Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

ENTRE A REALIDADE E O FAZ DE CONTA

Nem só de bolo e champanhe vivem os integrantes da equipe FESSERGS/CGTB, recentemente eleita para tomar conta (em todos os sentidos) do SINTERGS até 2013.
Ontem, tiveram que interromper a rotina de comemorações (15/10, 22/10, e haja festa!) na ilha da fantasia do Menino Deus para atender inúmeros telefonemas de associados em razão do não pagamento da GIC.
O sururu foi tão grande que o Presidente do consórcio FESSERGS/CGTB mandou publicar hoje, 26/10, uma nota em jornal “rogando” à Governadora o pagamento da GIC (faltou pouco para, implorando, dizer “pelo amor de Deus”).
A propósito, é uma pena que o texto dessa nota não tenha dito toda a verdade sobre o empobrecimento da nossa categoria. Caso o Presidente a tivesse dito, partes do texto teriam sido elaboradas da seguinte maneira (acréscimos em vermelho):
“Os Técnicos-Científicos ao longo dos anos somam perdas salariais profundas, sendo que a maior delas ocorreu na minha gestão como Presidente, pois entreguei o destino dos Técnicos-Científicos à FESSERGS, que impôs a essa categoria o pior reajuste salarial da sua história, ou seja, 4% no seu Governo e 2% para o próximo pagar. Se eu não tivesse ido com o Presidente da FESSERGS à Assembleia Legislativa pedir ‘reajuste linear para todos os servidores do Executivo’, nossa situação, hoje, seria bem diferente.
O não pagamento da GIC aumentará a distorção entre os Técnicos-Científicos e as demais carreiras de nível superior do Executivo que já foram contempladas com melhorias salariais durante o seu governo, aumentando, com isso, a frustração da categoria, que ficará 19% mais pobre numa única governança, algo que acontecerá pela primeira vez na história dos Técnicos-Científicos, justamente no governo que mais concedeu reajustes e novos planos de carreira para o funcionalismo estadual.
Aliás, é bom lembrar que até o último domingo (24/10) o líder do consórcio não dava a mínima para a GIC, tanto assim que, em matéria do jornal Correio do Povo (página 15, cópia no final da postagem), não fez qualquer referência à nossa gratificação.
Para o chefe da Disneylândia do Menino Deus a GIC nunca foi importante. Ele foi contra o projeto da GIC desde o momento em que um associado o apresentou.
Entretanto, apesar de toda a desídia daqueles que deveriam defender os interesses dos Técnicos-Científicos, mantemos a esperança.
Apesar de não termos contado com os nossos representantes no SINTERGS, há integrantes do Governo que ocuparam (e ainda ocupam) o lugar do nosso sindicato na defesa da GIC.
Por isso, é possível que no dia 28/10, na solenidade de posse dos colegas que estão ingressando no Quadro dos Técnicos-Científicos, a Governadora anuncie o pagamento da GIC.
Caso isso não aconteça, estejam certos de que haverá chuvas e trovoadas no mundo de faz de conta do Menino Deus.

8 comentários

  1. Pergunto: recebemos 4% de aumento??? Quando? Em que folha? Eu não percebi NENHUM aumento...! Por favor, informe em que mês houve esse aumento, porque revisei meus contra-cheques E NEM ISSO constatei. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caro colega, os 4% foram pagos na folha de set/2010. Se vc. não recebeu algum erro houve.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS AO BLOG!
    Com certeza essa 'notinha' tem a ver com as postagens e nossos comentários - indignados com a situação!

    Registro q tive os ínfimos 4% - o colega não percebeu pq o reajuste é pequeno mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Caros colegas: não recebi NENHUM aumento, nem os tais 4%!! Meu básico, em janeiro/2010 era R$ 2.564,77; a partir de março/2010, passou a ser de R$ 2.564,58 (perdi alguns centavos!) e foi o que recebi em setembro e outubro (mais vantagens, claro).

    ResponderExcluir
  5. Acabo de ler no site do governo do Estado a notícia sobre a solenidade de posse dos colegas técnicos científicos, a Governadora fala de valorização do funcionalismo, mas não há uma menção sequer sobre a GIC. Será que acabaram nossas esperanças? Ou algum colega que esteve presente neste evento tem notícias melhores?

    ResponderExcluir
  6. A governadora não anunciou hoje o pagamento durante a cerimônia. E agora?
    É o que nós empossados estamos nos perguntando.

    ResponderExcluir
  7. Olá,Colegas, estive presente no ato de posse dos novos Técnicos-Científicos e,realmente, a Governadora não se pronunciou quanto a GIC.Sempre,frente a uma situação contrária, temos que pensar numa saída.O SINTERGS continua dizendo que sai em folha suplementar.Reflitamos no momento político que vivemos e que passaremos a viver a partir de 2011.A questão GIC está posta e vai ter de merecer o respaldo político. Digo aos Colegas isso, pois a maioria dos Deputados apoiaram essa causa.Verifiquem a planílha de votação aqui no BLOG. De outro lado, foi muito lamentável a ausência do Presidente do SINTERG no referido ato.

    ResponderExcluir
  8. Beatriz, te apresentaste como fundadora do SINTERGS. Lembro, sim. Gostaria muitíssimo de conversar contigo. Entre em contato, por favor, pelo e-mail do blog (tecnicos-cientificos@hotmail.com). Obrigado por participar do blog. Aguardo contato.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo