Blog

Analistas de Projetos e de Políticas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

NOMEAÇÕES

Ontem (11/02) no programa chamada geral 2ª edição, da rádio gaúcha, houve referência a essa estranha discussão sobre as nomeações de técnicos-científicos e servidores do quadro geral. A chamada para o programa se deu nos seguintes termos: Foram nomeados 572 novos servidores no fim do Governo Yeda Crusius. Apesar do concurso realizado em julho, preverá (sic) apenas 55 vagas. O caso estaria sendo analisado pelo MP de contas. Nova Secretaria de Adminsitração garante que o número, apesar de elevado, é insuficiente para suprir todos os quadros que faltam no setor público.
Creio que devemos continuar questionando o governo –  pelo twitter, por e-mails  sobre o porquê da análise parcial das nomeações, que excluiu desse “exame” as de agentes do tesouro (112), de delegados de polícia (199), e todas as outras havidas no mesmo período.
Será que os técnicos-científicos viraram saco de pancadas?
A nomeação de 112 agentes do tesouro significa, em relação à repercussão financeira, o mesmo que nomear 672 técnicos-científicos, haja vista a pequena diferença existente nas remunerações dessas duas categorias, que têm como exigência o mesmo nível de formação educacional (graduação universitária).
É claro que o fato de o SINTERGS estar inativo desde 2007 nos prejudica, mas não podemos ser discriminados pelos governos só porque não temos sindicato. 
Para quem quiser ouvir o programa (que teve uma breve entrevista da Secretária Stela Farias), basta clicar no link: entrevista rádio gaúcha - 11/02 - 17h45min
                      

65 comentários

  1. E a GIC?

    Enquanto isso criam Cargos de confiança para a FDRH de quase R$ 6.000,00 e cargos para recreacionistas com salários de R$ 3.000,00.

    Dia 15/02 está quase aí. Já estou fazendo greve branca. operação tartaruga.


    Pague o que deve Stela.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o Estado finge que nos paga, a gente finge que trabalha... Operação tartaruga também.

    ResponderExcluir
  3. Isso está desviando o foco da GIC. Fiquem tranquilos, acho impossível anularem as nomeações, pois foi tudo feito na legalidade (os cargos estavam vagos!!). Espero que o questionamento seja em relação às lotações, que realmente foram feitas em desacordo com os princípios da administração pública (vi colegas em últimas posições irem estranhamente para locais melhores remunerados, com gratificação, funções etc., em um claro "apadrinhamento político").

    ResponderExcluir
  4. Dia 15 próximo será decisivo..conforme, terá depressão geral. O anti depressivo? Acampamento na frente da assembléia e palácio. Devemos estar, todos, com caras de trouxas para sermos ignorados como profissionais competentes e CONCURSADOS que somos!

    ResponderExcluir
  5. Essa é a estratégia mais rasteira que eu já vi. Estão querendo desviar o foco da GIC e enfraquecer a nossa categoria!!!! Por que tanto desprezo?? Já sei qual é a nossa culpa: nos dedicamos e estudamos para o concurso errado!!! O negócio é ser amiguinho de político para ser "CC", pois o estudo e o desempenho pessoal levou à humilhação.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos colegas do Twitter. Viva a internet!! Estão respondendo os questionamentos sobre o concurso. Vamos agora mobilizar em relação a GIC! Luciano, que achas de fazer uma mobilização por e-mail e mensagens? Devemos ir a imprensa tb. Quero ver qual será o argumento de um governo que não está cumprindo a palavra... a promessa da secretária Stela está consignada em ata, naquele sórdido dia que pediram para tirar a GIC de pauta.

    ResponderExcluir
  7. SEGUNDA-FEIRA COMEÇO OPERAÇÃO TARTARUGA!!!! AIHH...AIH...!!!

    ResponderExcluir
  8. Nada de operação tartaruga, devemos sim é continuar a mostrar nosso valor, de cabeça erguida.Os medíocres são aqueles que ocupam cargos em comissão, bando de incompetentes que só servem para bajular seus chefinhos.

    ResponderExcluir
  9. Dia 14/02 e até agora nada!

    Onde está a palavra dos nosso governantes?!

    Politicos são todos iguais, independentemente do partido. Sem palavra, preocupados apenas nos seus interesses pessoais.

    Para aumentar o salário de CCs e estruturar carreiras em total desrespeito com os técnicos científicos (AGDI e FUNDERGS) aprovam em tempo recorde... Em relação à nós, ficamos à deriva.

    Não vou dar meu sangue por um Estado sem palavra que não me valoriza.

    GREVE JÁ!

    ResponderExcluir
  10. Está na coluna da Taline Opptiz do Correio do Povo DE HOJE (14/02/2011) o seguinte:
    "A assessoria da secretária da Administração, Stela Farias, negou a existência de reunião dela com os técnicos-científicos, que estaria marcada para amanhã, segundo a categoria."

    Afinal existe ou não reunião marcada?

    Temos de cobrar do Governo explicações sobre este questionamento absurdo referente as nomeações! Eles sempre colocam na mídia que estava previsto um número fixo de vagas e foram nomeados mais pessoas! ESQUECERAM QUE O CONCURSO PREVIA CADASTRO RESERVA E EXISTIAM VAGAS NO QUADRO DOS TC E QUADRO GERAL?!

    TEMOS DE COBRAR EXPLICAÇÕES claras DO GOVERNO, POIS APESAR DAS NOMEAÇÕES, HÁ UMA CARÊNCIA ENORME DE PESSOAL NAS SECRETARIAS, PRINCIPALMENTE NAS RECÉM CRIADAS!!

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, nada de operação tartaruga! Vamos mostrar nosso trabalho! Se resolvermos fazer uma greve temos de fazer falta para o andamento do Estado!

    ResponderExcluir
  12. Sobre a tão sonhada assembléia geral, preencham as assinaturas conforme o estatuto do sintergs, protocolem, e se não forem atendidos levem ao MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO.!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Colegas! CCs são atrazo para os governos e a população de depende dos serviços. Sugiro denunciar CCs em desvio de função.

    ResponderExcluir
  14. Enquanto isso o governo não cansa de criar CC'S.
    Existirão CC'S de NÍVEL MÉDIO ganhando 4.500,00.


    É só olhar os PL transitando na AL.


    É deboche.

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA LUCIANO, RECEBI UM TELEFONEMA DE UM COLEGA DANDO CONTA QUE O GOVERNO SUSPENDEU A REUNIÃO QUE TINHA AGENDADA COM O SINTERGS, FAÇO ESTE COMENTÁRIO PORQUE TEMOS DE VERIFICAR A VERÁCIDADE DESTA INFORMAÇÃO, SE FOR VERDADEIRA PODERÁ MELAR A NOSSA GRATIFICAÇÃO AINDA ESTE MÊS. ABRAÇO CERVEIRA

    ResponderExcluir
  16. Temos de tomar uma atitude. A coisa não pode ficar fácil pro governo.


    AGORA É GREVE.

    ResponderExcluir
  17. Caso não tenhamos PL nenhum em breve, vamos à Assembléia protestar e cobrar explicações a respeito dos PL's que por lá estão tramitando, cujo teor é um deboche à situação dos técnicos científicos. Caso não recebamos notícia alguma hje, amanhã já devemos ir à Assembléia protestar contra esse desprezo. Chega de analisar como será o pagamento, precisamos de propostas e não enrolação.

    ResponderExcluir
  18. QUESTIONAMENTO QUANTO AS LOTAÇÕES. ME CAUSA ESTRANHEZA UM QUESTIONAMENTO QUANTO AS DECISÕES TOMADAS PELO EX-GOVERNO. ALGUNS DOS CONCURSADOS QUE PASSARAM PARA ASSESSOR ADMINISTRATIVO JÁ ERAM FUNCIONÁRIOS ESTADUAIS E PERMANECERAM EM SUAS SECRETARIAS. INCLUSIVE ALGUNS FORAM ENTREVISTADOS PELO SETOR DE RECURSOS HUMANOS DA SARH PARA VERIFICAR SUAS APTIDÕES . TEMOS QUE TER EM MENTE QUE UM DOS PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É O DA EFICIÊNCIA E LOTAR FUNCIONÁRIOS CONFORME SUAS POTENCIALIDADES É A MELHOR FORMA DE GARANTIR UMA MELHOR PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO A POPULAÇÃO. DIZER QUE ALGUNS SE SERVIRAM DE FAVORES POLITICOS PARA CONSEGUIR DETERMINADAS LOTAÇÕES É DESPREZAR SEU HISTÓRICO FUNCIONAL. O EX-GOVERNO SEMPRE BUSCOU DEIXAR CLARO QUE PERSEGUIA A EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO, UM ESTADO GERENCIAL. GARIMPAR ENTRE OS CONCURSADOS AQUELES COM AS MELHORES APTIDÕES É GARANTIR O CUMPRIMENTO DE METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA . VIVA O PRINCIPIO DA EFICIÊNCIA. AS LOTAÇÕES PODEM E DEVEM SER REVISTAS QUANDO CONTRARIAREM O INTERESSE PUBLICO . LEMBREM O GOVERNO DISSE QUE PODERIA REVER CONFORME OS PRINCIPIOS DA LEGALIDADE, ECONOMICIDADE E INTERESSE PÚBLICO. PARA QUEM NAO SABE INTERESSE PÚBLICO É AQUELE QUE MELHOR SE PRESTA AS EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO . PESSOAS QUALIFICADAS NO LUGAR CERTO É A MELHOR FORMA DA GARANTIR O CUMPRIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO. VIVA O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA.

    ResponderExcluir
  19. Daí, a tão esperada e prometida reunião sobre a GIC sai ou não? Já liguei para o sintergs e não sabem informar...Sindicato ou governo..Qual o pior???

    ResponderExcluir
  20. Colegas ! Liguei agora para o Sintergs e a tal Malu informou que nenhuma reunião foi sequer agendada...PODE ?

    ResponderExcluir
  21. Luciano, teu nome e do Joanes foram indicados e aprovados em Reunião do Conselho Deliberativo do SINTERGS para comporem a Comissão que negocia com o governo. Neste sentido voces estão legitimado para cobrarem informações e respostas tanto do governo quanto da Direção do Sindicato, para dirimir duvidas desse "disse não disse", "marcou não marcou". Se o Cesar se sente melindrado em cobrar posição do governo por fazer parte do Conselhão do Tarso, tu podes fazer isso por nós, e informar. O que não podemos é ficar nessa incógnita, nessa "enrolation" conversando, empurrando e o tempo passando.Já passou da hora de conversar, negociar. Agora é hora de cumprir palavra, honrar compromissos. abraços. Patricio/

    ResponderExcluir
  22. Essa enrolação é que angustia.


    Se a GIC for para o comitê esqueçam.

    Não ganharemos a GIC e ainda teremos uma política salarial mais vergonhosa que a da era Yeda.


    Faz mais de meses que estudam a forma de pagar e não chegam a lugar algum.
    Poxa, a fazenda tá mal de profissionais então.


    GREVEEEEEEE!!!

    ResponderExcluir
  23. É nítido que o Governo está tentando prorrogar o prazo para o envio do PL. A Secretária Stela já mencionou que não quer ser pressionada.
    Portanto, penso que, assim que passar o prazo pedido pela Secretária, o Sindicato deve tomar uma posição.

    O problema é que normalmente o sindicato é quem está menos informado sobre os acontecimentos... vide a questão das nomeações.

    ResponderExcluir
  24. Em relação às lotações: princípio da eficiência ou apadrinhamento político? Não fizerem nenhuma entrevista comigo, nem avaliaram minhas apitidões. Só pode defender quem se beneficiou com sua lotação por já ter sido "CC"... E o critério de colocação no concurso, onde fica? e o currículo onde fica? Vi gente passando nos ultimos lugares e ficando com as melhores posições em secretarias com FGs, DE, Adicionais...

    Quem se beneficiou com essa atitude avessa aos princípios da administração pública não pode exigir GIC ou qualquer outro benefício, pois compactua com a apadrinhamento e "jeitinho brasileiro".

    É, realmente o princípio da eficiencia foi cumprido nas lotações... cultivar as amizades é mais eficiente do que estudar e ficar melhor colocado no concurso público!

    Se querem cumprir o princípio da eficiência como diz a colega ai acima, que também se cumpra o princípio da igualdade (entrevistas com TODOS, não fizeram comigo nem pediram o meu currículo) e da moralidade (declare quais foram os concursados que foram para os melhores locais da administração pública e o por que da designação)

    Esse é um dos motivos que o Estado é como é... E depois vem cobrar palavra e coerência do governo...

    ResponderExcluir
  25. A gic já era! perdi as esperanças na tarde de hoje. Se o debate estiver indo para o "conselhão" como está afirmando o governo, não termeos nada além dos 2% da Yeda.
    O Sintergs não se articula com outras categorias, tais como SIMPE (MP), CPERS (professores) e SERVIPOL (polícia), já que todas as categorias tiveram promessas que até agora não foram contempladas também.

    Robson Dutra - IPHAE

    ResponderExcluir
  26. Temos de ter uma posição quanto a GIC e as nomeações/lotações!!

    Se não vão dar a GIC que falem então!!

    ResponderExcluir
  27. Estou com o Patricio..Por favor, Luciano e Joanes, nos tirem desse sufoco! Sai ou não a reunião com o governo?

    ResponderExcluir
  28. Cesar está em São Paulo. Informação de colega que ligou hoje para o Sintergs. Como sempre o jurídico que atende, fazendo a função de Sindicato.

    ResponderExcluir
  29. hahahaha
    ao amigo piadista, que disse que as lotações foram por questão de eficiência, eu pergunto: quem é teu padrinho, meu amigo?
    vem com essa pra cima de mim.. q só foi pra SSP ou casa civil pq é competente.. por favor.. a politicagem é a coisa mais suja que existe.

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o que o colega acima falou. Só pode falar em eficiência quem se beneficiou com a sua lotação, graças ao seu vínculo político. É lamentável

    ResponderExcluir
  31. É rapaziada!

    O Partido dos TRABALHADORES mostrando a sua cara.

    ResponderExcluir
  32. Nosso honroso Sindicato não sabe de nada, não tem nenhuma notícia e também não dá nenhuma satisfação a seus associados.
    Se até amanhã não tivermos ao menos uma sinalização por parte do Governo, o SINTERGS tem o dever de convocarmos para uma ASSEMBLÉIA GERAL (PAUTA LIVRE).
    E o bicho vai pegar! Quem não se garantir que corra para atrás das moitas.

    ResponderExcluir
  33. COLEGAS!
    ESTAMOS NOS ENROLANDO COM DISCUSSÕES IMPRODUTIVAS. CASO NÃO ESTEJAMOS FOCADOS TEREMOS OS MESMOS RESULTADOS QUE TIVEMOS ATÉ HOJE. O QUE MUDOU NOS ÚLTIMOS MESES: A ATUAÇÃO FIRME DE COLEGAS, QUE ESTÃO PAUTANDO AS AÇÕES DO SINTERGS. NÃO PODEMOS PERDER DE VISTA QUE EXISTE UMA COMISSÃO CRIADA PARA LEVAR A FRENTE AS QUESTÕES QUE TRATAM DOS NOSSOS INTERESSES SALARIAIS. PORTANTO, CASO O ESTADO FALHE CONOSCO TEREMOS QUE AGIR COM COERÊNCIA E FIRMEZA.

    ResponderExcluir
  34. Colegas ! O Comite de Diálogo Permanente, para azar deles, tem fale conosco...O que vcs acham de falarmos a partir de agora? Abraço, Christiane

    http://www.sarh.rs.gov.br/portal/index.php?acao=noticias

    ResponderExcluir
  35. A data limite para alguma sinalização do governo é amanhã.

    Caso contrário é GREVEEEEEEEEEEEEEEE.

    ResponderExcluir
  36. Prezados colegas: se até amanhã não tivermos qualquer sinalização do governo quanto à GIC (até agora não houve agendamento de reunião com o SINTERGS), vou propor a vocês uma campanha que vai dar o que falar. Se todos aderirem, acho que vai dar resultado. Aguardem.

    ResponderExcluir
  37. AMANHÃ É O DIA "D". ESSA SEMANA É A SEMANA "D". CHEGOU A HORA.

    ResponderExcluir
  38. Luciano estamos contigo nessa campanha. Estamos para o que der e vier.

    Outra proposta seria fazer uma pressão na próxima votação da AL. Votarão a criação de mais uma penca de CC'S. Temos de mostrar que não estamos satisfeitos com essa situação.


    Filipe/SARH

    ResponderExcluir
  39. Pessoal vou fazer uma afirmação que talvez alguém não goste.Existe seguimentos de nossa categoria que podem parar que o serviço desempenhado por elas não fará nenhuma falta para o andamento da máquina do estado. Somente quem tem poder de pressão hoje são os Técnicos-Científicos em funções típicas de estado.Ex: médicos veterinários, Agronomos da SEAPA,que exercem função Fiscal e de Auditoria e certificação, atividades estas que periodicamente são alvo de missões internacionais que vem ao RS checar o serviço realizado por estes técnicos científicos, os quais se falharem no desempenho de suas atividades comprometem as cadeias produtivas do agronegócio gaúcho no que diz respeito a exportação de seus produtos.SEGUNDO A FEE 45% DO PIB DO RS DEPENDE DESTE SEGUIMENTO.

    Arnaldo SEAPA/RS

    ResponderExcluir
  40. A Secretária Stela Farias "roeu a corda" e não está nem aí para o seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa. Sequer recebeu,em 14/02,três Diretores do SINTERGS, empurrando para uma assessora daquela Pasta, que saiu com um monte de evasivas.
    Li que o Presidente do Sindicato está em São Paulo no dia 14/02.É verdade.Não dá para acreditar!!!
    Fatos novos estão...acontecendo.

    Meus Colegas,O bixo vai pegar!

    Duas mobiliações: virtual e ações sindicais, mais apoio dos Deputados que se reelegeram e que votaram para aprovar e para derrubar o veto a GIC.

    ResponderExcluir
  41. Já estou tão estressado com essa situação que acabo escrevendo com muita indignação e tropeço no Português( "bixo" é dose).Assumo o lapso.

    Mas reiterando, quero dizer para todos os Colegas que se preparem, pois a situação está ficando muito delicada e vai exigir um esforço descomunal de todos.

    Agora sim: Colegas, o bicho vai pegar!

    Depositemos muita fé na Comissão Salarial, pois o trabalho nesse novo contexto não será fácil.

    ResponderExcluir
  42. Quem acredita que só as manifestações do blog, podem mudar a situação só pode ser aqueles que acreditavam que a GIC viria em outubro. É preciso mobilização de pessoas e isso não se consegue porque quem deveria iniciar seria o sindicato duvido que outros consigam. FORÇA mas é díficil. GOSTARIA QUE TODOS OS COMENTÁRIOS FOSSEM PUBLICADOS ESTÁ HAVENDO UM CERCIAMENTO DE CERTAS OPINIÕES DE VÁRIOS COLEGAS.

    ResponderExcluir
  43. DIA 15 TEMOS QUE ESTAR NA ASSEMBLEIA!!!!

    TODOS de AMARELO!!

    TODO MUNDO MAMA E NOS NADA!!

    Luciano, qual é a Campanha para aderirmos, pq não aguento mais tal passividade!!!

    ResponderExcluir
  44. SINTERGS: SINDICATO DE NÍVEL INFERIOR PARA O SERVIDOR DE NÍVEL SUPERIOR.

    ResponderExcluir
  45. E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC? E A NOSSA GIC?

    UMA NOTÍCIA, PELO AMOR DE DEUS, SINTERGS! FAÇA A JUS A NOSSA CONTRIBUIÇÃO!

    ResponderExcluir
  46. Já passamos das 10 horas do dia 15 de fevereiro de 2011 e nada...
    Sua palavra, Sra. Secretária, a senhora vai cumprir com o que prometeu?
    SINTERGS, vocês vão dar uma satisfação aos seus filiados ou vão continuar assistindo passivamente a tudo isso. De que lado vocês estão? Daqueles que engordam seu caixa todos os meses ou estão se preocupando apenas com seu próprio nariz? O nosso bolso (digo dos filiados) já está vazio.

    ResponderExcluir
  47. Pois é colegas, dia 15 chegou e até agora nada em relação à GIC,seria importante além de mobilização virtual, nos mobilizarmos também ou na Assembléia Legislativa ou na frente do Piratini, no maior número possível de TCs com estratégias, visando total pressão em relação ao pagamento da GIC já, conforme promessa da Secretária Stela e sem "delongas", não podemos dar descanso para o governo, senão é capaz dele "descansar" de vez e nós é que vamos ter que trabalhar insatisfeitos por muito tempo, já estamos quase fazendo aniversário da expectativa da GIC. Dona Stela cumpra logo sua palavra!

    ResponderExcluir
  48. Luciano, na prática, o que podemos fazer??? Precisamos nos organizar, se alguns colegas ficarem desanimados, como já está acontecendo vamos perder força. Temos que fazer algo URGENTE!! Vamos pensar uma coisa objetiva e que dê resultado.

    ResponderExcluir
  49. Hoje a comissão do SINTERGS vai se reunir. Minha proposição será de mobilização imediata. Mesmo que os termos dessa mobilização não sejam aceitos pela comissão, vou apresentá-la aqui no blog. Chega de espera. Sem atitudes não conseguiremos nada.

    ResponderExcluir
  50. Luciano ! Qual horário dessa reunião com a comissão do Sintergs??

    ResponderExcluir
  51. GIC, RELOTAÇÕES E UMA INDEFENIÇÃO SEM TAMANHO. QUE MARTÍRIO O DOS TCs. CHEGO A CONVICÇÃO QUE ESTUDEI PARA O CONCURSO ERRADO, APENAS ISSO. COLEGAS , AS PRÓXIMAS SEMANAS SERÃO CRUSIAIS PARA NOSSO QUADRO, QUALQUER MUDANÇA RADICAL, PODERÃ, EM TESE, CONFIGURAR ABUSO DE AUTORIDADE. DIA DESSES VI CHEGAR UMA SENTENÇA BENEFICIANDO UM FUNCIONÁRIO QUE FOI RELOTADO QUANDO NOVOS ADMINISTRADORES TOMARAM POSSE. ELE RECORREU AO JUDICIÁRIO E PIMBA... O ATO ADMINISTRATIVO FOI ANULADO. NA SENTENÇA O JUIZ DEIXOU CLARO QUE ESTAVA OCORRENDO PERSEGUIÇÃO POLÍTICA E OLHE QUE ELES NAO ESTÃO NUMA BATALHA SALARIAL. E NÓS QUE ESTAMOS NESTE EMBATE. QUALQUER ATO ADMINISTRATIVO QUE ATENTAREM CONTRA NOSSOS DIREITOS , APÓS ESSE ENFRENTAMENTO COM O ESTADO, PODERÁ SER DECLARADO NULO E COM FUNDAMENTO EM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. FIQUEM ATENTOS. QUALQUER ATO QUE AFRONTAR DIREITOS CONQUISTADOS NÃO PODERAÕ SER SURRIPIADOS SEM O DEVIDO PROCESSO E OBSERVAR A IMPARCIALIDADE E MORALIDADE. ATENTOS COLEGAS . TENHO A IMPRESSÃO QUE NAO TEREMOS APENAS A GUERRA CAMPAL E RESTO TUDO. AGORA QUE O DIA 15 ESTÁ PASSANDO , VAMOS NOS REERGUER A TRAÇAR NOVOS OBJETIVOS. APESAR DE TUDO ACREDITO UM POUCO NO SINDICATO E MTO MAIS NA COMISSÃO. ÓTIMO DIA PARA AQUELES COLEGAS E MTA SERENIDADE E UMA PITADA DE RADICALISMO.

    ResponderExcluir
  52. Colegas, vamos agir com cautela e inteligência. Nós não estamos atrás de uma "teta". Nós não precisamos "mamar", o que considero uma distorção ética, pois temos capacidade e o que nós queremos é DIGNIDADE que se traduz em salário compatível com o valor que nos é intrínsico, ou seja, no mesmo patamar que as categorias de nível superior do Executivo( esqueceram as tabelas comparativas ?).Nós não temos um valor profissional traduzido em salários irreais e incompatíveis que vemos por aí(...)O governo sabe disso e não entendo por que somos sempre o "saco de pancadas", "o patinho feio", etc. O que temos de diferente agora: um pronunciamento público assumido pela Secretária da Administração, na tribuna da Assembleia Legislativa "descumprido".Ela, literalmente, "ROEU A CORDA", uma coisa negativa na sua trajetória política. Esse limão vira numa limonada ou a coisa vai "amargar".Temos, também,o apoio dos Deputados, principalmente do Deputado que apresentou a emenda,Adroaldo Loureiro, mas sobretudo, temos que contar com a nossa união e mobilização.VAMOS PARA MAIS UM EMBATE SEM VACILAR.
    Secretária da Administração, Stela farias, "ROEU A CORDA" em não cumprir o seu pronunciamento. Que decpção secretária Stela farias. O seu passado e a sua trajetória política como fica?

    ResponderExcluir
  53. O QUÊÊ!!!!! Nós com todo essa mobilização para definição da GIC e o Presidente do SINTERGS vai para São Paulo???? A GIC vai vir por São Paulo???? É o Geraldo Alkmim ou o Serra que vai pagar a GIC????? Não dá pra acreditar!!!! Se me contassem eu não acreditaria. Fora Cesar Chagas do SINTERGS!!!!! Fora Fessergs!!!!!!Fora CGTB !!!!!!! Chega de enrolação.Governador Tarso Sec. Stela Farias resgatem a honra e os principios que fizeram história no PT,honrem o fio de bigode do Olivio.Mostrem q o PT não é só mensalão, Delubio, Genuino,Dirceu, Silvinhos,Lullinha, etc. e promessas não cumpridas. cumpram a palavra. Eu quero a minha GIC!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  54. A solução da GIC para a nossa categoria é tão urgente que não é alçada do tal "Comitê de Diálogo Permanente". Esse Comitê, como diz o nome, não estipula início e nem fim para as discussões de política salarial do Governo (É COISA PARA FICAR EMPURRANDO COM A BARRIGA)- É PERMANENTE. Como são quatro de Governo, o que vai acontecer é ficar, nos 3 primeiros anos, jogando a culpa nos governos anteriores, que há boa vontade, mas que devido a conjuntura não é possível neste monento, que a discussão permanece em pauta e biriri, bororó...No último ano, aí sim, vem Governador e sua trupe para anunciar números mágicos nas finanças do Estado e oferecer a nossa famigerada categoria a reposição inflacionária de (um exemplo: 10%)...e é só para o momento, porque tem que pagar o magistério e biriri, bororó...

    PORTANTO, NÃO FIQUEMOS QUIETO, MOBILIZAÇÃO JÁ!
    PORTANTO, NÃO FIQUEMOS QUIETO, MOBILIZAÇÃO JÁ!

    ResponderExcluir
  55. ALGUMA COISA TEREMOS QUE FAZER PARA TENTAR TIRAR O NARIZ DE PALHAÇO.....A INFORMAÇÃO DO SINTERGS É DE QUE ELES CONTINUARÃO PRESSIONANDO. CHEGUEI A FICAR SEM FALA. PRESSIONANDO COM A PEDIDOS RIDÍCULOS??? ESPERAR MAIS???HOJE É A DATA LIMITE. VAMOS NOS ORGANIZAR E IR À ASSEMBLÉIA, MOBILIZAÇÃO VIRTUAL E NO MENINO DEUS BEM..AÍ SÓ TEM UM JEITO, REAVER DEFINITIVAMENTE O NOSSO SINDICATO!!!

    ResponderExcluir
  56. Por favor, qdo for possível, informem o resultado da reunião de hoje a tarde. Mais enrolação ou alguma notícia positiva?

    ResponderExcluir
  57. Cautela, concordo!
    Greve? Eu sou bibliotecária, as aulas iniciam dia 28. Faço a funçao do banco do livro também. Se eu paro, pouca fumaça.
    Meu poder de incomodar o governo só se dá através da internet: emails!
    E/ou participando da ações que serão propostas!

    ResponderExcluir
  58. E então, Luciano!
    Quais são as coordenadas?

    ResponderExcluir
  59. Moderador ! Nos dê notícias. Apresenta tua proposta, pois não poderemos continuar na inércia!

    ResponderExcluir
  60. Chamar o pessoal da SUSEPE tudo bem.


    Eta governinho que tá perdido.

    ResponderExcluir
  61. Estamos mais por baixo que tapete de porão!!!! A Stela disse que Farias e não fez é nada!!!

    ResponderExcluir
  62. "Governo do Estado anuncia que irá nomear os 309 aprovados em concurso da Susepe.
    A decisão foi anunciada nesta terça-feira após protesto dos concursados."

    Destaque para a segunda frase. Portanto, vamos protestar! Ficar de braços cruzados não dá mais.

    ResponderExcluir
  63. Enquanto o atual Governo investiga as nomeações e concursos do ano passado, comete irregularidades como o envio do PL 79/2011 à aprovação da Assembléia Legislativa, de forma irregular, para beneficiar que não conseguiu passar no concurso da SOP.
    Mandei a mensagem aos Deputados e espero que abram os olhos, que investiguem.
    Aos colegas, procurem se informar sobre:
    1- Seleção Publica para contratação de 25 engenheiros e 25 arquitetos pela SOP;
    2- Concurso Público realizado pela FDRH, Edital 1/2010, Lista de aprovados e nomeados DOU de 5/11/2010;
    3- Lei Estadual n. 13.035, Lei n. 13.342 e o PL 79/2011 e sua justificativa (site da Assembléia), que diz não haver concursados para a nomeação!!! Pasmem é uma vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  64. Carta aos Deputados - Parte I

    Pelo presente, dirijo-me a V. Excelência com o objetivo de relatar detalhes de uma irregularidade que está ocorrendo e que envolve a aprovação do Projeto de Lei n. 79/2011 encaminhado à Assembléia Legislativa pelo Executivo Estadual.



    Inicialmente, cumpre ressaltar que a Lei Estadual n. 13.035, de 19 de setembro de 2008, autorizou a contratação pelo prazo de doze meses, em caráter emergencial, de servidores para o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público na Secretaria das Obras Públicas. Em seu artigo 1º, § 3º, a mencionada lei definiu o caráter emergencial para a contratação como sendo “... a falta de recursos humanos para atender à necessidade inadiável de execução de atividades de projeto e fiscalização das obras inseridas nos Programas Estruturantes, no âmbito estadual, em face da inexistência de banco de concursados aptos à nomeação e tendo sido esgotadas todas as outras formas permitidas de admissão (grifo nosso)”.

    Com base nessa autorização legal, e através de devido processo seletivo (estabelecido pelo Edital 001/2008), o Secretário de Estado das Obras Públicas promoveu a contratação emergencial de vinte e cinco arquitetos e vinte e cinco engenheiros.

    Por outro lado, mantida a necessidade temporária e ainda inexistindo servidores concursados aptos à nomeação, em 05 de janeiro de 2010 foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei n. 13.342 dispondo sobre a prorrogação por mais doze meses da contratação emergencial autorizada pelo anterior dispositivo legal. No artigo 2º dessa Lei n. 13.342/2010, ficou determinado que “durante o prazo referido no artigo 1º deverá ser promovida a realização de concurso público para provimento dos cargos que trata esta Lei, visando suprir a necessidade de recursos humanos da Secretaria de Obras Públicas”. E no seu parágrafo 2º restou estabelecido que “quando da realização do concurso público referido no ‘caput’ deste artigo, os contratos de trabalho emergenciais serão substituídos por nomeações de caráter efetivo (grifo nosso)”.

    ResponderExcluir
  65. Carta aos Deputados - Parte II

    Em cumprimento ao estabelecido no mencionado artigo 2º da Lei n. 13.342/2010, o Estado do Rio Grande do Sul promoveu, através do Edital n. 01/2010, concurso público, através de provas seletivas de caráter competitivo, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos- FDRH, para provimento de cargos de arquiteto e engenheiro do Quadro de funcionários Técnicos-Científicos do Estado em substituição aos contratos de trabalho emergenciais anteriormente autorizados. No mencionado edital restou também estabelecido que o candidato seria classificado e nomeado para a coordenadoria em que optasse no momento da inscrição ou, na falta de vagas nesta, deveria ser convidado para preencher a vaga em outra Coordenadoria.

    Ultrapassada a fase de homologação dos resultados, em 05 de novembro de 2010 iniciou-se a nomeação dos técnicos aprovados para suprirem as vagas daqueles que estavam temporariamente contratados, tudo conforme previsão legal.

    É importante ressaltar que nem todas as vagas disponíveis constantes no mencionado Edital de concurso foram preenchidas até o presente momento, embora ainda haja mais de uma centena de aprovados para serem nomeados.

    Ocorre que mesmo nomeados alguns dos novos concursados, a totalidade dos engenheiros e arquitetos que desempenhavam a função temporária continuaram laborando para as Coordenadorias Regionais da Secretaria de Obras Públicas até janeiro de 2010 (prazo máximo de doze meses previsto na prorrogação dos contratos que trata a Lei n. 13.342), embora a mencionada lei tenha determinado que, após a realização de concurso, fosse realizada a substituição dos contratos emergenciais por nomeações de caráter efetivo.

    Contudo, as irregularidades não param por aí. Isso porque, para surpresa daqueles que restaram aprovados no referido concurso e que ainda não foram nomeados em caráter efetivo como estabelecia a legislação, os engenheiros e arquitetos que tiveram seus contratos temporários findados em janeiro de 2010 foram reconduzidos aos seus cargos no final de fevereiro, num ato de total ilegalidade e arbítrio. Ou seja, após já terem até mesmo deixado de laborar, os contratos foram prorrogados tacitamente e sem qualquer previsão legal, ao arrepio do princípio constitucional da legalidade que rege os atos administrativos.

    Ressalte-se, aqui, que os contratados temporariamente ficaram afastados, de meados de janeiro a fevereiro de 2011, e foram chamados novamente dando continuidade ao exercício de suas funções desde o período em que não estiveram trabalhando.

    Não bastasse isso, visando “regularizar” a situação acima descrita, o Poder Executivo encaminhou para a Assembléia Legislativa, apenas em 17 de fevereiro de 2011, o Projeto de Lei n. 79/2011, que autoriza o Poder Executivo a prorrogar novamente os contratos emergenciais que tratam as Leis n. 13.035/2008 e 13.342/2010, retroagindo seus efeitos a 15 de janeiro de 2011 (com o objetivo de caracterizar a unicidade do contrato, porquanto seu termo legal havia expirado em janeiro).

    Tal prorrogação é completamente ilegal, na medida em que a própria legislação citada define o contrato emergencial em questão como a falta de recursos humanos em face da inexistência de banco de concursados aptos à nomeação, o que não ocorre no caso em questão pela existência de concursados aprovados que ainda não foram nomeados. Além disso, reitero que a prorrogação dos contratos emergenciais ficou condicionada a realização de concurso público (devidamente realizado) e que os contratos emergenciais deveriam ser substituídos por nomeação de caráter efetivo, fato que não ocorreu na sua integralidade.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial


Topo