
    Apesar de o edital publicado em maio de 2010 ter aberto apenas uma vaga para assistente social no concurso público, por exemplo, foram nomeadas 17 pessoas. Para o cargo de assessor administrativo, que previa 10, foram preenchidas 188.
    É difícil entender os motivos da diferença, já que a situação estrutural do Estado não mudou significativamente nos cinco meses entre o edital e os chamados".

    A impressão é que a matéria foi plantada pelo Governo - a colunista Letícia Duarte certamente não teria analisado os diários oficiais.

    Ou o governo pretende desconstituir as nomeações, ou está usando isso para intimidar a categoria, em relação à GIC.

    Talvez as duas opções, e não encontraria nenhuma dificuldade, com essa "representação" sindical que temos...

    ResponderExcluir
  56. CONSULTA AO TCE

    Luciano, temos que fazer algo em relação a essa consulta ao TCE - não só ficar esperando o resultado.

    Pensei no seguinte:
    1- Juntar um documento que discrimine o número de cargos efetivos e de quantos estão vagos.
    2- Informar que o governo nomeou mais 10 (dez) pessoas daquele concurso - o que demonstra a necessidade das nomeações.

    E outras providências.

    Estou achando que se nada for feito o governo vai sim desconstituir várias nomeações, e quem vai defender o pessoal? o sintergs?

    ResponderExcluir
  57. Luciano,

    retomando o tema das nomeações, de que adianta o SINTERGS e a FESSERGS publicarem "a pedidos" nos jornais, solicitando a "permanência" dos nomeados?

    O importante é agir junto ao TCE, apresentando informações ao órgão.

    O governo só está esperando que o TCE aponte alguma irregularidade para começar a desconstituir as nomeações...

    Será que o SINTERGS não percebeu isso?

    É muito cômodo só publicar notas nos jornais... o correto é agir no foro adequado... junto ao TCE!

    Imagina se o governo questionasse as nomeações da PGE. Com certeza a associação dos procuradores estaria em cima do TCE, apresentando informações relativas ao número de cargos vagos, necessidade de serviço etc.

    Já o SINTERGS...

    ResponderExcluir
  58. Sabem, Amigos, Colegas, Irmãos de luta, chorar um pouco... "zera o nosso caixa emocional", mas depois disso, respirem fundo e toda uma energia poderosa virá e nos trará muita força para lutar contra a hipocrisia, contra toda os que se nos depararem com suas "anomalias psíquicas."
    Estamos vivendo uma era em que afloram sintomas psíquicos dos mais diversos.
    Os atos do passado desses dois diretores( SINTERGS-FESSERGS) nos causou um dano moral e material sem precedentes na história do SINTERGS e de um mandato governamental.4% em quatro anos, é inimaginável!
    No dia em que foram concedidas as estatuetas aos Deputados no Grelha do Porto, pude imaginar os dedos do Luciano pensando e teclando desesperado para nos tirar desses 4+2. Ele não fora convidado! O *##@ da FESSERGS estava lá como convidado e tirou uma "casquinha" gravando matéria para o programa Espaço do Servidor para um canal de TV e para por no YOUTUBE.
    É incrivel, mas no site da CGTB tem muitas matérias, inclusive da GIC.Bem, independente de uma assembleia estamos filiado lá, não é? não deu para aprovar no Dante barone, o líder filiou "na marra" o SINTERGS a CGTB.
    O Luciano não fora convidado de propósito, pois o presidente do Sindicato divergia, não aceitava a ideia da GIC. Queria subsídios de "Procurador do Estado"! Queria, "ainda", mais 44% de inflação lá em 2009, enquanto o nosso projeto de plano de carreira e o art.7º da Lei Nº10.420/95 foram, deliberadamente, deixados de lado.Cerca de R$200.000,00 foram gastos para uma empresa de publicidade desde 2009 até abril de 2010.Só que o presidente do sindicato já estava subjugado a FESSERGS para receber o "reajuste linear" que resultou nos 6% parcelados.
    Vejam os básicos maiores por aí! Foi o Governo que mais aprovou planos de carreiras e concedeu vantagens a muitos.Fomos nós e o Quadro-Geral que ficamos nessa!
    Pedir o impossível é para não conseguir nada mesmo e ficar subjugado a uma entidade que impôs o "reajuste linear" e que no dia 05/04/2010 esse #*)#@ da FESSERGS" sumiu da AL". Tampouco se empenhou em mudar esses índices.Descobriu-se logo que o governo passado poderia conceder até 10%. Deu nessa porcaria!

    O PT não pode nos deixar sem a GIC! Corrijam aquele número de 5.300 sócios beneficiados com a GIC.issso, também é para nos prejudicar. é um pouco mais que a metade desse nº que o SINTERGS faz questão de paassar para a mídia.

    Mandem um e-mail para os colunistas dizendo que o número não é esse. A GIC é só para os servidores que integram o Quadro dos Técnicos-Científicos.

    A gente sabe hoje os motivos desse "pleito tresloucado" dos subsídios.O resto vocês já sabem? Está tudo aqui no BLOG.


    ...A NOSSA LUTA CONTINUA!

    ResponderExcluir
  59. Colegas:

    No dia 28/02, quando "finalmente" estaremos reunidos em Assembleia Geral, é fundamental a presença maciça do maior número possível de associados.
    UM ALERTA AOS QUE ESTÃO EM ESTÁGIO PROBATÓRIO: o regime jurídico único dos servidores públicos assegura a participação em atividades sindicais, devidamente convocadas, como efetivo exercício do cargo. Para que não haja prejuízos à efetividade, basta apresentar um atestado fornecido pelo Sintergs, informando dia, local e hora da assembleia.
    É bem provável que algumas chefias tentem intimidar os novos colegas.
    Podem alegar, por exemplo, que determinado setor não pode ficar totalmente desativado por falta de servidores. Em se tratando de atividades não essenciais, o setor pode, sim, ser temporariamente fechado, afixando-se um aviso ao público.
    RESISTAM! O DIREITO À PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS ESTÁ AMPARADO POR LEI! NÃO DEIXEM DE COMPARECER.
    Nesse momento crucial a omissão é o pior dos crimes.
    Sugiro que o blog dê o devido destaque a essa questão, postando um texto curto às vésperas de tão aguardado (e protelado!) encontro.

    Encontrar-nos-emos lá!

    Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

    ResponderExcluir
  60. Só espero que não precisemos ir à Assembléia do dia 28 com colete à prova de balas. O pessoal que está no SINTERGS não quer de jeito nenhum desmamar antes do tempo. Vão ter que procurar outra coisa para mamar!

    ResponderExcluir
  61. Prezados colegas: foi divulgado aqui (contribuição de um participante do blog) o número do processo administrativo (nº002786-0200/11-8)no qual estaria sendo tratada a questão das nomeações de 2010, no TCE. Creio que devemos exigir do SINTERGS duas medidas imediatas: a)que dê ciência a todos os técnicos-científicos do inteiro teor desse processo, disponibilizando, inclusive, cópia digitalizada na página do sindicato a fim de facilitar o conhecimento desse feito a todos os associados; b)que dê prioridade absoluta a essa questão, pois esse ataque ao nosso quadro tem que ser desconstituído o quanto antes, a fim de que não tome proporções desastrosas para a nossa categoria. Isso tem que "morrer na casca", e logo! Nem preciso dizer do desastre que seria - tanto na esfera pessoal, individual de cada colega quanto para a nossa categoria - a desconstituição de nomeações de TCs. O descaso do SINTERGS com essa questão (só publicaram uma notinha em jornal, é só o que sabem fazer) está permitindo que esse assunto evolua. Estão brincando com coisa séria! Estão sendo negligentes com esse assunto como foram com a GIC, e vejam no que deu essa irresponsabilidade em relação à GIC! Nosso colegas nomeados em 2010 terão o mesmo destino que a GIC? Que pesadelo!!!

    ResponderExcluir
  62. (continuação) Achei muito estranho o fato de que esse assunto (consulta ao TCE) não foi levantado pela diretoria do SINTERGS na reunião com a Secretária Stela. Há algum pacto de silêncio a respeito disso? Porque ainda não fizeram uma pauta específica para tratar dessa questão? Vamos esperar o quê, que façam como no caso da GIC, que foi abandonada pelo sindicato depois da derrubada do veto da Governadora Yeda e posteriormente engolida por um Parecer da PGE? Colegas, o SINTERGS não pode brincar com esse assunto.

    ResponderExcluir
  63. Em primeiro lugar, tudo o que eu sempre disse e pensei a respeito do governo petista, inclusive neste espaço gentilmente oferecido pelo blog, foi confirmado. Não devemos esperar nada deste governo. Este não entrará para a história do RS como o salvador da categoria dos TC's. Deixará mais um rastro de revolta, frustação e raiva. A verdade é que estamos perdidos e mal pagos.
    Em segundo lugar, se o sindicato tiver que processar mais alguém por calúnia e difamação, podem colocar meu nome ao lado do Luciano, pois já chamei os integrantes da diretoria de "antas politiqueiras". Agora chamo-os de "antas ineptas".
    Em terceiro lugar, a loucura de que foi vítima nosso admirável Luciano tem uma explicação: um louco não consegue ser louco sozinho; precisa de testemunhas para validar a própria loucura. E conseguiu o intento. Só falta um atestado para deixá-lo satisfeito. Blaise Pascoal já dizia, no séc. XVII, que "este mundo está tão louco, que não ser louco é outra forma de loucura". Desta forma, penso que, diante da loucura, ou fingimos que somos sãos - e acatamos tudo com docilidade-, ou vamos também dar uma de loucos. Sou a favor da segunda alternativa e sugerir que façamos pressão total em cima desse Governo e não aceitarmos procrastinação de espécie alguma. Antes nos transformarmos num novo "exército de farrapos", mesmo que forças que se julgam superiores às nossas tentem nos cambater, a resignarmos apenas com os farelos de um bolo a que temos direito por inteiro.
    Não vamos nos deprimir. Penso que devemos, agora, é manter-nos unidos e ficarmos ao lado do general Luciano.
    Abraços,

    Regina- SSP- Polícia Civil.

    ResponderExcluir
  64. Pessoal, fui chamado nesse concurso recente e estou muito mais preocupado com a questão das nomeações do que com a GIC, mesmo a última tendo muita importância. Convoco todos os colegas a ligar e mandar e-mails para o Sintergs esclarecer essa questão! Não acredito na reversão das nomeações, mas não é possível que esse sindicato incompetente não seja capaz de esclarecer isso.

    ResponderExcluir
  65. Olhem, tem muita "sacanagem". Os 6% parcelados foi sacanagem, deixar a GIC sair pelos vãos dos dedos foi outra.E agora vem essa das nomeações.

    O presidente do SINTERGS não está no Conselhão do Governo? O que ele aconselha lá? Como Conselheiro do IPERGS que também já foi, não vi nada resultante de sua atuação.

    Além dos prejuízos decorrentes da negligência e omissão sindical, vem esse caso muito suspeito das nomeações.Isso tudo tem um "forte cheiro de armação" orquestrada.

    O serviço público está enferrujado e defasado, com muitos servidores se aposentando e desatualizados.

    Imaginem se o Estado vai prescindir desses Colegas novos , atualizados,com muita energia e engajados no serviço, apesar do básico ser uma pouca vergonha. O Estado vai querer o caos administrativo?

    Há muitos anos não abria concurso para o Quadro dos Técnicos-Científicos. Ainda faltam Psicólogos, Assistentes Sociais, Engenheiros, Arquitetos, etc.

    "Isso só pode ser obra de alguém que tem os pinos frouxos na cabeça ou de mandingueiro".

    Estamos numa situação ruim de "representação". Mas vocês já pensaram o que é mesmo que eles querem no sintergs: distância dos sócios. Tem coisas por lá e das grossas...

    Acho que os colegas novos deveriam consultar um advogado especializado e, se for o caso, constituí-lo, pois lá no SINTERGS o jurídico agora é terceirizado e, pelos fatos que estão acontecendo, não sei se a confiança dos sócios continuará a mesma.

    Esse castelo de horrores tem que vir abaixo...

    ResponderExcluir
  66. Essa contestação das nomeações é fruto de um governo mal intencionado e de um sindicato pelego. Que vergonha!!!

    ResponderExcluir
  67. Colegas,

    há outra questão importante em relação à consulta ao TCE:

    todas essas considerações sobre o número de nomeados em outros concursos - frente ao número de vagas previstas - devem ser apresentadas ao TCE - afinal, "o que não está nos autos não está no mundo jurídico".

    Mais. O resultado da auditoria irá para o Ministério Público de Contas - que não é o órgão julgador do TCE. Qualquer questão duvidosa fará com que o Procurador do MPC peça a desconstituição das nomeações - e isso irá aos conselheiros do TCE, para decisão.

    Por isso é indispensável trazer informações ao Procurador, a fim de que não se cometam injustiças.

    Cabe ao SINTERGS defender cada sindicalizado, apresentando dados concretos ao TCE... mas do jeito que as coisas andam...

    ResponderExcluir
  68. Reversão das nomeações. Isso seria inacreditável. Nunca vi nada igual. Qual a fundamentação jurídica? Excesso de gasto com a folha de pagamento? Creio que nao, pois o RS está dentro dos limites da lei de responsabilidade fiscal. E se não estivesse deveria observar critérios constitucionais para a demissão de servidores não estáveis. Tb sou nomeado do último concurso e , pior pedi exoneração do serviço público para assumir . Tudo parece ser orquestrado e , tenho certeza que o SINTERGS sabe de alguma coisa. Já sou filiado e na segunda começarei de forma insistende a obter informações qto a essa armação. Isso está trazendo desgaste fisico e mental e o descrédito do PT. Além disso, as notícias, principlamente no ZH são tendenciosas e podem levar a opinião pública a entender que as nomeações foram contra a lei e o interesse público. Planta-se a mentira e cria-se o contexto ideial pro golpe. Esse é um grande perigo A MENTIRA REPETIDA VÁRIAS VEZES PODE PARACER UMA VERDADE PARA OS INCAUTOS. A quem recorrer? Realmente não sei. Procurar advogado. TB não já que a grande maioria dos Assessores são formados em direito e temos conhecimento jurídico suficiente. JAMAIS, JAMAIS , JAMAIS , JAMAIS VOU VOTAR EM PARTIDOS DA ESQUERDA. JAMAIS , JAMAIS, JAMAIS. A ditadura voltou.

    ResponderExcluir
  69. COMO NO EGITO... DEVEMOS NOS REBELAR.
    SUGIRO AQUI A MARCAÇÃO DE UM APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS EM DIA E HORA MARCADOS. ELES NÃO PODEM NOS IMPEDIR DE FAZER ISSO. A-Ç-Ã-O. NÃO PODEMOS FICAR SÓ NOS COMENTÁRIOS AQUI NO BLOG. O TEMPO PASSA, IMPRENSA NELES. AZAR VAMOS BOTAR A M.. NO VENTILADOR. AÇÃO, AÇÃO, AÇÃO, CHEGA DE BLÁ, BLÁ.. BLÁ.... APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.

    ResponderExcluir
  70. APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.
    APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS JÁ.

    ResponderExcluir
  71. Pessoal,

    trago matéria da mesma colunista, publicada no Jornal Zero Hora, de 11/02/20011, na pág. 10.

    "NOMEAÇÕES INVESTIGADAS
    O Ministério Público de Contas já começou a investigar a série de nomeações feitas no fim do governo de Yeda Crusius.

    Apesar de o concurso feito em junho prever 55 vagas para técnicos-científicos e servidores do quadro-geral, foram nomeados 450 servidores entre outubro e dezembro.

    Segundo o procurador-geral Geraldo da Camino, estão sendo analisadas “a legalidade, a economicidade e a finalidade pública” das nomeações.

    O caso veio à tona a partir da descoberta de que há alguns servidores que ainda não têm lugar para trabalhar, como a coluna antecipou no domingo".

    Notem que a referência à "finalidade pública" das nomeações diz respeito ao próprio mérito do ato administrativo - o que não poderia sequer ser questionado.

    Acho q o TCE só poderia apurar a legalidade - considerando o número de vagas disponíveis e o atendimento das formalidades para a nomeação -, e a economicidade - existência de previsão orçamentária.

    A finalidade pública diz respeito à propria discricionariedade da administração pública.

    No entanto, para o governo, a administração começou somente em 2011 - o que ocorreu antes não vale.

    E não vale somente para os TCs.

    Acho q a coisa é mais séria do que estamos imaginando - o ataque, na verdade, é contra a própria existência dos TCs.

    Essa - as nomeações de 2011 -deveria ser uma das pautas do SINTERGS...

    Contudo, notem: o site do SINTERGS parece que é governamental, pois publica apenas notícias geradas - "criadas" - pelo governo, demonstrando um total conformismo...

    Sem querer fugir do tema GIC, é preciso cuidar também dessa questão atinente à consulta ao TCE.

    ResponderExcluir
  72. Pelo que estou vendo o governo conseguiu o que queria; desviar o assunto da GIC para o das nomeações. Isso é apenas intimidação pois nenhum orgão coloca no edital o total de vagas existentes, pois se colocasse a entidade é obrigada a preencher todas as vagas expostas dentro da validade do concurso. Se fosse assim o Banrisul colocaria que tinha 500 exitentes e não apenas Cadastro de reserva. Pois tem gente que passou no lugar 500 e daqui alguns meses vão ser chamados. O foco deve ser a GIC. A FALTA DE PALAVRA DO GOVERNO TAMBÉM DEVE SER INVESTIGADA.

    ResponderExcluir
  73. Amanhã é novamente segunda e mais uma semana será perdida nessa angústia...O nosso malefício maior é não estarmos sendo representados como deveríamos. Gic e nomeações deveriam ser prioridades do sindicato! De que forma jurídica seria possível exigirmos uma assembléia com pauta livre? Tem que haver uma maneira, pois se dependesse de assinaturas, poderíamos buscá-las para entregar já no dia 28.

    ResponderExcluir
  74. CONCORDO! APITAÇO NA FRENTE DO SINTERGS. VOU TER UM "ORG... AO VER ESSA MANIFESTAÇÃO LEGÍTIMA.

    DERRUBEMOS AQUI O NOSSO "MUBARACK" DO MENINO DEUS!

    ResponderExcluir
  75. Quanta à pauta da assembléia, cabe a nós, na próxima segunda, impormos outros temas.Eles serão poucos. Nós temos a força!

    ResponderExcluir
  76. PROPONHAM PARALISAÇÃO, NÃO DEIXEM QUE OUTROS SINDICATOS TOMEM A INICIATIVA... NOS OFUSCANDO. LOGO AS AULAS COMEÇAM...


    PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,PARALISAÇÃO,

    ResponderExcluir
  77. Prezados, vamos denunciar ao TCE o que importa: CCs não estão exercendo o cargo de chefia, assessoramento e direção. Eles estão sentados na recepção do DEORG, por exemplo. Ora, o que é isso!? Façam denúncias no TCE. Dá pra fazer pela internet. Se querem guerra, terão guerra!! Ou cumpre a palavra ou teremos guerra!!! GREVE JÁ!!

    ResponderExcluir
  78. E os CCs que foram nomeados, vão ser investigados pelo TCE? Vamos apertar o cerco tbm! Vamos denunciar!

    ResponderExcluir
  79. pessoal, acordem!! não adianta ficar pedindo ou esperando que o sintergs faça alguma coisa em relação às nomeações. pra eles seria melhor que nossas nomeações fossem desconstituídas. Antes de entrarmos o Luciano era uma voz quase solitária, era ele e mais uma meia dúzia. Agora, a pressão aumentou, não conheço um colega que foi nomeado em outubro que seja a favor do Sintergs. Para o sindicato, seria mto interessante que o estado desconstituisse nossas nomeações, assim poderiam continuar com o plano de mudar o nome do nosso sindicato e a picaretagem de sempre.

    ResponderExcluir
  80. Pessoal o número do processo que supestamente estaria tramitando no TCE está errado!!! Este número de processo não existe!! Digitem o número no SPI ou no site da SARH que vcs vão ver!!!

    ResponderExcluir
  81. Discordo do colega que considera a discussão das nomeações um fuga do tema GIC.
    Ora, um sindicato é feito de várias pautas. Discutir uma delas não significa abandonar as outras.
    De qualquer forma, é preciso utilizar os instrumentos disponíveis no próprio estatuto do SINTERGS, a fim de que as coisas aconteçam.

    ResponderExcluir
  82. Eu não entendi, a reunião não deveria ser uma negociação? O governo não deveria fazer uma proposta, pelo menos um percentual mais baixo do q os 45%, nem isso fez. Eu realmente, não entendo mais nada.

    ResponderExcluir
  83. No site do sintergs tem novidades. Anunciam blog, twitter...e insistem com o número de mais de 5 mil associados que se beneficiariam com a GIC. Como saber ao certo o número e o impacto financeiro para o governo ?

    ResponderExcluir
  84. Pessoal, ouvi dizer hoje que foram renovados dezenas de contratos emergenciais da secretaria de obras!!! Sou um dos aprovados no concurso publico do ano passado à espera de nomeação, alguem pode confirmar esta informação??????????

    ResponderExcluir
  85. [Somos vítimas de danos morais e materiais, por ter um dirigente que colocou seus projetos pessoais e políticos em 1º lugar. Fomos feitos de palhaços! Fomos enganados! Vejam o prejuízo que estamos tendo na alma e no bolso. Tudo sobe velozmente. EMPOBRECERAM-NOS!!!][2] copiei de um colega anônimo. Mas há uma correção: palhaço é profissão. Fomos feitos de bobos!!!

    Bom , liguei p/ Daniza - regional de Pelotas. Sairá van na segunda rumo à assembleia. Vou agitar o povo de Rio Grande para lotarmos um ônibus!!!

    ResponderExcluir
  86. Pessoal, a auditoria de admissão do período 01/11/2008 a 31/12/2010 que está tramitando no TCE está no Ministério Público de Contas para Parecer Jurídico. Proc. 000788-0200/11-9. Para consultar é só acessar: http://www2.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/consultas/processos_e_documentos

    ResponderExcluir
  87. Pessoal, vejam esse trecho de uma nota que está no site do SINTERGS:

    "(...) Alertamos que movimentos paralelos e desarticulados na categoria só produzem o enfraquecimento da nossa luta. O governo chamou a atenção da existência para uma possível divisão da nossa categoria, e isto nos preocupa, já que esta situação pode ser usada pelo Executivo para se favorecer, já que a desunião da categoria só interessa ao patrão".

    Era só o que faltava. Segundo essa nota, a atuação ridícula do SINTERGS é decorrência deste blog.
    Ora, sem a participação efetiva do colega sequer estaríamos discutindo a GIC - ela nunca teria existido.
    Sem este blog, o SINTERGS já teria virado uma secretaria de governo - que parece ser o sonho da ilha da fantasia.
    Só há alguma luta em virtude das iniciativas do colega.

    ResponderExcluir
  88. Primeiro é preciso fazer uma limpa no Sintergs. Temos que tirar aqueles caras de la, E LOGO!!! Pelo amor de Deus !!! Depois as coisas vão começar a melhorar. Acreditem..enquanto eles estiverem lá, tudo vai andar pra trás.

    ResponderExcluir
  89. "....movimentos paralelos e desarticulados..." pqp. Movimento desarticulado é o que o Sintergs está desenvolvendo deste que essa turma mal intencionada assumiu o nosso sindicato. Que petulância!

    ResponderExcluir
  90. Pessoal temos que pressionar o governo, na pessoa da Sra.Stela Farias, pois ela sim não cumpriu sua palavra, a primeira em plenário na Assembléia Legislativa em dezembro quando disse que o governo iria pagar a GIC e não iria entrar com ADI, outra em janeiro quando disse que iria negociar com os TCs. Isto é "negociação"? Ela não apresentou nenhum projeto para pagar a GIC, tão pouco apresentou qualquer proposta, simplesmente "chorou as mágoas". Será que ela consegue dormir em paz? Não posso crer!

    ResponderExcluir
  91. SERÁ QUE A PAUTA DO SINTERGS É A GIC?
    Tenho dúvidas. Hoje participei de uma reunião na sede do nosso sindicato, na qualidade de membro da Comissão de Negociação da GIC, para tratar das estratégias para se conquistar a referida gratificação. Já havíamos superado o assunto referente à Ação Judicial para a cobrança dos nossos direitos, e nem tínhamos começado a tratar da estratégia política de convencer o governo a nos oferecer uma proposta, quando alguns diretores começaram a demonstrar um verdadeiro pavor em relação ao comportamento da “oposição” por ocasião da Assembléia do dia 28. Permaneci por cerca de 15 minutos ouvindo relatos e adjetivações sobre o colega Luciano e aos demais colegas que defendem as mesmas idéias. Achei que aquilo era uma provocação e uma falta de respeito a mim e ao colega José Ari, que, também fez parte do grupo que se opôs ao rumo que o SINTERGS havia se encaminhado. Certamente quem não se despiu da condição de situação são alguns membros da atual diretoria. São exatamente estes que pautam as atitudes do sindicato como se estivessem ainda em tempo de campanha eleitoral sindical. Depois de ouvir tantas asneiras levantei e saí, sem antes dizer que não estava ali para ouvir falar mal de colegas que, como eu faziam oposição mas que estavam sempre dispostos a colaborar com a atual direção e que não admitia que falassem de colegas que não estavam ali para se defenderem.
    JOANES

    ResponderExcluir
  92. Desculpem o erro no último parágrafo. Deve ser lido... levantei e saí, não sem antes dizer..
    JOANES

    ResponderExcluir
  93. Diretoria do SINTERGS,

    Não tenham medo do colega Luciano, pois ele não deseja o mal de nenhum de vocês, por mais lunáticos que sejam.
    Luciano apenas se preocupa com a nossa categoria, é um abnegado, não é alguém que senta em uma cadeira de algum gabinete ou em uma poltrona de avião por ganância pessoal.
    Luciano é uma pessoa íntegra, honesta, de caráter, de consciência tranquila.
    Por que temer Luciano, melhor, Luciano & Cia? Fiquem sabendo que os aliados do Luciano não são poucos e que não se deixam influenciar por palavras que possam vir a iludir.
    Diretoria do SINTERGS, vocês não tem mais moral, não utilezem-se do ataque para se defenderem, querendo virar o jogo que se aproxima do final.
    Dia 28 está chegando, podem começar a temer. Se tudo isso é um jogo, vocês já perderam.

    ResponderExcluir
  94. Colega Joanes

    Eu estava imaginando que seria desse nível a reunião. Por ter certeza que a coisa ficaria desse nível, não fui à reunião. Eles estão com medo de um movimento "descabido e desarticulado"? Por que eles estariam com medo, se nos adjetivam dessa maneira?
    O mesmo diretor que teve um ataque histérico na frente da SARH, tentando agredir o Luciano - fato que eu, Gabriel e o Valnei impedimos - me ligou algumas vezes afirmando que o Luciano é um "mentiroso, idiota e ladrão", segundo a fala deste diretor. Esse é o nível de nossas lideranças sindicais, quando questionados gritam desesperados, tentam agredir os colegas e ficam nos ligando para desqualificar os colegas.
    No dia 28/02 vamos para a assembléia para debater muitos assuntos pertinentes à nossa categoria.

    ResponderExcluir
  95. O SINTERGS TEM CURA?


    CONTINUAM MAL NO ARGUMENTO, INFORMANDO UM NÚMERO EQUIVOCADO DE BENEFICIÁRIOS AO GOVERNO DE 5.352 SÓCIOS E QUE A DESPESA NÃO ULTRAPASSA OS 100 MILHÕES AO ANO.

    SÃO SÓ OS SÓCIOS QUE INTEGRAM O QUADRO DOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS QUE FAZEM JUS A GIC E NÃO A MISCELÂNEA DE SÓCIOS DOS DEMAIS QUADROS QUE CHEGA NO NÚMERO REFERIDO.

    ISSO É FEITO DE PROPÓSITO PARA DIFICULTAR MAIS NOSSA NEGOCIAÇÃO.

    SEPARATISMO?

    A propósito os sócios do sindicatos estão divididos é pela "diversidade de básicos", fruto da má gestão sindical anterior e a atual.

    Bah! Mas que baarbaridade, tchê.
    Esse Sindicato joga contra os sócios! Aí não há vivente que suporte! Baarbaridade!


    Quem separou, fatiou os salários dos sócios do SINTERGS durante a gestão passada e atual, não tem moral para dizer que há grupos causando separatismo. Há um grupo querendo é justiça, Senhor Presidente do SINTERGS!

    RETIFIQUEM OS NÚMEROS, PELOAMORDEDEUS!

    ResponderExcluir
  96. DEPOIS DO RELATO DO JOANES, DÁ PARA VER QUE O SINTERGS AGORA ESTÁ EM PÉ DE GUERRA CONTRA OS QUE QUEREM JUSTIÇA: OS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. ISSO É MUITO ESQUISITO(...)

    COM OS FATOS AQUI RELATADOS, DÁ PARA VER QUE O SINDICATO DESFEZ, COM SUAS ATITUDES INTENCIONAIS, A COMISSÃO QUE FORA INSTITUÍDA PELO CONSELHO DELIBERATIVO PARA NEGOCIAR A GIC.

    SUIDÍDIO PELA INCOMPETÊNCIA


    "O SINTERGS ESTÁ SE MATANDO AO
    TOMAR ESSA VEREDA DE ATITUDES, DE ATOS DOS SEUS DIRETORES QUE CARREARAM PARA UM DIVISIONISMO SEM PRECEDENTES.

    QUEM MANDA NO SINTERGS?

    OLHEM, APOSTO QUE ISSO INTERESSA, TAMBÉM, A FESSERGS PARA QUE NÃO HAJA UM POSSÍVEL QUORUM FAVORÁVEL A DESFILIAÇÃO.NOSSO FUTURO NÃO IMPORTA. ESSES DOIS DIRIGENTES ESTÃO OBSTINADOS PELO IMPOSTO SINDICAL.


    INTERESSES E DISSENÇÕES


    SIM, É O PRÓPRIO SINDICATO, ATRAVÉS DESTA GESTÃO QUE ESTÁ CAUSANDO UMA GRANDE DISSENÇÃO DA CATEGORIA.

    ELES SE SENTEM MAL QUANDO SÃO COBRADOS POR QUALQUER COISA E QUEREM, NA VERDADE,DISTÂNCIA DOS SÓCIOS.

    HIPÓCRITAS!

    ResponderExcluir
  97. ESSE DIRETOR, COM BASE NAS TESTEMUNHAS, TEM QUE SER PROCESSADO POR DANOS MORAIS. O QUE ELE DISSE É MUITO GRAVE E MERECE UM CORRETIVO DO JUDICIÁRIO.

    ELE, MEUS AMIGOS, FOI PAU MANDADO PARA TIRAR O LUCIANO DA COMISSÃO.ACABARAM COM A COMISSÃO. ESSE DIRETOR TEM QUE PEGAR A CHUTEIRA E CAIR LOGO FORA DO SINTERGS.

    O DESEJO DO PRESIDENTE É NEGOCIAR SO COM A DIRETORIA(6%,E TODAS AS TRAPALHADAS).

    POR FAVOR, LUCIANO, PROCESSE ESSE CARA.

    ELE VAI VER QUEM É O MENTIROSO, LADRÃO E TUDO O QUE ELE DISSE.
    ELE QUE AGUARDE, POIS A TAMPA DA FOSSA ESTÁ EXPLODINDO!

    ESSE É UM DOS DIRETORES DO "SINTERGS".

    ResponderExcluir
  98. Reescrevendo o comentário anterior, escrevi temer ao invés tremer na pultima frase:


    Diretoria do SINTERGS,

    Não tenham medo do colega Luciano, pois ele não deseja o mal de nenhum de vocês, por mais lunáticos que sejam.
    Luciano apenas se preocupa com a nossa categoria, é um abnegado, não é alguém que senta em uma cadeira de algum gabinete ou em uma poltrona de avião por ganância pessoal.
    Luciano é uma pessoa íntegra, honesta, de caráter, de consciência tranquila.
    Por que temer Luciano, melhor, Luciano & Cia? Fiquem sabendo que os aliados do Luciano não são poucos e que não se deixam influenciar por palavras que possam vir a iludir.
    Diretoria do SINTERGS, vocês não tem mais moral, não utilezem-se do ataque para se defenderem, querendo virar o jogo que se aproxima do final.
    Dia 28 está chegando, podem começar a tremer. Se tudo isso é um jogo, vocês já perderam.

    ResponderExcluir
  99. Gosto das interferência e dos comentários pertinentes da Patrícia aqui no BLOG. Obrigado cara Colega Patrícia. Tinha me esquecido de colocar esse aspecto. os palhaços, realmente, ganham a vida honestamente e tem a profissão reconhecida e registrada em carteira. E tem mais, os palhaços fazem bem a nossa saúde. Já os incompetentes, os desonestos,os negligêntes, por colocarem seus projetos acima do bem comum, esses além de nos fazerem de "bobos", ainda estragam a nossa saúde.

    UM forte abraço Colega Patrícia.

    ResponderExcluir
  100. Caro amigo Joanes: agradeço a tua atitude solidária e imagino o que tu e o nosso colega José Ari passaram nessa reunião. Quem te conhece sabe que és um cavalheiro, uma pessoa educada, conciliadora, incapaz de promover qualquer tipo de indelicadeza. Por isso imagino o que passaste nesses 15 minutos dentro daquele ambiente pesado, obscuro, negativo (e, agora, violento) em que se transformou o nosso querido SINTERGS. Imagino, também, como deve ser penoso para alguns funcionários do SINTERGS, especialmente os que trabalharam com a saudosa Nadja, ter que viver cotidianamente com esse tipo de gente que ainda (falta pouco) dirige nosso sindicato. Não foi à toa que o André, a Roberta, etc., pediram demissão logo depois das eleições, no ano passado. Entretanto, nossa categoria está bem consciente e eles já não enganam mais ninguém. Vamos, todos juntos, dar uma grande lição nessa gente. A hora deles está chegando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  101. Nossa... Não sei nem o que postar depois de ler mais de 100 mensagens desanimadoras como a posição do governo em dizer que esse ano não será possível pagar a GIC ou sobre a questão dos recém nomeados que estão sob ameaça ou sobre a ignorância dos dirigentes do SINTERGS que enxergam o Luciano e demais colegas como adversários, pra não dizer coisa pior... É... chegamos no fundo do poço. Realmente não sei o que fazer. Penso que greve esteja longe de ser uma solução. Penso em participar da reunião do dia 28 e ver no que vai dar... caso a coisa não saia do lugar estarei me desfiliando do SINTERGS e com os R$ 32,00 comprarei 3 espumantes por mês para afogar momentaneamente minhas mágoas e brindar a boa estadia que os ignorantes farão no UMBRAL assim que desencarnarem. E não falo em justiça divina. Falo em auto-julgamento dos atos aqui exercidos. Tim tim! Também estarei me tornando um cabo eleitoral diferente: um ferrenho anti-PT. É isso que mais interessa pra eles: se manter no poder. Por isso Tarso Genro, se depender de mim reeleição o Sr. pode ir tirando o cavalinho da chuva...

    ResponderExcluir
  102. PREZADOS COLEGAS, TENHO PROCURADO NÃO ME MANIFESTAR ATRAVÉS DESTE DEMOCRÁTICO CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE NÓS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. TENHO TRABALHADO NA "SURDINA" DOS BASTIDORES, MAS NÃO PODERIA PERMANECER CALADO, AO SABER DOS ACONTECIMENTOS LAMENTÁVEIS E CONDENÁVEIS, PROVOCADOS POR UM DIRETOR DO NOSSO ESTIMADO SINTERGS. O REFERIDO, TEM SIDO CONTUMAZ NESTE TIPO DE ATITUDE, QUE NÃO CONDIZ COM A GRANDEZA EXIGIDA DE UM SERVIDOR DE NÍVEL SUPERIOR(EXPRESSÃO DA MODA), MUITO MENOS DE UM DIRETOR DE UMA INSTITUIÇÃO DA MAGNITUDE DO SINTERGS. TALVEZ, TENHA SIDO EU A PRIMEIRA VÍTIMA DESTE INAPROPRIADO COMPORTAMENTO, CONTUDO, PENSEI QUE TIMHA SIDO UM ATO ISOLADO, MAS, INFELIZMENTE, NÃO O FOI. E NESTE SENTIDO, ESPERO POR PARTE DOS ATUAIS DIRETORES DO SINTERGS, MEDIDAS URGENTES NO SENTIDO DE COIBIR IMEDIATAMENTE, ESTES REPROVÁVEIS ATAQUES DE FÚRIA. PARTICULARMENTE, TINHA GRANDES E BOAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO DIRETOR SUPRACITADO, POIS VEM DE UMA MILITÂNCIA POLÍTICA NO PARTIDO DO ATUAL GOVERNO, ONDE O CONFLITO DEMOCRÁTICO DE IDÉIAS É TOLERADO E, MAIS DO QUE ISSO, ESTIMULADO. É UMA PENA QUE ELE NÃO TENHA APRENDIDO ISTO. AOS COLEGAS AGREDIDOS, MEUS RESPEITOS E A MINHA SOLIDARIEDADE. AO AGRESSOR, QUE PEÇA DESCULPAS AS SUAS VÍTIMAS E FAÇA UMA PROFUNDA REFLEXÃO DA SUA CONDUTA E EVOLUA PARA O CAMINHO DA URBANIDADE E DA CONVIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE OS SERES HUMANOS. ISTO NÃO É UM CONSELHO,MAS UM FRATERNO PEDIDO. COMO EX-VICE-PRESIDENTE DA NOSSA AGREMIAÇÃO, ESTOU PROFUNDAMENTE PREOCUPADO COM A NOSSA ATUAL SITUAÇÃO. CREIO QUE ESTE MOMENTO ONDE TEMOS QUE FOCAR NOSSAS ENERGIAS E O NOSSO TRABALHO, NÃO PODEMOS NOS DIVIDIR(MAS TEMOS O DIREITO DE TER IDÉIAS DIVERGENTES) E BUSCAR USAR TODAS AS POTENCIALIDADES DESTA CATEGORIA, QUE TEM A EXCELÊNCIA NO SEU SABER E NA SUA LABUTA, MAS POR CONTRA-SENSO, OS NOSSOS SALÁRIOS E A NOSSA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, SÃO PÍFIOS. PEÇO AOS NOSSOS COLEGAS, QUE USEM NESTA HORA, MAIS A RAZÃO E A INTELIGENCIA, EM DETRIMENTO DA INCONTIDA EMOÇÃO. GUARDEMOS NOSSAS ENERGIAS, PARA A ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 28/02/2011, ONDE PODEREMOS EXPRESSAR TODAS AS NOSSAS INQUIETAÇÕES E ATRAVÉS DAS NOSSAS COMPROMETIDAS PROPOSTAS, ALTERAR OS RUMOS DA NOSSA INSTITUIÇÃO E DAR UM PROFÍCUO ENCAMINHAMENTO AS NOSSAS JUSTAS REIVINDICAÇÕES PROFISSIONAIS E SALARIAIS. UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS OS COLEGAS E QUE OS NOSSOS CAMINHOS SEJAM ILUMINADOS PELO FAROL DA JUSTIÇA E DA VERDADE. BONIFÁCIO DE BRÓBIO

    ResponderExcluir
  103. CONSULTA AO TCE

    Pessoal,

    a consulta ao TCE - 000788-0200/11-9 - já está bem adiantada.
    O relatório de auditoria já foi realizado, já foi distribuído a um conselheiro do TCE, e no momento está com o Procurador do Ministério Público de Contas.

    Como visto, tudo foi realizado sem qualquer participação do SINTERGS... daí nota-se a importância que a ilha da fantasia dá para os novos colegas... praticamente entregues aos leões e julgados à revelia...

    os novos, assim como o Luciano, são uma "pedra no sapato" do MUBARAK do Menino Deus... e das suas aspirações políticas...

    ResponderExcluir
  104. Eu não sou associada do sindicato, vocês acham que eu poderia ir na Assembléia do dia 28? Ou é só pra sócios?

    ResponderExcluir
  105. A assembléia e pública...!!!!!

    ResponderExcluir
  106. Estamos bem na foto:
    - Presidente usando o espaço do Sintergs para agredir sindicalizado.
    -Enganados com um GIC quase...quase nos nossos contra-cheques. O que mais me impressiona é se deixar enrolar pelo governo com tanta facilidade.
    -Uma página do SINTERgs sem acesso ao sindicalizado...o antigo FALE CONOSCO. Pensando bem, de que adianta, se não agem....só falácea.
    -Todas as questões pendentes sem ação,sem respostas, sem solução à vista, sem pelo menos tentar,sem nada....aliás, qual mesmo a função do presidente e de cada um dos diretores do SINTERGS??????????....
    - Qual é mesmo o motivo de sermos sócios do SINTERGS?????????????

    ResponderExcluir
  107. Pessoal, alguém me poderia esclarecer melhor a questão do imposto sindical? Quanto tirarão de nós? Também não entendo como estamos ligados a entidades que não votamos. è isso que acontece? Quem se benficia com o imposto?


    Ana S.

    ResponderExcluir
  108. Prezada colega Ana S.: clique em "postagens mais antigas" no fim da página e procure a postagem "Imposto e Impostura Sindical", de 06/07/2010. Ali explico como funciona essa picaretagem do imposto sindical e mostro, inclusive, alguns documentos importantes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  109. Colegas. Vamos medir o Ibope entre o blog dos tecnicos e do sintergs.

    ResponderExcluir
  110. ahá!!! agora a ilha da fantasia tem blog!!! vo mandar umas verdades pra lá na filial da fessergs!! será que passa? só passa se for mentira!! lá a verdade não tem vez!!! 28/02 tá chegando...

    ResponderExcluir
  111. Colegas TCs, ainda estou com dúvidas a respeito da assembléia. O que a diretoria apresentará, já que nem negociação com o governo o sintergs conseguiu abrir? Estão pensando em endurecer??? Fazer greve??? O presidente sairá do conselhão em repúdio a atitude do governo? Não podemos perder de vista que a palavra dada foi quebrada.

    ResponderExcluir
  112. Pessoal,
    o MUBARAK do Menino Deus não quer a GIC, e isso está bem demonstrado em suas ações e aspirações políticas:
    1- A GIC teve origem da participação efetiva do colega Luciano - o KADAFI, por não ser o autor, não tem interesse no sucesso dessa iniciativa;
    2- o rei da ilha da fantasia quer na verdade é ficar bem com o governo - já conseguiu um cargo no Conselhão do Tarso... quem sabe no futuro consegue uma vaga de Secretário de Estado;
    3- pela ligação com a FESSERGS, o MUBARAK quer, na verdade, que o quadro dos TCs vire um apenso do quadro geral, com a mesma remuneração (1 salário mínimo) - ele não está preocupado com o bem dos TCS, e sim com sua carreira política
    4- mais um pouco o ditador irá receber uma medalha do governo pelos "bons serviços" prestados - fazer economia, para o governo poder contratar mais CCs

    ResponderExcluir
  113. cada vez acredito mais nisso:
    a nossa GIC foi trocada por uma vaga no Conselhão do Tarso...

    ResponderExcluir
  114. com certeza! e aquela encenação do "tira-não-tira" emenda era um teatrinho barato. tava tudo arrumado.

    ResponderExcluir
  115. postei o seguinte no blog do sintergs

    "Que bom, temos um novo blog para falarmos o que pensamos. Mas, acredito que não poderemos falar por aqui, porque podemos er atacados fisicamente, durante um ataque histérico de alguns diretores do Sintergs."

    Será que irão publicar?

    ResponderExcluir
  116. Uma coisa me deixa tranquilo: não votei nessa gente que, hoje, está no SINTERGS.
    Lembro-me muito bem de como se reelegeram, foi desfilando e distribuindo sorrisos em todas as Secretarias e também se vangloriando pela conquista da GIC, que estaria com certeza naquele final de outubro em nossos contracheques...muitos colegas se iludiram. Tentei argumentar com muitos, mas estavam cegos. O que fazer? Hoje devem estar arrependidos...
    Vejam que grande contra-senso, se reelegeram pela GIC que nem foi de sua autoria, e sim de nosso estimado colega Luciano. Outro absurdo, reeleger aqueles que só conseguiram, em 4 anos do Governo Yeda, 4% de reajuste.
    Lembram da historinha da Chapeuzinho Vermelho? É ... o Loubo Mau do SINTERGS tem bem claro seus objetivos, e não podemos agir como a vovozinha.
    Reparem bem no texto postado pela nossa colega Regina. Acho que este cidadão deve fazer a barba com óleo de peroba.
    Por fim, um recado, o futuro da nossa categoria está (e sempre esteve) nas nossas mãos, basta termos discernimento e usá-las inteligentemente.

    ResponderExcluir
  117. o critério de moderação do blog do sintergs é bem simples: o que for verdade é vetado, e as mentiras que a diretoria cultiva, publicadas na hora.

    ResponderExcluir
  118. LÁ só tem um comentário, com mais blá...blá...blá... dos participantes do sonho encantado... ainda não acordaram pra realidade...

    sou a favor de manifestação contra a ação da atual diretoria( prepotente E INCOMPETENTE. )

    APITAÇO JÁ. APITAÇO JÁ.

    ResponderExcluir
  119. ... INACREDITÁÁÁVEL!

    Colegas,gostaria de escrever em negrito e com letras garrafais aqui no BLOG.

    O que vocês vão ver agora é o maior INEDITISMO na história do SINTERGS e num mandato governamental e, penso que é inédito no mundo todo uma categoria de nível superior ter conseguido 4% num governo.

    Luciano, se colocares outra postagem, permita-me repetir a tabela e o comparativo abaixo, que demonstra que nós OS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS perdemos até para o salário mínimo. Nós paramos!
    Nos quatro anos do governo Yeda, o salário mínimo nacional foi reajustado em 34,21%. Vejam os valores:

    01.01.2011 R$545,00
    01.01.2010 R$510,00
    01.02.2009 R$465,00
    01.03.2008 R$415,00
    01.04.2007 R$380,00

    Evolução do salário mínimo nesse período: 34,21%. Se for confirmado os R$545,00(percentual de 6.86% e que considero baixo), teremos em 2011 um acumulado de 43,42%, desde 2007 quando iniciou o mandato da Yeda.
    Paramos no tempo!
    O SINTERGS conseguiu a proeza, o ineditismo, através do casamento com a FESSERGS um percentual equivalente a 1% ao ano no período 2007-2010.
    O "presidencialismo", preponderante desde a gestão passada, deu nisso!
    1% ao ano, enquanto o salário mínimo evoluiu 8,55% ao ano no mesmo período. Em 08 anos o salário mínimo evoluiu 212,5%!
    Nós, Colegas, se não nos unirmos para dar um jeito nisso, vamos continuar reféns dessa gestão autoritária e incompetente que nos levará a extinção!
    Estamos,agora, em 04 salários mínimos de básico. O SINTERGS nos “empobreceu” pela negligência e poelas condutas inadequadas e reicidentes. Pagamos as mensalidades para isso? R$171.000,00 mensais, o que dá um acumulado de cerca de mais de DOIS MILHÕES DE REAIS ao ano que arrecadam e torram.Para isso? E ainda querem mais o imposto sindical!
    A responsabilização se impõe, como medida de justiça!

    ResponderExcluir
  120. Neste BLOG tem consistência,tem verdade, tem o clamor de uma categoria que ganhou 4% num mandato governamental.

    Estou com nojo desses hipócritas que querem vender gato por lebre na rede social.

    Com os dois milhões que arrecadam e torram por ano, que coloquem mil blogs.A verdade está em nossos bolsos: 4% de reajuste em quatro anos.
    A justiça vai pegar vocês, seus hipócritas!

    Quem dividiu a categoria foi o próprio presidente ao se associar com a FESSERGS, uma instituição que a mais de 20 anos vem mantendo o Quadro-Geral na escravidão!

    Só tem um motivo para estarem vinculados: o dinheiro dos nossos bolsos via imposto sindical compulsório.

    ResponderExcluir
  121. Solicito aos Colegas não visitarem blog, twitter, e outras bobagens do SINTERGS. Motivo: ele estão do lado da perversidade. Vocês vão saber.

    Gente honesta não tem vez por lá.

    Fiquemos aqui no blog e em nossas articulações positivas.

    ResponderExcluir
  122. hahahaha! Agora tive que rir! Os petequeiros do sindicato são um amontoado de incompetentes e a culpa pela "desunião" é do blog?! Sério, será que eles não percebem que somos um pouco mais inteligentes??? Atual direção do SINTERGS = VERGONHA.

    ResponderExcluir
  123. Sugestão: façam comentários irônicos no blog deles, enaltecendo o caráter daquela jóia rara que postou. Vai ficar divertido!

    ResponderExcluir
  124. eu também fui lá e postei. Pedi assembleia ou pauta de assembleia para votarmos a desfiliação da FESSERGS. Será que o moderador vai postar? ainda estão com ZERO comentários!

    ResponderExcluir
  125. Ao cidadão do blog ao lado, quando diz que "Continuamos a ser atacados de forma descabida e mentirosa como se fossemos culpados de termos ganho as eleições. Esquecem que apenas fomos mais competentes.", se esquece que na véspera da eleição mandaram um email com o seguinte conteúdo falacioso:
    "Presidente do SINTERGS recebeu a informação do Secretário do Planejamento, Dr. Parode, que a Sra. Governadora assinará o enquadramento da Saúde e a Dedicação Exclusiva, logo após o feriado de 12 de outubro.
    Também garantiu que o pagamento da GIC (Gratificação de Incentivo Científico), está assegurado na folha de outubro deste ano.
    Valeu a luta do Sindicato, que precisa do apoio dos colegas para a Chapa 1, para continuar lutando pelas nossas conquistas."
    Ora. Eu não caí nessa, mas quantos outros se deixaram levar por isto? É claro que esta manobra desprezível influenciou na decisão dos desavisados, numa manobra de má fé, e não de competência como cita.

    ResponderExcluir
  126. Quero dizer aqui no blog que é uma palhaçada o que Sintergs divulga tenho um colega que as vésperas da eleição para o sindicato ligou para ilha do menino deus. Perguntou ele sobre a GIG e o que disseram a ele. Em outubro vamos receber a GIC ele caiu na conversa mole e votou na chapa 1. A chapa 2 na qual eu votei fez maior número de votos na capital e perdeu no interior, onde acredito que os colegas não estvão inteiramente cientes da situação.
    Bom tendo dito isto tenho uma sugestão que talvez possa ser colocada na assembléia dia 28.
    O sintergs deve gastar um pouco do seu dinheiro com uma campanha de rádio e tv onde haja um áudio, vídeo ou transcrição do discurso da Srª Stela prometendo A GIC e no final perguntar ao governador porque quebrou a palavra.
    Marcelo/ Seapa

    ResponderExcluir
  127. A nossa rede social é mais inteligente e, sobretudo, "honesta", transparente e democrática.
    Só essa postagem está com um número expressivo de participantes, os quais são unânimes em afirmar que é hora de mudar,de dar um basta nessa gestão sindical.Os "petequeiros de araque" da ilha da fantasia não conseguem mais enrolar a categoria.


    Além de nos empobrecerem com 4%,ainda ficam dizendo que causamos divisionismo.

    Essa gestão, colegas, já foi colocada na balança da consciência de cada um de nós, pesamos suas atitudes, arrogâncias, negligências,incompetências, etc, Essa gestão está pesadíssima.
    A deusa Têmis a está aguardando...!

    Perdermos até para o reajuste do salário mínimo(1% ao ano num mandato governamental)foi o máximo na história do SINTERGS.
    Que trofeu podemos dar a eles? Um ineditismo desse merece um registro especial, um trofeu.Não achão?

    Temos que nos desfiliar da FESSERGS imediatamente!

    ResponderExcluir
  128. na página da ilha da fantasia eles dizem que "um grupo de colegas" criou a gic. realmente está cada vez mais provado que eles nunca dizem a verdade. eles têm sempre que mentir. virou praxe.

    ResponderExcluir
  129. Estou até vendo um futura notícia na zero hora:

    "presidente do sintergs é designado secretário de estado".

    o KADAFI da ilha da fantasia está bem cotado com o governo.

    Implantou de vez o peleguismo no SINTERGS... ou seja, a carreira do MUBARAK vai muito bem... já os TCs, do jeito q estão, logo serão um apenso do quadro geral... o ditador da república da José de Alencar deve estar muito orgulhoso - logo seremos todos um quadro geral, manipulados pela FESSERGS

    e não há como negar o rumo que as coisas estão indo... ele já conseguiu a tão sonhada vaga no Conselhão - a grande dúvida é no que ele pode dar conselhos????

    isso nos deixa muito indignados... uma coisa é o discurso pela GIC... mas na prática ele está fazendo tudo para enterrá-la...

    dia 28/02 temos q começar as mudanças!!!!!!!

    ResponderExcluir
  130. porque o silencio do blog?
    a estrategia do sintergs de competir com outro blog via rede social está sendo eficaz?
    os tecnicos cientificos e as pessoas de bem precisam guardar bem este nome Stela Farias.

    ResponderExcluir
  131. Perdermos para o salário mínimo no mandato da Yeda foi o máximo. Vejam a tabela comparativa supra postada por um Colega.

    1% ao ano esse Presidente trouxe como maldição por querer ficar colado na FESSERGS em troca do imposto sindical.

    Depois disso,dá para acreditar neles?
    Fui!...

    ResponderExcluir
  132. Gente, já escrevi três comentários do Blog do sintergs e nada de publicarem!!!

    Mas vamos continuar escrevendo!!!

    ResponderExcluir
  133. Greve não; OPERAÇÃO PADRÃO, bem organizada...trabalhando bem na lentinha!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo