Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

PARA ALÉM DA ELEIÇÃO


Embora metade dos associados do SINTERGS esteja momentaneamente entristecida com o resultado da eleição de ontem, o número de votos obtidos pela chapa 2, Novo Rumo, renova e gratifica o movimento pelo resgate do nosso sindicato e pela preservação de nossas carreiras.
A chapa Novo Rumo venceu na Capital e obteve um quantitativo de votos no interior que surpreendeu a todos, inclusive a chapa  1, FESSERGS/CGTB, que contava fazer o triplo de votos fora da Capital.
O resultado dessa eleição mostra que tanto a Capital quanto o interior estão cientes do que anda acontecendo (e continuará a acontecer nos próximos três anos) no SINTERGS.
O êxito da chapa FESSERGS/CGTB no interior se deveu, sem sombra de dúvida, à desproporção de recursos envolvidos na campanha.
Ao melhor estilo “o tostão contra o milhão”, a Novo Rumo realizou sua campanha apenas com as contribuições de seus próprios candidatos e com a ajuda de simpatizantes.
A exiguidade de recursos financeiros da Novo Rumo impediu que visitássemos todas as regiões do interior. Foram pouquíssimas visitas, mas, mesmo assim, fomos acolhidos, abraçados e honrados com uma quantidade de votos dos nossos bravos colegas do interior que surpreendeu a coalizão rica e poderosa que enfrentamos.
Cumprimos, pois, um desafio hercúleo de forma exemplar, e com um resultado que revigora a nossa luta.
Diferentemente disso, a chapa FESSERGS/CGTB com notável opulência de recursos produziu uma campanha nababesca, que lhe permitiu até mesmo fazer propaganda em jornais.
De fato, não há dúvida de que teremos pela frente mais três anos de imposto sindical, submissão à FESSERGS, CGTB, e todo o show de horrores que já assistimos durante a pior gestão (2007-2010) da história do SINTERGS.
Porém, como já dissemos, o resultado das urnas nos deu a certeza de que metade do caminho que nos levará à recuperação da independência do nosso valoroso SINTERGS, já foi percorrido.
A propósito disso, o dia 6 de outubro não ficou marcado apenas por más notícias.
Ontem, duas boas novas foram divulgadas pelo Governo.
A primeira (concretizada hoje) diz respeito à nomeação de novos colegas.
Recebemos com muita alegria, e saudamos, a chegada desses novos Técnicos-Científicos, que serão fundamentais para assegurar o futuro e a valorização do nosso Quadro. Sejam bem-vindos, colegas.
A segunda diz respeito à Gratificação de Incentivo Científico (GIC).
Quis o destino, ironicamente, que o pagamento da GIC –  que era parte integrante do projeto de revitalização do nosso Quadro elaborado pela Novo Rumo, e que foi apresentada antecipada e emergencialmente em razão do pior reajuste de nossa história (os 6% determinados à nossa categoria em face da nossa submissão à FESSERGS) – fosse anunciado justamente ontem.
A Novo Rumo concretizou ontem, mesmo sem ter vencido a eleição, parte do seu projeto salarial, beneficiando todos os servidores regidos pela Lei Estadual 8.186/86. Ficamos felizes por contribuir para o bem da  categoria, e a nossa recompensa foi ver o sorriso no rosto de cada um dos colegas que recebia a boa notícia.
Apesar da notória má-fé de certos indivíduos inescrupulosos que foram contrários ao projeto da GIC, e que, agora, tentam usurpar sua autoria, o que importa é o que ela proporcionará a todos nós.
Por fim, agradecemos profundamente a todos os colegas que acreditaram e votaram na chapa Novo Rumo, a todos que, de algum modo, contribuíram para o sonho de ver o SINTERGS independente e forte como no tempo da nossa querida e saudosa Nadja, e não diminuído, fraco e subjugado por entidades sindicais obscuras, como vemos hoje.
O movimento Novo Rumo continuará a defender nossa categoria e a lutar para que o submundo do sindicalismo não domine, definitivamente, o nosso sindicato e destrua o nosso futuro profissional.
Recebam, todos, os nossos sinceros agradecimentos.

27 comentários

  1. Lamento pela perda da eleição e, ao mesmo tempo, parabenizo os colegas da Novo Rumo pela coragem e determinação desses colegas.

    ResponderExcluir
  2. Colega
    sugiro que coloques o link das noticias, p.ex. - onde encontro a noticia da concretização do aumento da GIT?

    ResponderExcluir
  3. Olá, também gostaria de saber o link da notícia do aumento da GIT. Muito obrigado amigos.

    ResponderExcluir
  4. Não ganhamos.Mas o mais importante, doravante,é o "day after"....

    ResponderExcluir
  5. Vamos falar sobre a GIC, que em tese está vigendo...receberemos ou o Estado vai ignorar a Lei?

    ResponderExcluir
  6. Perdemos a eleição mas não o RUMO. Doravante é necessario mantermos a união, renovando periodicamente nossos contatos, agregarmos novos companheiros,com a certeza de que estamos no lado certo da luta.É natural q sintamos alguma frustação, pois nutriamos as melhores expectativas para o nosso SINTERGS, todavia não podemos esquecer q a esperança é nossa companheira preferida.Deste modo, repetindo o refrão: "A luta continua".Um grande abraço a todos,Patricio.

    ResponderExcluir
  7. Colegas. Circula um boato desde sexta (15) de que o governo por meio da fazenda teria entrado com liminar contra o pagamento da GIC. Sabem de algo mais concreto?

    ResponderExcluir
  8. Sexta 15/10? mas já não teria passado o prazo pra recurso?

    ResponderExcluir
  9. Conforme informações, a folha de pagamento fechará dia 22/10 e,no máximo,no dia 25/10,quando serão, também, incluídas as vantagens(avanços,adicionais,LPs) do mês de setembro e que são publicadas no mês subsequente.Quem implementou vantagens em setembro,embora não publicadas,informo-lhes que já constam no Portal do Servidor Público, na parte dos "atributos" de cada servidor.Compreesível, portanto, a nossa angústia, pois já deveria estar constando a dita GIC no referido Portal.

    ResponderExcluir
  10. A última informação que recebi é a de que realmente o governo não vai pagar. Agora, se voltou atrás ou se realmente nunca disse que iria pagar é que não sei. Alem disso, como a folha já está quase encerrando ou encerrada hoje, com certeza o SINTERGS já deve ter essa informação. Talvez estejam maquinando a explicação para esse desastre.

    ResponderExcluir
  11. A gic está morta e sepultada e os boas-vidas do sintergs enrolando os trouxas. Champanhe pra eles e miséria pra nós

    ResponderExcluir
  12. A governadora no dia da assinatura do enquadramento dos tecnicos da saude falou que pagaria a GIC, e isso foi após a eleição. Se ela disse q pagaria porque nao foi incluido na folha deste mes? precisamos fazer alguma coisa ao invés de ficar chorando e lamentando...atitude pessoal

    ResponderExcluir
  13. Pelo que li na tramitação da lei estadual n. 13.444/10, há efetivamente um vicio subjetivo referente ao art. 2 desta lei. A competencia para propor esse tipo de gratificação é do chefe do executivo. A questão é se esse vicio é sanavel. Do ponto de vista logico, se realmente for paga a GIC, sendo a governadora a interessada, nao teria razao de algum legitimado ajuizar uma ADI perante tribunal. Mas, juridicamente, ha uma inconstitucionalidade no art.2. Entao fica a duvida.

    ResponderExcluir
  14. PAGAMENTO DA GIC – CRATIFICAÇÃODE INCENTIVO CIENTÍFICO

    A direção do Sintergs esteve reunida com representantes da Secretaria para tratar do pagamento do percentual de 45% sobre a letra “D”. Lei aprovada e promulgada pela Assembleia Legislativa. Conforme a resposta dos servidores da Fazenda, o pagamento depende de consulta feita à PGE, que se comprometeu responder em breve sobre a legalidade da realização do pagamento. Os diretores do Sintergs foram informados que caso seja positiva a resposta, o pagamento sairá em folha complementar.

    Acredito que todos já leram...

    ResponderExcluir
  15. estou começando a desacreditar...pq com certeza não está na folha deste mês pelo que foi dito acima.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que neste momento o mínimo que o presidente do sintergs deveria fazer era um pronunciamento, pois conforme foi noticiado no site do sintergs ele no dia 13 de outubro questionou a Governadora a respeito da GIC e obteve dela a garantia do pagamento. O que mudou do dia 13 até hoje?

    ResponderExcluir
  17. Além da GIC, gostaria de fazer uma pergunta: não ganhamos uma migalha de aumento (parcelado)que deveria ser pago em setembro???

    ResponderExcluir
  18. Pelo que estamos vivendo,a nova Diretoria não me inspira confiança quanto ao pagamento da GIC.

    ResponderExcluir
  19. Frustração!
    Já vi meu contracheque e realmente não houve a correção do básico. A governadora nao entrou com liminar em tempo hábil, ou seja, em seguida da derrubada do veto. Tudo fez parte de um plano bem arquitetado para reeleição dos dois???
    Volto a perguntar: estas coisas não tem prazos??? no mês da vigencia da lei que vão lembrar de vicio de origem???

    ResponderExcluir
  20. E agora, como fica? Esta conversa de PGE é enrolação? Colegas do blog qual é a opinião a respeito dos fatos. Podemos alimentar esperanças?

    ResponderExcluir
  21. Segundo email do PGE, quanto a informação do pagamento da GIC, a mesma me respondeu que esse pagamento não passa por eles e sim pela fazendo, então tem muita enrolação por aí.
    Gostaria de um esclarecimento do SINTERGS nesse sentido, ou não há mais interesse pois já ganharam as eleições?

    ResponderExcluir
  22. Em contato com a PGE, que segundo o Sintergs daria uma resposta quanto ao pagamento da GIC, a mesma respondeu que esse pagamento não passa por eles, que as informações deveriam ser obtidas com a fazenda.
    Na fazenda me informaram que não vai haver folha suplementar quanto ao referido pagamento e que é certeza que a mesma não será repassada nem no próximo mes.
    Por que o Sintergs não se pronuncia a esse respeito?
    Logicamente porque já ganharam as eleições.

    ResponderExcluir
  23. ... resta choro e ranger de dentes de um lado. Do outro lado, o gato lambe os bigodes...

    ResponderExcluir
  24. PARABÉNS AO BLOG,POIS HOJE REGISTRA 10.000 ACESSOS.ISSO É RESULTADO DA CREDIBILIDADE QUANTO AS MATÉRIAS QUALIFICADAS QUE RETRATÃO A REALIDADE DOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS DO ESTADO E QUE É,NA REALIDADE, O NOVO REFERENCIAL DA CATEGORIA. PARABÉNS AO ADMINISTRADOR DO BLOG.

    ResponderExcluir
  25. Esses fazendários são uns mal amados! Vamos fazer pressão que essa GIC sai!

    ResponderExcluir
  26. O site do Sindicato se resume a informar que a GIC, talvez, saia em folha suplementar.Claro,já saiu a normal.Não tenho bem certeza, mas a folha complementar sai no interregno de 10 a 15 do mês subsequente.Portanto,caros amigos,a baliza é até a folha complementar. Em sendo negativo, temos que tomar as devidas providências muito enérgicas.Aonde? Ora, no endereço e telefone que todos nós sabemos!!!

    ResponderExcluir
  27. O ideal seria não esperarmos o desastre e agirmos enquanto haveria tempo hábil para incluir a GIC na folha suplementar. Pena não haver tempo para nós organizarmos e pressionarmos a Governadora na cerimônia do dia 28/10!!!Mas acredito que devemos nos mobilizar o quanto antes.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo